top of page

VEJA TAMBÉM

Verstappen faz corrida histórica em casa, passa Leclerc no fim e vence GP da Áustria

Corrida ficou marcada pela ultrapassagem polêmica que deu a vitória à Max


Max Verstappen tomando banho de champagne no pódio, após ganhar o GP da Áustria — Foto: Reprodução/Twitter

"Fantástico" deve ser a palavra a resumir o GP da Áustria de 2019. Emocionante do começo ao fim, da largada à volta 71, era impossível prever o resultado a partir do grid de largada. Inúmeras ultrapassagens e rixas entre pilotos marcaram a corrida.


Quem imaginaria que após perder 5 posições na largada, Verstappen ainda seria capaz de vencer o Grand Prix. Pois é, o neerlandês, em casa, largou muito mal: atrás somente de Leclerc, chegou a cair para a 8ª colocação, mas rapidamente conseguiu ultrapassar seu "parça" de time, Pierre Gasly, e inicia, partir daí, a famosa corrida de recuperação. Leclerc saiu bem, não deu chances para a Mercedes de Bottas, que também não perdeu posições e seguiu em 2°, posição que poderia ser de Lewis Hamilton, que foi penalizado por atrapalhar a Alpha Romeo de Kimi Räikkönen no treino classificatório de sábado (29), e largou em 4°. O pentacampeão mundial seguiu na mesma posição após a largada. Vettel teve problemas no treino classificatório também: por um problema de vazamento, não participou do Q3 e largaria em 10° se não fosse pela penalização de Kevin Magnussen (que acabou "ajudando“ Hamilton, que largaria em 5°, não fosse a penalização do piloto do Haas), que se classificou na 5ª poisição, mas, por uma mudança na caixa de câmbio, teve que largar no até então lugar no grid de largada de Sebastian, que acabou ganhando uma posição e iniciou em 9°. O alemão tirou vantagem da péssima largada de Verstappen e ganhou logo de cara 3 posições.

Diferentemente das Ferraris, Verstappen largou muito mal na Áustria — Foto: Reprodução/Twitter

Não seria um dia fácil para Magnussen. O dinamarquês foi punido novamente, mas agora por ter saído adiantado na largada. Vettel se saía bem, alcançava a 4ª posição do Grande Prêmio, mas este não está sendo um ano fácil pra Ferrari. Segundo a equipe, houve um problema com o rádio e os mecânicos não entenderam que Vettel viria ao pit-stop na volta 21. Os pneus ainda não estavam prontos e o tetracampeão perdeu segundos preciosos. Fora isso, a Ferrari seguia bem na corrida, Leclerc não tinha problemas na liderança. Lá pra volta 29, Hamilton começou a fazer voltas mais lentas e a Mercedes notou a necessidade de ir pro pit-stop para trocar os pneus. Entretanto, notou um problema na asa dianteira checado posteriormente pela equipe, teve que trocar a asa e foi outro que perdeu muito tempo nos boxes. Verstappen e Vettel se aproveitaram e ganharam posições.

Vettel sofreu com pneus e perda de tempo nos boxes — Foto: Reprodução/Twitter

Depois dos boxes, Verstappen voltou muito bem e esse foi o ponto de desequilíbrio da corrida. A partir da volta 49 e com o DRS ativado, começou a pressionar Vettel, em 3°. Pouco pôde fazer o piloto da Ferrari, ultrapassado na volta seguinte. E ficaria ainda pior: ele voltaria aos boxes para trocar novamente os pneus e seria ultrapassado por Hamilton, assumindo, assim, a 5ª posição. Achava que o menino Versta pararia por aí? Aproveitando o surpreendente aproveitamento do carro, foi pra cima de Bottas, que pouco lutou e acabou caindo para 3°, na volta 56. A torcida se incendiava cada vez mais e Leclerc, sentindo-se pressionado, pediu à equipe que o deixasse em paz. Mas, como já dito, não é um ano fácil pra Ferrari. Faltando 5 voltas, o alemão começa a diminuir o intervalo e começa a incomodar Leclerc pela primeira vez no GP. Na volta 68, Verstappen ultrapassa Charles, no entanto, logo perde a posição e volta à vice-liderança. Continuou pressionando e, enfim, uma volta depois, conseguiu a ultrapassagem. E uma polêmica ultrapassagem, diga-se de passagem (isso mesmo, a Goal também faz poemas!). Fazendo a curva por dentro e Leclerc por fora, acabou fechando e tocando o monegasco, que saiu da pista e perdeu a posição. A investigação da manobra se encerrou aproximadamente às 15h deste domingo (30) e garantiu a vitória em casa de Max. De resto, as primeiras colocações não mudaram ao término do GP: Bottas permanesceu em 3°, seguido, respectivamente, de Hamilton, pela primeira vez no ano fora do pódio, e Vettel.

Max comemorando primeira vitória na temporada — Foto: Reprodução/Twitter

Foi a 6ª vitória na Fórmula 1 de Verstappen na carreira e a 1ª a não ser da Mercedes na temporada. Os pilotos voltam ao asfalto em 15 dias, na Inglaterra. Hamilton segue liderando o campeonato, com 197 pts, seguido de Bottas, com 166 pts e o vencedor de hoje, Verstappen, com 126 pts.



Aqui na Goal você não perde nada da Fórmula 1. Assine gratuitamente nossos emails para não perca nada!

bottom of page