top of page

VEJA TAMBÉM

🌎 Fim de tabu e recorde de público: Tudo o que rolou no dia 1️⃣ da Copa Feminina



Jogadoras da seleção da Austrália celebram único gol marcado na vitória sobre a Irlanda — Foto: Divulgação / FIFA

Por Valentin Furlan – 20 de julho

A largada foi dada para a Copa do Mundo Feminina 2023. Em casa, Austrália e Nova Zelândia iniciaram, nesta quinta-feira (20), suas caminhadas no Mundial de frente a suas torcidas e não desapontaram.

Sem mais, vamos para o resumo do 1° dia.


🆚 Quais foram os resultados?

  • Nova Zelândia 1 x 0 Noruega

  • Austrália 1 x 0 Irlanda

⭐ Qual foi o jogo do dia?

Seria difícil fugir da vitória épica da Nova Zelândia. Uma das donas da casa, a seleção jamais havia triunfado em uma partida de Copa do Mundo. Se as expectativas antes da competição começar era de pôr um fim nesse tabu, agora as atenções se voltam a uma eventual classificação às oitavas de final – até hoje, nenhuma seleção caseira foi eliminada na fase de grupos.

E o melhor de tudo: a vitória veio sobre a favorita do grupo (por alguma margem), Noruega.

🤵‍♀️ A melhor jogadora do dia foi...

Hannah Wilkinson. Apesar de uma performance extremamente correta no que se refere ao coletivo da Nova Zelândia, a atacante foi quem mais se destacou. E não só pelo primeiro gol da competição, que acabou confirmando um triunfo histórico para seu país, mas pela extrema qualidade contra o sistema defensivo norueguês.

Hannah Wilkinson, após marcar o tento da vitória neozelandesa — Foto: Divulgação / FIFA

É verdade, os grandes trunfos da Noruega não estão dispostos lá atrás, e sim mais à frente – estampados em Ada Hegerberg, Guro Heiten e Caroline Hansen –, mas a maneira como, através de jogadas em profundidade e embates corpo a corpo, a centroavante pôde se desvencilhar da marcação adversária realmente chamou atenção.

E claro, tem o gol histórico.

📸 Qual foi a foto do dia?

Grandes públicos marcaram primeiro dia do Mundial (veja mais informações abaixo) — Foto: Divulgação / FIFA

📊 Algo mais que eu precise saber?

  • Ambas os confrontos quebraram recorde de público. Na Nova Zelândia, o público de 42.137 pessoas foi o maior já registrado em qualquer partida de futebol (seja feminino, seja masculino) em sua história; na Austrália, os 75.784 formaram o maior número de espectadores em uma partida feminina na história do país.

  • A atacante e estrela australiana Sam Kerr sofreu uma lesão no tornozelo durante treinamentos e está fora, ao menos, das duas primeiras partidas da equipe no Mundial. A informação foi publicada pela federação australiana apenas dois minutos antes da divulgação das escalações para a estreia.

  • A FIFA oficializou seu novo protocolo de anúncio da decisão do árbitro central após checagem no monitor do VAR. Após um toque na mão de Maren Mjelde, da Noruega, a juíza Yoshimi Yamashita reviu o lance à beira do campo e decidiu pela marcação do penal – eventualmente perdido por Ria Percival. Na hora de retornar ao centro do campo e antes de assinalar a marca da cal, a japonesa ligou seus microfones e, em inglês, anunciou a decisão para todo o estádio e transmissões de TV.

🗓️ Próximos jogos

  • Nigéria x Canadá – Grupo B (hoje, às 23h)

  • Filipinas x Suíça – Grupo A (amanhã, às 02h)

  • Espanha x Costa Rica – Grupo C (amanhã, às 04h30)

Todos os horários de Brasília.


bottom of page