top of page

VEJA TAMBÉM

GP da Hungria: Verstappen vence novamente, McLaren segue em boa fase

Ana Beatriz Zamai - 24 de julho de 2023

Max Verstappen conquista a 12º vitória da Red Bull na temporada. Foto: Reprodução/Twitter/F1

Com Lewis Hamilton (Mercedes) voltando a largar da pole position, posição que não conquistava desde 2021, o fim de semana do Grande Prêmio da Hungria teve início. Max Verstappen (Red Bull) largou em segundo, com apenas 0,03s de diferença para Hamilton. Lando Norris (McLaren) saiu em terceiro, na frente de seu companheiro de equipe, Oscar Piastri. Zhou (Alfa Romeo) conseguiu uma de suas melhores posições e saiu em quinto lugar, seguido de Charles Leclerc (Ferrari), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Fernando Alonso (Aston Martin), Sergio Perez (Red Bull), Nico Hulkenberg (Haas), Carlos Sainz (Ferrari), Esteban Ocon (Alpine), Daniel Ricciardo (Alpha Tauri), Lance Stroll (Aston Martin), Pierre Gasly (Alpine), Alex Albon (Williams), Yuki Tsunoda (Alpha Tauri), George Russell (Mercedes), Kevin Magnussen (Haas), Logan Sargeant (Williams).


Logo na largada, Lewis Hamilton caiu para quarto lugar, perdendo posição para Verstappen, Piastri e Norris. Quase todos os pilotos tiveram muitas posições ganhas ou perdidas, e, no meio dessa confusões, Zhou, que fez uma péssima largada e caiu para 16º, encostou no Ricciardo, que atingiu a Alpine de Ocon e pegou a de Gasly, causando uma colisão entre as duas, que abandoram a corrida com duas voltas. Gasly teve dano na suspensão traseira.


Carro de Ricciardo atingindo as Alpines. Foto: Reprodução/ Twitter/F1

Stroll, Tsunoda e Bottas foram os primeiros a trocar os pneus, todos de pneus duros. A degradação de pneus foi pior do que a Pirelli previa.


Nas ultrapassagens, Sergio Perez foi perigoso. Primeiro, quando ultrapassou Sainz, quase tocou o espanhol. Depois, com Russell, a mesma coisa. Com essas duas ultrapassagens, o mexicano subiu para quinto lugar. Russell foi o último a trocar os pneus, na volta 29. Já na volta 47, Perez fez mais uma ultrapassagem, desta vez em cima de Oscar Piastri. A melhor ultrapassagem da corrida. A FIA anotou que Perez forçou Piastri para fora da pista, mas não deu em nada.


Charles Leclerc recebeu 5 segundos de punição por ultrapassar os limites de velocidade no pit lane, quando foi trocar os pneus.


Faltando apenas uma volta para o fim, Logan Sargeant causou uma breve bandeira amarela e abandonou a prova. Enquanto isso, Max abriu a última volta e ganhou mais uma, batendo recorde para a Red Bull, com 12 vitórias consecutivas da equipe e 8 do holandês na temporada.


Trinta e três segundos atrás dele, Lando Norris chegou em segundo e mostrou a consistência da McLaren, que já havia melhorado nas duas últimas corridas. Perez conseguiu ultrapassar Hamilton e conseguiu o terceiro lugar. Hamilton, Piastri, Russell, Leclerc, Sainz, Alonso e Stroll foram os demais a pontuar, além de Verstappen que, por ter feito a volta mais rápida, conseguiu mais um ponto.


Albon, Bottas, Ricciardo, que voltou depois da saída de De Vries, Hulkenberg, Tsunoda, Zhou e Magnussen completaram a prova mas não pontuaram.


Troféu de primeiro lugar, quebrado por Lando Norris na comemoração. Foto: Reprodução/Twitter/F1

A Fórmula 1 retorna dia 30, para o Grande Prêmio da Bélgica, em Spa-Francorchamps, às 10 da manhã.



bottom of page