Por Redação – 22 de dezembro
A Premier League planeja introduzir uma substituição temporária por concussão a partir da próxima temporada e já enviou um ofício ao Conselho da Associação Internacional de Futebol (IFAB, em inglês). A informação foi divulgada pelo jornal The Guardian, nesta quarta-feira (21).
Conforme a reportagem, a liga recebeu apoio da Ligue 1, primeira divisão da França, e da MLS, principal competição de futebol dos EUA.
Até aqui, apenas substituições permanentes por concussão chegaram a ser testadas no futebol. A Associação de Futebolistas Profissionais (PFA) já criticou as trocas temporárias, uma vez se tratando de lesões na cabeça.
A ideia seria substituir o atleta lesionado, que passaria, então, por exames médicos à beira do campo. Após a avaliação e em caso do jogador reunir condições de permanecer em campo, ele teria sinal verde para retornar; caso contrário, a substituição se tornaria permanente.
A Premier League alega que contatou médicos sobre o assunto durante o período da Copa do Mundo e entende que permitir que um atleta lesionado retorne eventualmente a jogo diminuiria a pressão encima de treinadores e massagistas, que dispõem de pouco tempo para decidir se ele teria condições ou não para permanecer no gramado.
Após seis semanas de pausa para o Mundial, o Campeonato Inglês retorna às atividades nesta segunda-feira (26), Boxing Day. A 17ª rodada será disputada até quarta (28).
Comentarios