últimas notícias

Pirelli confirma duas gamas diferentes de pneu para rodada-dupla na Áustria; veja os detalhes

Fornecedora visa a exigir estratégias distintas para cada uma das próximas corridas, ambas disputadas no Red Bull Ring

Por Redação do ZonaMista.net, Spielberg

21/06/2021 18h28

 

Após o cancelamento do GP do Canadá e a suspensão do GP da Turquia, a Fórmula 1 terá mais uma rodada-dupla na Áustria, assim como no início da temporada passada. E a Pirelli mudará sua abordagem feita em 2020 e disponibilizará duas gamas diferentes de pneu para os dois próximos finais de semana no Red Bull Ring.

O GP da Estíria, que abrirá os dois rounds em Spielberg, terá a gama intermediária, disponibilizando os compostos C2, C3 e C4, a mesma do último GP da França, que teve Max Verstappen como grande vencedor. Para a semana seguinte, agora no GP da Áustria, a gama será a mais macia possível, com os pneus C3, C4 e C5.

A ideia da fornecedora é causar uma mudança de estratégia para os dois GPs, trazendo ainda mais 'pimenta' para o campeonato, como explica Mario Isola, diretor da Pirelli na Fórmula 1.

Pirelli anunciou mudanças para as duas próximas corridas — Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

“Mais uma vez, como no ano passado, a Áustria vai receber duas corridas em sequência, e isso significa que as equipes têm muitas informações sobre essa pista e uma experiência recente de como lidar com isso [pneus], especialmente com os desafios e as estratégias”, explicou Mario Isola, diretor da Pirelli para a Fórmula 1.
“Ter duas alocações distintas de pneus é a primeira vez para o Red Bull Ring, então vai ser interessante ver como as equipes vão alcançar a aderência com os pneus C5 para a segunda corrida do fim de semana e como essa nova seleção vai influenciar na estratégia no sentido de criar oportunidades diferentes na comparação com o GP da Estíria, na semana anterior”, completou o engenheiro italiano.

A jogada de duas gamas diferentes em rodadas-duplas não é nova. No Grande Prêmio da Inglaterra e no Grande Prêmio dos 70 anos, ambos disputados no circuito de Silverstone, também receberam conjuntos distintos, o que acabou mudando completamente os resultados, no primeiro, vitória de Lewis Hamilton, em dobradinha da Mercedes; no segundo, Max Verstappen desbancou as Silver Arrows e conquistou a primeira vitória da Red Bull em 2020.

O GP da Estíria está marcado para o próximo fim de semana, começando com os treinos livres nesta sexta-feira (25). O GP da Áustria, na semana que vem, terá início no dia 2 de junho. Como sempre, o Zona Mista fará a cobertura completa de todas as sessões. Curta nossa página no Facebook e nos siga no Twitter para não perder absolutamente nada!