últimas notícias

Oitavas de final da Copa da Inglaterra: Como chegam os times da Championship?


Copa da Inglaterra volta à cena neste meio de semana — Foto: Getty Images

Oitavas de final da Copa da Inglaterra: Como chegam os times da Championship?


Por Valentin Furlan, Inglaterra

09/02/2021 — 13h48

 

Esta terça-feira (09) marca o reinício das atividades na Copa da Inglaterra, que conta com as partidas das oitavas de final neste meio de semana. Aqui, um guia para acompanhar os times da segunda divisão inglesa, a Championship, que ainda seguem vivos na competição e tentam espantar o algoz de "zebras".



Burnley x Bournemouth – terça, às 14h30

 

O Bournemouth recentemente entrou em uma péssima sequência de quatro partidas sem vencer no nacional, que acabou gerando a demissão de Jason Tindall. Agora, sob o comando do novo treinador Jonathan Woodgate, os Cherries voltaram ao caminho das vitórias depois de baterem o Birmingham City no último fim de semana, por 3 a 2.


Mesmo assim, Woodgate provavelmente realizará mudanças na equipe titular para a partida contra o Burnley, conforme informações da mídia inglesa. O que vai ser diferente da última partida, no entanto, só vamos descobrir uma hora antes da bola rolar, quando as escalações forem divulgadas oficialmente.


A boa notícia para a equipe são os números inconsistentes do Burnley. Até aqui na Premier League, o time marcou apenas 14 gols em 22 partidas jogadas. Aí pode residir a chance do Bournemouth avançar às quartas de final, caso a defesa se sobressaia.



Swansea City x Manchester City - quarta, às 14h30

 

O Swansea tem se mostrado excelente no primeiro terço do campo: na Championship a defesa concedeu apenas 15 tentos em 27 jogos, média pouco superior a meio gol por jogo. Este foi um dos fatores decisivos para a equipe hoje ser a 3ª colocada na tabela do nacional, a dois pontos do líder Norwich City e com um jogo a menos.


Contudo, o time não é o único em boa fase: com o atropelo sobre o atual campeão inglês Liverpool, na Premier League, o time de Pep Guardiola aumentou a sequência de vitórias para 14 jogos. Além disso, no último encontro entre as equipes, em 2019, o City acabou se classificando para as semis da mesma Copa da Inglaterra, vencendo por 3 a 2.


Apesar disso, a sede por vingança e o fator casa são agentes da equação que podem ajudar o time a conseguir uma inesperada, mas possível vitória sobre os líderes da Premier League. Expectativas altas para o embate.


Jogadores durante treinamento antes de confronto contra o Manchester City — Foto: Swansea City AFC

Sheffield United x Bristol City – quarta, às 16h30

 

O lanterna da primeira divisão, o Sheffield, vem tendo resultados extremamente surpreendentes nas últimas semanas. Venceu três das últimas seis partidas pela Premier League e a foi bem no último domingo (07), apesar de derrota em casa para o Chelsea, por 2 a 1.


Mesmo assim, o treinador Chris Wilder pode optar por um elenco diferente, mais robusto, já que a vitória pode dar a moral necessária para escalar a montanha dos 12 pontos que separa a equipe da salvação na Premier League.


Do outro lado, o Bristol vem em momento totalmente oposto - o time perdeu as três últimas partidas e vai precisar apresentar uma melhora significativa para avançar sobre o atual vice-campeão da Championship.


Mesmo assim, o favoritismo para os Blades pode não ser tão significativo se você for o cara dos números e um pouco supersticioso: nas últimas três partidas visitando o Bramall Lane, o Bristol saiu vencedor e marcando duas ou mais vezes. Chuva de gols por aí?



Barnsley vs Chelsea – quinta, às 17h

 

O Barnsley se encontrava no seleto grupo de times que brigam para ascensão à Premier League no final do ano passado, mas caiu várias posições desde então. A sequência? Cinco jogos sem vitória, e apenas dois pontos conquistados dos 15 disputados.


Em fase contrastante, Thomas Tuchel vem guiando os Blues a um "outro patamar". Após metade inicial de temporada extremamente inconstante com o ex-treinador e ídolo Frank Lampard, o Chelsea parece ter se reencontrado e ainda está invicto sob a liderança do treinador francês. São três vitórias em quatro partidas e apenas um gol sofrido até aqui.


E a história recente conta pontos em favor do time de Londres. Na última partida entre os clubes, o Chelsea atropelou e venceu por 6 a 0, no início da temporada, pela 3ª rodada da Copa da Liga Inglesa. Contudo, se você avançar um pouco mais no tempo, irá se deparar com uma vitória por 1 a 0 em favor do Barnsley, em 2008, que pode tirar proveito da situação e encontrar um fio de motivação para tentar surpreender os Blues novamente.

1 comentário