últimas notícias

Grid de largada, últimas informações e análise: tudo o que você precisa saber sobre o GP da Holanda

Verstappen cravou a pole position no Treino Classificatório deste sábado; largada será às 10h de domingo

Por Redação do ZonaMista.net — Zandvoort, Holanda

04/09/2021 14h43

Em casa: com ajuda do 'mar laranja', Verstappen tentará vitória na Holanda — Foto: Red Bull Racing Honda

Após um final de semana sabático na Bélgica, o circo da Fórmula 1 desembarcou na Holanda para disputar a 13ª etapa da temporada 2021 com estilo. Após seis bandeiras vermelhas durante todo o fim de semana, Max Verstappen garantiu o melhor lugar no grid ao vencer batalha contra Lewis Hamilton por apenas 38 milésimos, ainda que o holandês tenha sofrido uma considerável perda de cerca de dois décimos em função de uma falha no DRS em sua volta rápida.

LEIA: Em entrevista exclusiva, repórter inglês Ben Hunt comenta GP da Bélgica e traz informações do mercado de pilotos

O GP da Holanda de Fórmula 1 começa às 10h (de Brasília) deste domingo (05), e o ZonaMista.net fará a cobertura completa da corrida.

O grid de largada

Top 10

1. Max Verstappen, Red Bull

2. Lewis Hamilton, Mercedes

3. Valtteri Bottas, Mercedes

4. Pierre Gasly, AlphaTauri

5. Charles Leclerc, Ferrari

6. Carlos Sainz, Ferrari

7. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo

8. Esteban Ocon, Alpine

9. Fernando Alonso, Alpine

10. Daniel Ricciardo, McLaren

Eliminados no Q2

11. George Russell, Williams

12. Lance Stroll, Aston Martin

13. Lando Norris, McLaren

14. Nicholas Latifi, Williams

15. Yuki Tsunoda, AlphaTauri

LEIA: Verstappen domina Treino Classificatório com acidentes e garante pole em casa

Eliminados no Q1

16. Sergio Pérez, Red Bull

17. Sebastian Vettel, Aston Martin

18. Robert Kubika, Alfa Romeo

19. Mick Schumacher, Haas

20. Nikita Mazepin, Haas

No quê ficar de olho?

Por Valentin Furlan

A batalha entre Mercedes e Max Verstappen será o ponto principal da corrida. Com Sergio Pérez na parte de trás do grid após péssimo Qualifying, a equipe alemã terá um carro de vantagem contra o alemão, que contará com o apoio ensurdecedor da torcida em Zandvoort.

À priori, a estratégia da Mercedes pode se assemelhar à utilizada no Grande Prêmio do Bahrein, onde Hamilton realizou undercut sobre Verstappen e garantiu a vitória com muita emoção no final da prova. A ideia central, no entanto, por incrível que pareça, passa por Bottas: o finlandês foi o grande coringa da equipe na estreia da temporada, quando permaneceu mais tempo na pista antes de parar nos boxes, forçando Verstappen a trocar pneus mais cedo e não conseguir retribuir a ultrapassagem de Hamilton pela primeira parada nos boxes com um overcut.

Na Holanda, a situação é similar: são as mesmas posições de largada e também esperamos duas janelas de pit stop – todos dentro do top 10 largarão de compostos macios. Assim, espere a Mercedes distribuindo estratégias diferentes para Bottas e Hamilton, afim de deixar a RBR mais uma vez 'sem saída'. Se isso dará certo ou não só o tempo dirá.

Ah! E a Mercedes ainda tem a vantagem no ritmo de corrida, conforme análise divulgada na sexta-feira de treinos livres. Isso, mais do que qualquer coisa. apimenta ainda mais a discussão no quesito estratégia: ultrapassar Verstappen na pista pode não ser necessário para que a equipe alemã tome a ponta e, consequentemente, vença – ou que consiga até mesmo uma dobradinha.

Dados de telemetria mostra as melhores médias de tempo por volta em tiros longos por equipe — Foto: Fórmula 1


Um pouco mais atrás, destaca-se a briga no meio-campo. Lando Norris foi imensamente prejudicado pela batida de Nicholas Latifi no Q2 e largará em 13°. Seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, também teve vida dura e não passou da 10ª colocação. Mesmo mais atrás, contudo, não descarte a McLaren, que tem feito corridas com performances bem destacáveis. No entanto, Ferrari, AlphaTauri e Alpine estão mais no páreo. A escuderia italiana conseguiu dobradinha no 2° Treino Livre, mas não repetiu as apresentações na Classificação, ficando atrás da AlphaTauri de Pierre Gasly, em 5°. Mesmo assim, Charles Leclerc e Carlos Sainz largam, respectivamente, em boas 5ª e 6ª posições. Entram na festa, por fim, Esteban Ocon (8°) e Fernando Alonso (9°), ambos da Alpine, que registrou o quarto melhor ritmo de corrida do grid.

Assim, em um circuito com poucas retas e pista estreita, aguarde pirotecnias estratégicas para o que pode ser um dos melhores GPs da temporada. Tudo isso à beira do mar.

Algo melhor para um domingo de manhã?



Ficha técnica

Data: domingo, 5 de setembro de 2021;

Horário: 10h;

Local: Circuito de Zandvoort – Zandvoort, Holanda;

Transmissão: TV Bandeirantes e BandSports.

O ZonaMista.net fará a cobertura completa do Grande Prêmio da Holanda. Siga nossas páginas no Facebook, Twitter e Instagram para não perder absolutamente nada!