top of page

VEJA TAMBÉM

GP dos EUA: Red Bull comemora a conquista do campeonato de construtores no Circuito das Américas!





Red Bull comemora vitória de Verstappen e a conquista do campeonato de construtores! Foto: Reprodução/ Twitter/ Fórmula 1

Por Ana Beatriz Zamai – 23 de outubro


Mesmo que Max Verstappen (Red Bull) já tenha vencido o campeonato de pilotos, ainda tinha muito em decisão: o vice-campeonato de pilotos e o campeonato de construtores. Carlos Sainz (Ferrari) conquistou sua terceira pole position da carreira, a terceira na temporada, e largou na frente no autódromo texano. Seguido por Max, Lewis Hamilton e George Russell (Mercedes), Lance Stroll (Aston Martin), Lando Norris (McLaren), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Alex Albon (Williams), Sergio Perez (Red Bull), Sebastian Vettel (Aston Martin), Pierre Gasly (Alpha Tauri), Charles Leclerc (Ferrari), que tomou punições por ter trocado peças, Kevin Magnussen (Haas), Fernando Alonso (Alpine), Daniel Ricciardo (McLaren), Mick Schumacher (Haas), Nicholas Latifi (Williams), Zhou (Alfa Romeo), Yuki Tsunoda (Alpha Tauri), Esteban Ocon (Alpine), que largou do pit lane.


Sainz não fez uma boa largada, diferentemente de Verstappen, que assumiu a liderança logo na largada. Além da péssima largada, Carlos Sainz teve um toque com George Russell e abandonou por estar com um vazamento de água. Na largada, Verstappen e Hamilton ganharam uma posição cada um, Vettel ganhou cinco e Stroll ganhou uma, com um bom início da Aston Martin. Perez, que também teve punições por troca de peças, ganhou três. Gasly e Leclerc também ganharam três cada. Tsunoda ganhou cinco e, ademais, os outros pilotos ganharam uma ou duas posições por conta do abandono de Sainz.


Batida de George Russell e Carlos Sainz Foto: Reprodução/ Twitter/ Fórmula 1

Em menos de 13 voltas, as trocas de pneus começaram. Mesmo assim, Verstappen se manteve na liderança, com dois segundos de vantagem pra cima de Leclerc, que subiu 10 posições desde a largada. As duas Aston Martin vinham em seguida, mas Stroll foi para a troca de pneus e Lewis Hamilton assumiu a posição de Vettel. Perez veio atrás do alemão, seguido por Russell, que teve cinco segundos de punição pela batida com Sainz.


Na volta 18, Valtteri Bottas perdeu o controle do carro e foi parar nas britas, gerando bandeira amarela e a entrada do Safety Car. Charles Leclerc aproveitou para fazer sua primeira troca de pneus, junto com Vettel. Pouco tempo depois do reinício da corrida, Alonso e Stroll colidiram forte, gerando mais uma bandeira amarela e Safety Car. Não ficou claro nas imagens se o espanhol não freou a tempo ou se seu futuro companheiro de equipe freou bruscamente. Fernando Alonso conseguiu voltar para a pista, mas Stroll foi o terceiro a abandonar.



Batida de Fernando Alonso e Lance Stroll Foto: Reprodução/ Twitter/ Fórmula 1

Faltando 26 voltas para o fim, Charles Leclerc tinha ido para cima de Sergio Perez, mas acabou saindo da pista e teve que devolver a posição. Ainda na mesma volta, o monegasco fez uma linda manobra e assumiu o terceiro lugar. Pierre Gasly tomou cinco segundos de punição por ter ficado a mais de dez carros de distância do carro a sua frente durante o Safety Car.


Na 35º volta, Lewis Hamilton fez mais uma troca de pneus e cai para a sexta posição. Porém, a Red Bull teve uma falha na troca de pneus de Max, fazendo com que o holandês caísse para a sexta posição. Com isso, Perez assumiu a liderança da prova, seguido por Vettel, Hamilton e Leclerc.


Mais uma vez Charles Leclerc fez uma bela ultrapassagem: volta 39, Verstappen ultrapassa e rapidamente Leclerc retoma sua posição. Mas não durou muito tempo, já que Max conseguiu a ultrapassagem novamente. Com 13 voltas para o fim, Lewis Hamilton liderava a prova, em uma disputa com Max Verstappen, que fazia a volta mais rápida, seguido de Leclerc, Perez e Russell. Vettel teve um péssimo pit stop, caindo para 13º.


Em uma lembrança da temporada passada, a briga entre o holandês e o inglês durou muitas voltas, até que na 50° Max ultrapassou e voltou para a liderança, levando uma bandeira preta e branca por limites de pista. Enquanto isso, mais ao fundo, Sebastian Vettel fez uma bela ultrapassagem em Albon e assumiu a nona posição, tentando se recuperar depois do grande erro de sua equipe.



Max Verstappen ultrapassa Lewis Hamilton em disputa pela liderança da prova Foto: Reprodução/ Twitter/ Fórmula 1


Mais uma vez, Max Verstappen foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada. Max igualou Sebastian Vettel e Michael Schumacher com o recorde de mais vitórias em uma temporada (13). Com essa vitória, a Red Bull conquistou também o campeonato de construtores, que não conquistava desde 2013. Além de Max, o pódio foi formado por Hamilton e Leclerc. Sergio Perez, Russell, que teve a volta mais rápida, Norris, Alonso, Vettel, piloto do dia, Magnussen, Tsunoda, Ocon, Albon, Zhou, Gasly, Schumacher, Ricciardo e Latifi completaram o grid.


Max Verstappen se iguala a Michael Schumacher e Sebastian Vettel Foto: Reprodução/ Twitter/ Fórmula 1


A Fórmula 1 retorna no próximo final de semana para o Grande Prêmio do México.


bottom of page