top of page

VEJA TAMBÉM

GP do Japão: paralisação de 2 horas, muita chuva e bicampeonato de Verstappen!




Max Verstappen conquista o bicampeonato em Suzuka! Foto: Reprodução/ Twiiter/ Fórmula 1

Por Ana Beatriz Zamai – 09 de outubro


O Grande Prêmio do Japão aconteceu em Suzuka nesta madrugada, horário de Brasília, em meio a muita tensão por conta das fortes chuvas. No primeiro treino livre, na sexta-feira, Fernando Alonso (Alpine) liderou em um momento que a chuva deu uma pausa. No segundo treino livre, George Russell (Mercedes) foi quem liderou, desta vez debaixo das chuvas. No último treino livre, Max Verstappen (Red Bull) liderou na primeira tarde com pista seca. Já na corrida de classificação, o holandês também venceu e foi pole position em Suzuka.


O grid foi formado por Max, Charles Leclerc e Carlos Sainz (Ferrari), Sergio Perez (Red Bull), Esteban Ocon (Alpine), Lewis Hamilton (Mercedes), Alonso, Russell, Sebastian Vettel (Aston Martin), Lando Norris e Daniel Ricciardo (McLaren), Valteri Bottas (Alfa Romeo), Yuki Tsunoda (Alpha Tauri), Guanyu Zhou (Alfa Romeo), Mick Schumacher (Haas), Alexander Albon (Williams), Pierre Gasly (Alpha Tauri), Kevin Magnussen (Haas), Lance Stroll (Aston Martin) e Nicholas Latifi (Williams).


Com uma pista muito molhada, todos os pilotos foram com pneus intermediários. Apesar de uma boa largada de Charles Leclerc, Max Verstappen manteve sua liderança. Diferentemente de seu companheiro de equipe, Carlos Sainz perdeu uma posição para a Red Bull de Sergio Perez e, pouco tempo depois, bateu pra abandonar a prova antes mesmo de completar a primeira volta. Mas não foi o único a derrapar: Sebastian Vettel rodou, assim como Zhou, porém ambos conseguiram voltar para completar a prova. Outro que abandonou logo no começo foi Alexander Albon, mas este por problemas no motor.


Sainz bate e abandona a volta na primeira volta. Foto: Reprodução/ Twitter/ Fórmula 1


A bandeira vermelha foi acionada e os pilotos voltaram para o box. A prova só retornou mais de duas horas depois, portanto só restavam 40 minutos de prova.


Na relargada, Vettel e Latifi já trocaram seus pneus para intermediários, seguidos por Lando Norris e Valteri Bottas, enquanto o resto estava com os extremos. Como Vettel fez o melhor tempo com estes pneus, os demais pilotos também trocaram. Sendo um dos poucos que não fez a troca de pneus, Mick Schumacher se manteve em segundo por um tempo, até que Leclerc retomou a posição. Faltando 22 minutos para o fim de prova, George Russell fez uma bela ultrapassagem para cima de Lando Norris e assumiu a nona posição.



Relargada da prova depois de mais de duas horas de paralisação. Foto: Reprodução/ Twitter/ Fórmula 1


Nos 17 minutos finais, Verstappen já estava com 12 segundos de vantagem para cima de Charles Leclerc. Nos 9 minutos, já eram 17 segundos. Nos 2 minutos, 24 segundos. No fim da prova, a distância foi de 26.6 segundos. Com essa longa distância, Max Verstappen vence o GP de Japão. Charles Leclerc passou reto na última curva e, com isso, tomou cinco segundos de punição. Por conta disso, Sergio Perez ficou em segundo e Leclerc em terceiro.


Esteban Ocon, Lewis Hamilton, Vettel, Alonso, Russell, Latifi, conquistando seus primeiros pontos da temporada, e Lando Norris completaram os pilotos a pontuarem. Ricciardo, Stroll, Tsunoda, Magnussen, Bottas, Zhou, Schumacher e Gasly completaram o grid.


Com a punição de Charles Leclerc, a diferença de pontos entre ele e Max aumentou, o que fez o holandês ser campeão em Suzuka.


Max Verstappen conquista seu bicampeonato em Suzuka. Foto: Reprodução/ Twitter/ Fórmula 1

A Fórmula 1 retorna para o Grande Prêmio dos Estados Unidos no dia 21 de outubro.


bottom of page