Por Ana Beatriz Zamai e Valentin Furlan – 5 de março
Max Verstappen não só venceu pela primeira vez uma 1ª etapa de Campeonato Mundial, mas dominou. Neste domingo (05), abrindo a temporada 2023 da Fórmula 1, o holandês, de ponta a ponta, conquistou a vitória do Grande Prêmio do Bahrein, com direito, ainda, a dobradinha da Red Bull.
Seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, veio em 2°, seguido de um surpreendente Fernando Alonso e sua Aston Martin, completando o pódio. Charles Leclerc, que ficou na 3ª posição durante grande parte da corrida, abandonou por problemas no motor.
Resultados
Largada
Charles Leclerc fez uma boa largada e assumiu o 2° lugar, ultrapassando Pérez, mas sem alcançar Verstappen, que logo abriu um segundo de vantagem. A primeira bandeira amarela da corrida aconteceu logo na segunda volta, com Lance Stroll batendo em seu novo companheiro de equipe, Fernando Alonso, na curva 4. Isso fez com que o espanhol perdesse uma posição para George Russell.
Domínio de Verstappen
Em doze voltas, Max Verstappen já tinha 8,7 segundos de vantagem para Leclerc. A briga estava mesmo no pelotão do meio, entre Alonso e as Mercedes de Lewis Hamilton e Russell. Na volta 13, o bicampeão conseguiu ultrapassar os dois britânicos e assumiu a 5ª posição.
Pits stops ruins acirram meio-campo
Oscar Piastri, na sua estreia na Fórmula 1, pela McLaren, notou problemas em seu carro e foi instruído a trocar o volante na volta 15, em sua parada nos boxes. O truque, entretanto, não funcionou , e o australiano se tornou o primeiro a abandonar. E era de fato um dia ruim para a McLaren. Lando Norris também fez um péssimo pit stop, de 11 segundos, e retornou apenas na última posição.
Disputa pela vice-liderança
Na volta 26, a disputa pelo segundo lugar ainda estava entre Charles Leclerc e Sergio Pérez. Contudo, com pneus mais novos, o mexicano conseguiu uma bela ultrapassagem para cima do monegasco, confirmando a dobradinha da RBR.
Tarde de pesadelos para Ocon
Esteban Ocon, da Alpine, acumulou várias punições durante a corrida: primeiro, cinco segundos por estar além da linha de posição amarela na hora da largada. Depois, mais cinco por não ter cumprido a anterior corretamente. Não o bastante, ainda ultrapassou a velocidade máxima do pit lane. Sofreu mais uma penalização, por conseguinte.
Batalha entre lendas
Faltando vinte voltas para o fim da corrida, Hamilton e Alonso se enfrentaram em uma grande disputa, com o espanhol e o heptacampeão alternando posições . A briga continuou por mais uma volta, e Alonso fez uma grande ultrapassagem, conseguindo o 5° lugar na curva 10.
Leclerc abandona
Na volta 41, Charles Leclerc perdeu potência e foi o segundo piloto a abandonar a prova, causando um Safety Car virtual e entregando sua 3ª posição para o companheiro de equipe, Carlos Sainz. Porém, em mais uma ótima manobra em uma ótima corrida, Fernando Alonso assumiu o terceiro lugar do pódio do Bahrein, já na reta final da prova.
Verstappen confirma triunfo
Se a batalha pelo pódio era mais intensa, lá na frente o holandês não teve maiores problemas e cruzou a linha de chegada com quase 12 segundos de vantagem para Pérez. Desde 2016, o vencedor da primeira corrida não ganha o campeonato. E há grandes chances da marca ser quebrada neste ano.
Comentários