últimas notícias

GP do Bahrein: Com muita emoção, Leclerc vence Verstappen e conquista a pole


















Monegasco largará da melhor posição do grid no Bahrein — Foto: Reprodução / F1.com

Por Saulo Bastos e Valentin Furlan – 19 de março

Charles Leclerc está na pole position para o Grande Prêmio do Bahrein. Neste sábado (19), o monegasco fez grande sessão, não foi páreo para o favoritismo de Max Verstappen e da Red Bull e fincou nome na melhor posição do grid para a corrida de domingo (20).

O piloto fez melhor volta em 1m30s558, pouco mais de um décimo à frente do atual campeão. Seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, fechou o top 3 a apenas 6 milésimos de Verstappen. Lewis Hamilton e George Russell, da Mercedes, por outro lado, tiveram péssimo dia, não passando das quinta e nona posições, respectivamente.

+ O GP da Holanda de Fórmula 1 começa às 12h (de Brasília) deste domingo (20), e o ZonaMista.net fará a cobertura completa da corrida

O grid de largada

Acompanhe os resultados do Treino Classificatório deste sábado — Foto: Divulgação / F1

Q1 – 18 minutos e cinco eliminados

Ocronômetro iniciou a contagem decrescente para a definição de quais seriam os 15 pilotos que avançariam para o Q2. E os novos carros não foram as únicas novidades que os fãs viram na pista, pois, além da estreia do chinês Guanyu Zhou, pela Alfa Romeo, a categoria teve o retorno do tailandês Alexander Albon, pela Williams, e do alemão Nico Hulkenberg, que substituiu às pressas o titular da Aston Martin Sebastian Vettel, que testou positivo para Covid-19 às vésperas do final de semana.

E o Q1 acabou sendo surpreendente para quem estava acompanhando o treino, uma vez que, além do japonês Yuki Tsunoda, Nico Hulkenberg, Daniel Riccardo, Lance Stroll e Nicholas Latifi também foram eliminados. O destaque positivo ficou por conta da dobradinha da Ferrari, com Charles Leclerc e Carlos Sainz nas primeiras posições, além da boa performance da equipe Haas, que avançou com ambos os seus pilotos, Kevin Magnussen e Mick Shumacher, para o Q2.

Eliminados

16°– Yuki Tsunoda (AlphaTauri)

17°– Nico Hulkenberg (Aston Martin)

18°– Daniel Ricciardo (McLaren)

19°– Lance Stroll (Aston Martin)

20°– Nicholas Latifi (Williams)

Q2 – 15 minutos e mais cinco eliminados

Após um intervalo de cinco minutos, os pilotos não perderam tempo e já retornaram à pista para a intensa batalha pelas 10 vagas disponíveis no Q3. E os olhos da torcida estavam na Mercedes, pois, além da estreia de George Russell, Lewis Hamilton enfrentava problemas em seu carro. A equipe alemã encontrava empecilhos reais para entregar um carro competitivo aos seus pilotos.

E quem levou a melhor foi Max Verstappen, com o melhor tempo. As Ferraris seguiram com uma boa performance, com Sainz em segundo e Leclerc em terceiro. A quarta posição de Pérez reforçva que a Red Bull acertou a mão na concepção do RB18. A Mercedes, que teve uma sensível evolução, teve que se contentar com os quinto e sexto postos. Kevin Magnussen surpreendeu com a sétima colocação, enquanto Fernando Alonso, Pierre Gasly e Valtteri Bottas completaram os 10 pilotos que avançaram ao Q3.

Eliminados

11°– Esteban Ocon (Alpine)

12°– Mick Schumacher (Haas)

13°– Lando Norris (McLaren)

14°– Alexander Albon (Williams)

15°– Guanyu Zhou (Alfa Romeo)

Q3 – Luta pela pole

Os deuses do automobilismo conspiraram a favor daquela que é a mais tradicional equipe do grid da Fórmula 1. Charles Leclerc levou a Ferrari à pole position, superando o favoritismo de Max Verstappen, que completou a primeira fila. Carlos Sainz, visivelmente decepcionado, foi o terceiro mais rápido. Sergio Pérez o quarto. Destaque negativo, Lewis Hamilton não conseguiu levar sua Mercedes além do quinto lugar, mais de meio segundo mais lento. Bottas, Magnussen e Alonso ainda separaram o heptcampeão de seu companheiro de equipe, George Russell, em um surpreendente nono lugar. Gasly completou as 10 melhores posições do grid.

E agora?

Neste domingo (20), ao meio-dia (de Brasília), será dada a largada para as 57 voltas do Grande Prêmio do Bahrein, primeira etapa da temporada 2022 da categoria. A promessa é de uma prova super disputada e cheia de emoções.

O ZonaMista.net, claro, fará a cobertura completa pré e pós-prova. Siga nossas páginas no Facebook, Twitter e Instagram para não perder absolutamente nada!