top of page

VEJA TAMBÉM

🥇 GP do Azerbaijão: Sérgio Perez vence e Leclerc consegue o primeiro pódio do ano!

Atualizado: 30 de abr de 2023



Sérgio Pérez vence pela segunda vez em Baku Foto: Reprodução/Twitter/@F1

Por Ana Beatriz Zamai e Valentin Furlan – 30 de abril

Depois de uma pausa de quase um mês, a Fórmula 1 voltou para o Grande Prêmio do Azerbaijão. Na quarta corrida de 2023, o mexicano Sérgio Pérez (Red Bull) venceu e quebrou um recorde na pista de Baku, se tornando o primeiro piloto a vencer duas vezes no circuito.

O grid de largada foi composto por Charles Leclerc (Ferrari) largando na pole position, Max Verstappen (Red Bull) e Perez completando o pódio provisório, Carlos Sainz (Ferrari), Lewis Hamilton (Mercedes), Fernando Alonso (Aston Martin), Lando Norris (McLaren), Yuki Tsunoda (Alpha Tauri), Lance Stroll (Aston Martin), Oscar Piastri (McLaren) nos 10 primeiros. Logo atrás, George Russell (Mercedes), Alexander Albon (Williams), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Logan Sargeant (Williams), Zhou Guanyu (Alfa Romeo), Kevin Magnussen (Haas), Pierre Gasly (Alpine), Nyck de Vries (Alpha Tauri); e Esteban Ocon (Alpine) e Nico Hulkenberg (Haas), largando do pit lane.

Logo na primeira volta já tivemos bandeira amarela no setor 1, com uma batida de Albon, que perdeu um pedaço da asa, mas a pista foi liberada rápido, sem safety car.

Charles Leclerc chegou a fazer uma boa largada e se manteve na frente por quatro voltas, quando Max Verstappen ativou o DSR e passou sem dificuldades. Pouco depois, na volta 6, mais uma Red Bull passou o monegasco.

O primeiro abandono veio na volta 11, com Nyck de Vries batendo sozinho, causando bandeira amarela no setor 1 e 2 e Safety Car.

Nyck de Vries abandonou na volta 11 Foto: Reprodução/Twitter/@F1

Enquanto isso, Verstappen reclamava que seus pneus estavam escorregando demais e parou para trocar dez voltas antes do previsto. Sérgio Pérez aproveitou do incidente de seu companheiro de equipe e assumiu a liderança da prova. Quando o holandês voltou, em sétimo, o Safety Car foi ativado e Max não pôde ultrapassar. Durante a corrida, conseguiu subir para a vice-liderança da prova.


A Ferrari, que já havia perdido a liderança da prova, continuou perdendo: Alonso ultrapassou Sainz e assumiu a quarta posição em uma bela manobra. Charles Leclerc provou, mais uma vez, que é um bom piloto o suficiente para conseguir pole positions, mas não tem um carro bom o suficiente para segurar a Red Bull e vencer corridas.


Já na Mercedes, as coisas também não foram muito boas. Na vigésima volta, Hamilton conseguiu ultrapassar Stroll, mas com muita dificuldade. George Russell, envolvido em uma discussão com Verstappen na corrida Sprint do dia anterior, se manteve apenas em oitavo, mas conseguiu mais um ponto por ter feito a volta mais rápida.


Além de De Vries, Zhou também abandonou a prova, na volta 38.


Na última volta, quando Pérez já estava vendo a bandeira quadriculada, Ocon ainda estava fazendo sua primeira troca de pneus. Porém, foi surpreendido por fotógrafos na pista, que estavam esperando o vencedor da corrida, e quase causaram um acidente.





Sérgio Perez venceu a corrida em Baku, diminuindo a diferença de pontos para seu companheiro de equipe, indo de 13 para apenas 8 pontos.


O campeonato de pilotos e o de construtores se encontram assim no momento:


A Fórmula 1 retorna na próxima semana, (7 de maio), para o Grande Prêmio de Miami, às 16:30 no horário de Brasília.

bottom of page