top of page

VEJA TAMBÉM

🥇 GP de Miami: Max Verstappen escala pelotão e vence; Ferrari continua sem vitórias na temporada


Dobradinha Red Bull no GP de Miami! Foto: Reprodução/Twitter/F1

Por Ana Beatriz Zamai - 7 de maio de 2023

Depois de ganhar a corrida do Grande Prêmio do Azerbaijão, no domingo passado (30), Sérgio Perez (Red Bull) foi pole position e largou na frente no Grande Prêmio de Miami. Depois de uma bandeira vermelha causada pela batida de Charles Leclerc (Ferrari), a classificatória foi encerrada mais cedo, tornando o grid de largada um pouco incomum:

Seguido de Perez, os espanhóis Fernando Alonso (Aston Martin) e Carlos Sainz (Ferrari) no pódio momentâneo; Kevin Magnussen (Haas), Pierre Gasly (Alpine), George Russell (Mercedes), Leclerc, Esteban Ocon (Alpine), Max Verstappen (Red Bull) apenas em nono lugar e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) completando os dez primeiros. Alex Albon (Williams), Nico Hulkenberg (Haas), Lewis Hamilton (Mercedes), Zhou Guanyu (Alfa Romeo), Nyck deVries (Alpha Tauri), Lando Norris (McLaren), Yuki Tsunoda (Alpha Tauri), Lance Stroll (Aston Martin), Oscar Piastri (McLaren) e Logan Sargeant (Williams) formaram o grid.

Com uma largada sem problemas, os três primeiros mantiveram posições, e o piloto que mais ganhou foi Piastri, saindo de 19º para 14º, mas não durou muito, pois na troca de pneus voltou para 18º. É mais uma temporada em que a McLaren sofre com dificuldades.

Na quarta volta, Verstappen já estava subindo o pelotão aos poucos, ultrapassando Leclerc e Magnussen ao mesmo tempo, assumindo a sexta posição e tendo a volta mais rápida.

Logan Sargeant foi o primeiro a ir para o pit stop, para trocar a asa dianteira.

Quatorze voltas foram suficientes para Verstappen entrar no pódio do Grande Prêmio de Miami. E mais uma volta para ultrapassar Alonso e assumir a segunda posição.

Na volta 20, Perez foi chamado ao box e Verstappen assumiu a liderança, ainda com os pneus que largou, mas reclamando que a troca de marcha não está tão boa.

Sainz tomou uma punição de 5 segundos por ultrapassar o limite de velocidade no pitlane.

Sainz ultrapassou limite de pista na entrada do pitlane. Foto: Reprodução/Twitter/F1

Como se a Ferrari de Carlos Sainz estivesse parada, Alonso, com pneus novos, passou e assumiu a quarta posição. Em seguida, passou seu ex-companheiro de equipe, Ocon, que ainda estava com os pneus do começo da corrida.

Lewis e George trocaram de posição amigavelmente, e Russell continuou escalando o pelotão.

George ultrapassa Lewis. Foto: Reprodução/Twitter/F1

Leclerc, numa corrida, e temporada, não muito boas, disputou posição várias vezes com a Haas de Magnussen, em 10º e 11º.

Faltando 11 voltas para o fim, Verstappen finalmente fez a troca de pneus depois de 45 voltas com o mesmo pneu duro, e Perez assumiu a liderança.

Menos de duas voltas depois, Max retomou sua posição, mesmo com certa resistência de Perez.

Max e Checo disputando pela liderança. Foto: Reprodução/Twitter/F1

Faltando duas voltas, Hamilton ultrapassa Leclerc.

Max ganha pela terceira vez no ano, impede Perez de assumir a liderança do campeonato de pilotos e consegue mais um ponto por ter feito a volta mais rápida. O pódio foi formado por Max, Perez e Alonso. Russell, Sainz, Hamilton, Leclerc, Gasly, Ocon, Magnussen, Tsunoda, Stroll, Bottas, Albon, Hulkenberg, Zhou, Lando Norris, de Vries, Piastri e Sargeant completaram o grid.

Essa foi a primeira corrida da temporada em que todos os pilotos concluíram o grande prêmio.

A Fórmula 1 retorna dia 21 de maio, às 10:00 da manhã, horário de Brasília, para o Grade Prêmio da Emilia-Romagna.

bottom of page