últimas notícias

GP da Itália: Com grande vantagem para Verstappen, Hamilton lidera 1° Treino Livre

Inglês foi quase meio segundo mais rápido que Max, que reclamou do equilíbrio do carro durante a sessão; veja a história do treino

Por Redação do ZonaMista.net — Monza, Itália

10/09/2021 10h35

Lewis Hamilton fez o melhor tempo da primeira sessão do fim de semana — Foto: Mercedes-AMG Petronas F1 Team

Na primeira sessão oficial da Fórmula 1 depois de uma semana de vários anúncios e finais de 'novelas' relacionados ao mercado de pilotos, Lewis Hamilton foi o homem mais veloz no circuito de Monza, nesta sexta-feira (10). O inglês fez o melhor tempo da sessão com 1m20s926s, 0s452 à frente do atual líder do campeonato de pilotos, Max Verstappen. Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe, fechou o top 3, com 1m21s451. Vale destacar que as duas Mercedes estavam com compostos médios, enquanto o RB16B de Verstappen vinha com macios, teoricamente mais velozes.

O GP da Itália de Fórmula 1 começa às 10h (de Brasília) deste domingo (12), e o ZonaMista.net fará a cobertura completa da corrida.

Resultados

Tabela de tempos ao fim do TL1 — Foto: Reprodução / F1.com


Mercado de pilotos

A semana foi muito animada. Dentre as confirmações para a próxima temporada, Valtteri Bottas deixará a Mercedes após cinco anos e dirigirá pela Alfa Romeo a partir de 2022. Seu substituto será o inglês George Russell, que estava na Williams desde 2019, equipe que agora assina com Alexander Albon, atual piloto reserva e de testes da Red Bull. Por fim, a AlphaTauri divulgou que não alterará sua dupla de pilotos e confirmou Pierre Gasly e Yuki Tsunoda para a próxima temporada.


Kubica na pista

Após substituir Kimi Raikkonen às pressas durante o GP da Holanda, Robert Kubica mais uma vez foi o encarregado de guiar o C41 do finlandês, que segue em isolamento após ser flagrado no teste de Covid-19. Somando a Antonio Giovinazzi, as duas Alfa Romeos figuraram nas últimas posições da tabela de tempo durante quase todo o treino. O italiano ainda melhorou o tempo na simulação para o Qualifying terminou em 13°. Kubica ficou na 17ª posição.

Verstappen com problemas

Seguindo uma vitória em casa, no GP da Holanda, Max Verstappen não iniciou o fim de semana com o pé direito. Durante a primeira meia-hora de treino, o piloto da RBR reclamou pelo rádio de falta de aderência na segunda curva, saindo de traseira com certa regularidade. Como informado, o resultado foi quase meio segundo de desvantagem para Hamilton, ainda que no segundo melhor posto.

Limites de pista

Já na última metade da sessão, ficou claro quando as equipes iniciaram as simulações para a classificação: quando víamos diversos tempos sendo deletados por carros saindo da pista. Charles Leclerc (Ferrari) começou a festa, em volta de 1m22s176 que o levou momentaneamente ao segundo lugar, seguido de Mick Schumacher (Haas) e Fernando Alonso (Alpine). Mais tarde, as McLarens de Lando Norris e Daniel Ricciardo também se deram mal, junto com Pierre Gasly. A curva 11 será um dos principais locais para se fazer a perícia, que pode ser definidora no Treino Classificatório.

Leclerc dirige seu SF21 no 1° Treino Livre — Foto: Scuderia Ferrari



E agora?

Não se perca no horário, torcedor! Ainda nesta sexta, teremos, às 13h (de Brasília), o Treino Classificatório, que confirma as posições iniciais para a Classificação Sprint de sábado (11), que, por fim, define o grid de largada para a corrida de domingo (12). O ZonaMista.net fará a cobertura completa de todas as sessões. Siga nossas páginas no Facebook, Twitter e Instagram para não perder absolutamente nada!