top of page

VEJA TAMBÉM

GP da França: Verstappen consegue volta voadora no fim e garante a pole position


Verstappen cravou o melhor tempo e largará em primeiro lugar — Foto: Getty Images

Após uma corrida extremamente emocionante no Azerbaijão, nos dirigimos à Le Castellet para o Grande Prêmio da França. Seguindo uma sessão de treino livre 3 movimentada no início da manhã, o sábado de Fórmula 1 convocou o Treino Classificatório, que teve Max Verstappen como o mais veloz. As Mercedes de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas completaram os três primeiros.



 

O grid de largada

Os tempos de volta do Q3, no GP da França — Foto: FIA


 

Q1

De cara, em sua volta de instalação, o japonês Yuki sunoda, da AlphaTauri, perdeu o controle do seu carro, rodando e parando em posição perigosa. Além de ser fim de treino para o jovem estreante nesta pista, que não conseguiu sair do ponto morto, foi instaurada a primeira bandeira vermelha do fim de semana. Treino interrompido restando ainda 14 minutos para o final do Q1.

Com as atividades reiniciadas, os pilotos retornaram à pista, e a Red Bull mostrou sua força. Max Verstappen marcou 1m31m001, seguido de Sergio Pérez, na 2ª posição. Em 3º, vinha Valtteri Bottas, seguido de muito perto por Lewis Hamilton. Lembrando que todos os pilotos teriam ainda tempo para mais uma ou duas tentativas.

Contudo, restando menos de 30 segundos para o final, Mick Schumacher perdeu o controle da sua Haas, rodou e bateu no guard rail, causando a segunda bandeira vermelha do treino e o consequente encerramento prematuro da sessão.

Os tempos de volta do Q1, no GP da França — Foto: FIA


 

Q2

Iniciando com força total, dessa vez os pilotos teriam 15 minutos para garantir um tempo de volta para uma das 10 vagas disponíveis para o Q3. Vale lembrar que amanhã, na largada da prova, os pilotos deverão obrigatoriamente utilizar os pneus com os quais obtiveram o melhor tempo no Q2.

E a Red Bull seguia mostrando enorme boa forma. Sergio Pérez encaixou uma excelente volta, marcando 1m30s971, superando seu companheiro de equipe, Verstappen, por pouco mais de um centésimo de segundo. Sainz era o 3º, seguido de Bottas e Hamilton.

Mas a disputa estava aberta e o Lewis encaixou uma ótima volta, superando o mexicano. Provisoriamente, portanto, o heptacampeão figurava em primeiro, mas todos os pilotos ainda teriam tempo para uma nova tentativa com um jogo de pneus novos.

E com o final do Q2, Valteri Bottas marca o melhor tempo do Q2, com 1m30s735, seguido de Lewis Hamilton, Sergio Perez e Max Verstappen.


Os tempos de volta do Q2, no GP da França — Foto: FIA

 

Q3

E chegou o momento mais esperado do treino classificatório, o momento de definir qual piloto largaria na primeira posição para o GP da França. Cronômetro em contagem regressiva, e agora os pilotos teriam 12 minutos para garantir as melhores colocações no grid de largada. Todos foram à pista, com as Red Bull e Mercedes entrando por último. Era gigantesca a expectativa, afinal, o Mundial de Fórmula 1 nunca esteve tão equilibrado e emocionante.

Na primeira rodada de tomada, Verstappen marca o melhor tempo, com 1m30s325. Ele foi seguido, na ordem, por Hamilton, Pérez, Bottas, Sainz, Norris, Alonso, Leclerc, Ricciardo e Gasly. Dessa maneira, os pilotos retornaram aos boxes para a troca de pneus e viriam à pista para uma última tentativa nos dois minutos finais.

E restando apenas 40 segundos para o encerramento do Q3, além dos demais pilotos, as duplas da Red Bull e Mercedes foram às últimas a abrir suas voltas. E Max conseguiu - que momento caros leitores! Max Verstappen garante a pole positon com 1m29s990, a melhor volta do final de semana. Hamilton fez o que pôde e garantiu a 2ª posição, seguido de Bottas e Pérez.



bottom of page