últimas notícias

GP da França: No TL3, Verstappen lidera mais uma vez; Hamilton tem problemas


Verstappen, da Red Bull, fez a volta mais rápida do último treino do GP da França — Foto: Autosport

Demorou 10 minutos dos 60 designados para o 3° Treino Livre, mas, quando os carros finalmente foram para a pista, foi a vez de Max Verstappen novamente ser o mais veloz, agora do 3º Treino Livre, colocando ainda mais pimenta no Treino Classificatório de logo mais. O holandês marcou o melhor tempo do fim de semana em 1m31s300. Valtteri Bottas e Carlos Sainz completaram o top 3.

O treino ganhou grande importância pelo fato de o Qualifying ainda aparentar ser uma incógnita. A Mercedes voltou a andar muito bem, mas foi vencida pela Red Bull de Verstappen. Hamilton, por outro lado, terminou nove décimos atrás do líder e ainda não encontrou o ritmo que deseja em seu W12 para o Grande Prêmio. O inglês foi apenas o 5° mais rápido.

 

Resultados

Tempos finais de volta do TL3 — Foto: FIA


 

Pilotos demoram a vir à pista

Como já informado, o cronômetro já marcava 50 minutos para o fim da sessão quando Nikita Mazepin e Mick Schumacher 'prestaram serviços' à comunidade e saíram para limparem o asfalto na França. O silêncio na pista muito se deu por conta da sexta-feira muito ocupada de ontem, com carros em ação a todo momento, além da necessidade de poupar os compostos mais duros para a corrida de amanhã. Os pneus macios apresentaram grande desgaste por volta e não devem ser os preferidos dos pilotos, que os usaram neste TL3.


 

Mazepin roda

Na metade inicial do treino, Nikita Mazepin acabou tendo problemas na curva 11, quando perdeu a traseira e invadiu completamente dos limites da pista. Nenhuma gravidade nem qualquer tipo de dano em sua Haas, mas ficou o susto e, claro, um jogo de pneus macios arruinados pela freada.




 

Ferrari melhora

Após tempos bem abaixo na sexta-feira, a Ferrari parece ter conseguido encontrar um melhor equilíbrio dos carros de Charles Leclerc e Carlos Sainz. Pelo menos para um deles. Leclerc chegou a reclamar da performance durante a sessão, então deve ter carro averiguado antes do Classificatório, já que Carlos Sainz foi o terceiro mais rápido do dia. Na análise de telemetria de ontem, a Ferrari possuía vantagem para McLaren e Alpine em tiros curtos. Em tiros longos, as coisas podem mudar um pouco de figura, mas ainda são favoráveis à escuderia italiana.

Carlos Sainz, durante o 3° Treino Livre na França — Foto: Scuderia Ferrari


 

O que esperar para o Classificatório?

Conforme dito, a esparança é de Red Bull e Mercedes disputarem milésimo a milésimo a pole position em Paul Ricard. Valtteri Bottas e Max Verstappen apresentaram ritmo muito consistente e são os favoritos, enquanto Lewis Hamilton mais uma vez deve ter um dia difícil pela frente, mesmo realizando várias mudanças no carro durante esta noite.