top of page

VEJA TAMBÉM

GP da Bélgica: confira como foi a volta de Fórmula 1 depois das férias!




Max Verstappen vence o GP da Bélgica! (Twitter Fórmula1)

Por Ana Beatriz Zamai – 31 de agosto


Depois de um mês de pausa para o "summer break", a Fórmula 1 retornou para o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. GP este que sofreu algumas alterações: os trechos entre as curvas 2 e 4 e entre as curvas 8 e 9 tiveram o asfalto substituído, além de terem sido adicionadas áreas de escape de cascalho próximo da pista nas curvas 1, 6, 7 e 9.


Até o momento na temporada 2022, já ganharam corridas: Charles Leclerc (3x), Max Verstappen (7x), Sergio Perez e Carlos Sainz. Confira a classificação do campeonato de construtores até o momento:


Depois do GP da Bélgica, Red Bull cria uma distância ainda maior da Ferrari no campeonato de construtores. (Twitter Fórmula 1)


Nos treinos livre de sexta-feira (26), o pódio foi formado por Carlos Sainz (Ferrari), Charles Leclerc (Ferrari) e Max Verstappen (Red Bull) no TL1 e Verstappen, Leclerc e Lando Norris (McLaren) no TL2. Já no sábado pela manhã, o TL3 teve como pódio Sergio Perez, Max e Sainz.


Na corrida de classificação, Max Verstappen bateu o melhor tempo do fim de semana (1:43:665) e conquistaria a pole position. Porém, por penalidades de troca de motores, vários pilotos vão começar do final do grid, entre eles Verstappen. Portanto, Carlos Sainz conquistou sua segunda pole position da carreira.


Com um grid de largada um pouco diferente do que o restante das corridas da temporada, Carlos Sainz largou em primeiro lugar, seguido de Sergio Perez, Fernando Alonso (Alpine), Lewis Hamilton (Mercedes), George Russell (Mercedes), Alex Albon (Williams), Daniel Ricciardo (McLaren), Pierre Gasly (Alpha Tauri), Lance Stroll e Sebastian Vettel (Aston Martin), Nicholas Latifi (Williams), Kevin Magnussen (Haas), Yuki Tsunoda (Alpha Tauri), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Verstappen, Leclerc, Esteban Ocon (Alpine), Lando Norris, Zhou (Alfa Romeo) e Mick Schumacher (Haas).


Em apenas duas voltas, dois pilotos já tiveram que abandonar a prova: Lewis Hamilton foi para cima de Alonso e recebeu ordens da equipe para parar e abandonar. Depois, Latifi perdeu o controle do carro e Bottas, para evitar uma colisão, acabou parando em meio às britas. Perez fez uma péssima largada e perdeu posições, mas retomou seu segundo lugar no meio da confusão da segunda volta.


Já na oitava volta, Max Verstappen escala o grid e sobe para terceiro lugar, atrás apenas de Pérez e Sainz. Porém, com Carlos indo para o box trocar os pneus e o mexicano dando posição para Max, o holandês assumiu a liderança da prova. Já Charles Leclerc também escalou o pelotão, mas se manteve apenas em quinto lugar.


O pódio a todo momento se modificava, mas com os mesmos três integrantes: Perez, Max e Sainz. Verstappen assumiu a liderança da prova sem dificuldades para cima de Sainz, que tinha retomado quando Max fez a troca de pneus.


Faltando 12 voltas para o fim, a dobradinha Red Bull se manteve, com Carlos Sainz em terceiro, George Russell (Mercedes) logo atrás e Leclerc em quinto. Na volta 36, enquanto Pierre Gasly se preocupava em ultrapassar Sebastian Vettel, Esteban Ocon ultrapassou os dois ao mesmo tempo! E, para o azar de Gasly, o alemão conseguiu retomar seu lugar, portanto o francês perdeu duas posições enquanto tentava ganhar uma.


Sem dificuldades e depois de subir 14 posições, Max Verstappen ganha o GP da Bélgica e o prêmio de piloto do dia, e cria uma distância ainda maior de Charles Leclerc, que agora não é mais sequer vice-líder, posto de Sergio Perez depois da dobradinha Red Bull. Carlos Sainz completou o pódio na Bélgica.



Carlos Sainz com o troféu de terceiro lugar em Spa. (Twitter Carlos Sainz)


George Russell ficou em quarto lugar e Leclerc ficaria em quinto, mas tomou punição de cinco segundos por o passar limite de velocidade nos pits na última parada, portanto Alonso assumiu a posição. Esteban Ocon, Vettel, Gasly, Albon, Stroll, Norris, Tsunoda, Zhou, Ricciardo, Magnussen, Schumacher e Latifi completam o grid.


O campeonato de pilotos, até o momento, encontra-se assim:

1- Max Verstappen (284 pontos)

2 - Sergio Perez (191 pontos)

3 - Charles Leclerc (186 pontos)

4 - Carlos Sainz (171 pontos)

5 - George Russell (170 pontos)

6 - Lewis Hamilton (146 pontos)

7 - Lando Norris (76 pontos)

8 - Esteban Ocon (64 pontos)

9 - Fernando Alonso (51 pontos)

10 - Valtteri Bottas (46 pontos)

11 - Kevin Magnussen (22 pontos)

12 - Sebastian Vettel (20 pontos)

13 - Daniel Ricciardo (19 pontos)

14 - Pierre Gasly (18 pontos)

15 - Mick Schumacher (12 pontos)

16 - Yuki Tsunoda (11 pontos)

17 - Guan Yu Zhou (5 pontos)

18 - Alex Albon (4 pontos)

19 - Lance Stroll (4 pontos)

20 - Nicholas Latifi (0 pontos)


A Fórmula 1 retorna neste fim de semana (4 de setembro) com o GP da Holanda.





bottom of page