top of page

VEJA TAMBÉM

GP da Áustria: Verstappen sobra e fica com a pole, enquanto Mercedes decepcionam; Norris larga em 2°

Holandês venceu duelo contra as Mercedes, que largam apenas em 4° e 5°; McLaren está na primeira fila

Por Valentin Furlan e Saulo Bastos — Spielberg, Áustria

03/07/2021 11h21

 

Max Verstappen conquistou neste sábado sua quarta pole position seguida da Fórmula 1. O holandês venceu o duelo com as Mercedes de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, que decepcionaram no treino classificatório do GP da Áustria, em Spielberg. Lando Norris foi o segundo colocado, seguido do companheiro de Max na RBR, Sergio Pérez.

O GP da Áustria de Fórmula 1 começa às 10h (de Brasília) deste domingo, e o ZonaMista.net fará a cobertura completa.

Max celebra conquista da quarta pole seguida — Foto: Motosport.com

O grid de largada

O grid de largada para o GP da Áustria — Foto: Fórmula 1

Q1 – 18 minutos e cinco eliminados

A liderança foi dominada por Max Verstappen, que assumiu o primeiro posto logo na sua primeira tentativa de marcar volta rápida, com tempo de 1m04s249. Mas se no topo as posições poco se alteravam, mas abaixo nada estava definido. As Haas, como de costume, figuravam nas duas últimas posições, mas a batalha para não ser eliminado logo na primeira mini-sessão era muito grande. Além disso, os limites de pista se faziam um grande empecilho. Charles Leclerc foi o primeiro a ter tempo anulado, o que o obrigou a realizar uma terceira volta, algo não muito interessante quando se tenta economizar pneus.

Assim, a briga para sair ou se distanciar da zona do perigo foi intensa nos últimos instantes. Mais uma vez, as Haas de Mick Schumacher e Nikita Mazepin fecharam o grid. Por outro lado, George Russel e Yuki Tsunoda realizaram voltas boas e ganharam boas posições, longe do perigo. A grande tensão ficou para Daniel Ricciardo, que teve volta anulada por escapar da pista, mas terminou em 14°, último classificado, e a surpresa negativa, para Esteban Ocon, mais uma vez eliminado, a seis décimos do companheiro de equipe Fernando Alonso, que ficou em 3°.

Vale destacar o incidente entre George Russel e Sergio Pérez, que vinha em volta rápida e reclamou do inglês ter diminuído a velocidade durante a curva 9 e, por conseguinte, o impedindo de avançar. A direção de prova deve analisar o incidente após a sessão.

Eliminados

16°– Kimi Raikkonen (Alfa Romeo)

17°– Esteban Ocon (Alpine)

18°– Nicholas Latifi (Williams)

19°– Mick Schumacher (Haas)

20°– Nikita Mazepin (Haas)


Q2 – 15 minutos e cinco eliminados

Luzes verdes mostradas, Sergio Pérez foi o primeiro a se dirigir ao asfalto e, portanto, logo chegou à primeira posição (1m04s554). Oito minutos depois, Hamilton logo ganharia a posição, mas apenas por poucos segundos, uma vez que Verstappen fez bela volta e desbancou o inglês em quase três décimos. Pouco depois, Lando Norris, Sergio Pérez e um surpreendente Sebastian Vettel ultrapassaram a Mercedes. Vale lembrar que Hamilton, Bottas, Verstappen, Norris, Ricciardo, Sainz e Leclerc estavam calçados com pneus médios. Quem fez um ótimo foi George Russsel, se postando em um impressionante 9° lugar, pouco antes dos pilotos irem aos boxes, antecipando as tentativas finais.

E os pilotos partiram a última tentativa de avançar ao Q1. E Verstappen confirma a boa fase que vivencia, garantindo a melhor volta com 1m03s927. As Mercedes vieram na sequência, com Hamilton e Bottas. Gasly foi o 4º, seguido de Norris, Perez, Vettel, Tsunoda, Strol e George Russell, um prêmio justo ao excelente trabalho do jovem piloto inglês e sua limitadíssima Williams, com pneus médios. As duas Ferraris surpreenderam negativamente, apostando que avançariam com os compostos de faixa amarela. E o tiro saiu pela culatra.

A grande discussão ficou para Fernando Alonso que, dois décimos mais veloz que sua volta anterior, acabou encontrando Sebastian Vettel na última curva, acabando completamente com o ritmo. O que antes viraria uma passagem ao Q3 se tornou em uma conturbada eliminação, sob gritos de compreensível raiva do espanhol via rádio. Assim como o momento entre Russel e Pérez, o incidente seria estudado após o Treino Oficial.

"Que porr* foi essa?", esbravejou Alonso

Eliminados

11°– Carlos Sainz (Ferrari)

12°– Charles Leclerc (Ferrari)

13°– Daniel Ricciardo (McLaren)

14°– Fernando Alonso (Alpine)

15°– Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)

Q3 – 10 minutos para a pole positon

E o Q3 iniciou com um franco favorito. Restava a Max Verstappen marcar a volta perfeita e levar sua Red Bull a mais uma pole position. Por mais que seu adversário direto, Lewis Hamlton, venha neste final de semana, com um melhor rendimento comparado com o GP passado, não parecia ter condições de fazer frente ao holandês.


E, após todos os pilotos trocarem seus pneus por um conjunto totalmente novo, eles partiram para a última tentativa de garantir a melhor posição no grid de largada. E deu a lógica: Max Verstappen garantiu a pole position, com sobra para as Mercedes. Lando Norris encaixou uma volta maravilhosa e levou sua McLaren ao 2º lugar, apenas 4 centésimos do holandês, e Sergio Perez fechou com o 3º melhor tempo. As Mercedes foram apenas 4º e 5º, com Hamilton e Bottas, insinuando que o domingo também não deve ser fácil.

bottom of page