top of page

VEJA TAMBÉM

GP da Arábia Saudita: Leclerc colide com o muro, mas é o mais veloz do 2° Treino Livre



Charles Leclerc, durante segunda sessão de treinos em Jeddah — Foto: Reprodução / Twitter / Scuderia Ferrari

Por Redação – 25 de março

Após uma movimentada primeira sessão de treino livre na Arábia Saudita, os carros voltaram à pista no Circuito de Jeddah para o 2° Treino Livre, nesta sexta-feira (25). E, mais uma vez, foi Charles Leclerc, da Ferrari, quem liderou a sessão. O monegasco até teve que abandonar o treino após bater seu carro, mas anotou tempo de 1m30s074, que não foi alcançado pelos adversários, com pneus macios.

Em segundo lugar, veio o piloto da Red Bull e atual campeão mundial, Max Verstappen, que anotou volta em 1m30s214, 140 milésimos mais lenta. Para fechar o top 3, estava Carlos Sainz, companheiro de equipe de Leclerc. O espanhol realizou ciclo cerca de dois décimos e meio mais devagar. Ambos os pilotos fizeram voltas com os compostos médios.

Abaixo, veja a história completa do treino.

Início atrasado

O início da sessão foi atrasado em 15 minutos por consequência de uma reunião de emergência envolvendo a organização da categoria, pilotos e cartolas de equipes após a reivindicação do grupo houthi, do Iêmen, sobre os ataques com bombardeios, a menos de 10 km do Circuito de Jeddah, sobre instalações da Aramco, empresa petrolífera patrocinadora da Fórmula 1 e da Aston Martin. A categoria informou que se posicionará assim que houver mais informações.


Mais reclamações...

Tanto Lewis Hamilton quanto Carlos Sainz repetiram reclamações do 1° Treino Livre em relação ao porpoising, o 'sobe e desce' dos carros nas retas que chamou atenção durante a pré-temporada. Ambos os pilotos relataram a dificuldade durante a sessão, e o empecilho pode ser mais uma vez destaque na continuação do final de semana. Posteriormente, George Russell se juntou ao grupo.

...e mais problemas para Magnussen

Após sofrer um problema hidráulico no TL1, Kevin Magnussen mais uma vez teve que abandonar uma sessão por problemas em seu VF22. Anteriormente, o dinamarquês havia sido prejudicado por um vazamento hidráulico, que foi consertado pela Haas para a segunda sessão do dia. Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, também aparentou ter um problema mecânico ao fim da sessão e não conseguiu retornar aos boxes.


Sessão mais importante?

Em um Grande Prêmio tipicamente disputado sob luzes artificiais na parte da noite, o 2° Treino Livre se torna a sessão de treinos mais importante do final de semana. É a única que oferece condições de pista e tempo potencialmente semelhantes às que serão vistas no domingo (20), durante a corrida. Temperatura do asfalto, temperatura ambiente, direção e velocidade dos ventos: são todos fatores decisivos para o GP, assim como foi visto no Bahrein.

Sem margem para erros

Mais rápido da sessão até então, Charles Leclerc colidiu com uma barreira de proteção durante volta rápida e teve que retornar aos boxes para reparos, onde seu F1-75 permaneceu até o fim do treino. Seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, também deu seu 'beijinho' nos limites da pista, mas passou impune. Os fatos remetem ao Treino Classificatório do ano passado, quando Verstappen acabou indo de encontro à parede na curva final e perdeu a pole position para Hamilton. Uma volta sem erros será crucial para uma boa posição no grid no domingo (27).

E agora?

Não se perca nos horários, torcedor! Neste sábado (26), teremos, às 11h (de Brasília), o 3° Treino Livre, que encerra as atividades de treinamento antes do Treino Classificatório de horas depois, às 14h, que definirá o grid de largada para a corrida de domingo. O ZonaMista.net fará a cobertura completa de todas as sessões. Siga nossas páginas no Facebook, Twitter e Instagram para não perder absolutamente nada!


bottom of page