top of page

VEJA TAMBÉM

GP de Mônaco: 4️⃣ aprendizados da sexta-feira de treinos livres



Max Verstappen cravou 1m12s462 e garantiu o melhor tempo do treino desta sexta em Mônaco — Foto: Reprodução / F1.com

Por Luciano Melo – 27 de maio

O domínio da sexta-feira (26) de Grande Prêmio de Mônaco da Fórmula 1 pertenceu a Max Verstappen. O holandês foi o mais veloz do 2° Treino Livre, uma das sessões mais representativas do final de semana. No TL1, Carlos Sainz ficou no topo da tabela de tempos.

Aqui, separamos os principais destaques do primeiro dia de um dos GPs mais tradicionais do calendário. Sem mais delongas...

1️⃣ A importância da pole position em Mônaco

Não é novidade para ninguém que garantir a pole position do Grande Prêmio de Mônaco é garantir 95% do trabalho em busca da vitória. Mesmo na era atual de carros menores e mais estreitos, o traçado claustrofóbico de Monte Carlo é um obstáculo quase intransponível de ultrapassagens na Fórmula 1.

2️⃣ O duelo Red Bull 🆚 Ferrari

Desde sexta, a vantagem da Red Bull sobre a Ferrari é notória nas saídas de curva, particularmente em Casino Square e Portier. Embora o SF-23 consiga uma excelente reaceleração - assim estabilizando as perdas de tempo em ritmo acentuado - e forte na frenagem, mas parece que Leclerc e Sainz, acelerando sempre mais tarde do que seus rivais, ainda não encontraram o ajuste perfeito.

Leclerc concede autógrafos a fãs em Mônaco — Foto: Reprodução / F1.com

3️⃣ Alonso não terá vida fácil na corrida

A Aston Martin ainda não conseguiu convencer que Fernando Alonso possa vencer em Mônaco. A equipe tem sido mais fraca do que suas rivais em duas das partes mais lentas da pista – Loews e a Nouvelle Chicane. O AMR23 apresenta pontos fortes na tração, o que não se repete nos trechos mais cautelosos. Nos treinos de sexta, uma constante que na corrida será fundamental: Alonso o tempo todo tentando domar a Aston na Nouvelle Chicane.

Piloto da Aston Martin durante entrevista coletiva — Foto: Reprodução / F1.com

4️⃣ Afinal, o que traz o novo carro da Mercedes?

Apesar de todas as expectativas, a Mercedez continua atrás de Red Bull e Ferrari. Há que se levar em conta que Mônaco não é o principal palco das novas atualizações do conjunto, e os pilotos já diagnosticaram maior estabilidade nos freios graças às revisões na suspensão dianteira. Mas as lutas de Lewis Hamilton e George Russell nas curvas Mirabeau, Hairpin e Portier certamente levarão engenheiros e mecânicos vararem as madrugadas nos boxes em busca de acertos.

Hamilton dirige seu W14 em Mônaco — Foto: Reprodução / F1.com



bottom of page