últimas notícias

Após incidente com Alonso, Vettel sofre punição de três posições; entenda o que muda

Tetracampeão acabou ficando no caminho do espanhol durante o Treino Classificatório; Russel e Stroll ganham uma posição cada

Por Redação do ZonaMista.net — Spielberg, Áustria

03/07/2021 08h41

 

Sebastian Vettel sofreu punição de três posições após ficar no caminho de Fernando Alonso, durante o Treino Classificatório do Grande Prêmio da Áustria. O alemão atrapalhou o espanhol durante o Q2, algo que foi notificado pela direção de prova que apontou analisar o momento após a sessão da manhã deste sábado, que teve Max Verstappen conquistando a pole position.

Sebastian Vettel atrapalhando Fernando Alonso durante o Q2 na Áustria — Foto: Andrej Isakovic / AFP via Getty Images

+ A história do 1° Treino Livre

+ Tudo o que rolou no 2° Treino Livre

+ Com Max na pole, leia o resumo do Treino Classificatório

O que houve?

Alonso vinha realizando ótima volta durante o Q2, nos instantes finais. À frente, tinha Vettel, que já havia realizado volta rápida. O alemão acabou vindo muito devagar e causou problemas na entrada da curva 10 quando desacelerou, atrapalhando Alonso, que vinha atrás.

O espanhol ficou muito irritado após a volta perdida – que seria útil para que Alonso avançasse com sobras ao Q3, já que vinha dois décimos mais rápido – e tirou satisfações com Vettel segundos depois, na reta principal. Vettel se desculpou.

O que a direção de prova disse?

Documento oficial emitido após punição aplicada a Vettel — Foto: Reprodução

"A direção de prova ouviu o piloto do Carro 5 (Sebastian Vettel), o piloto do Carro 14 (Fernando Alonso), os representantes das equipes e reviu a evidência em vídeo.
Alonso estava em uma volta rápida pouco antes do encerramento do Q2. Quando se aproximou das duas últimas curvas (9 e 10), havia ainda um grupo de três carros se preparando para a volta final. Vettel era o último carro da fila e ficou no caminho de Alonso", diz o documento, que aponta infração do artigo 31.5 do regulamento como base para a decisão.

Como fica o grid?

Após a punição aplicada, Vettel, que havia se classificado na 8ª posição, cai para o 11° lugar. Vale lembrar que, mesmo largando fora do top 10, o alemão não terá acesso livre aos pneus para início da corrida e larga com os compostos macios que utilizou no Q2 do Treino Classificatório.

Sebastian Vettel, durante o Treino Classificatório de sábado — Foto: Clive Mason - Fórmula 1/Fórmula 1 via Getty Images

George Russel, antes 9°, e Lance Stroll, companheiro de equipe e ex-10° colocado, ganham uma posição cada e, portanto, largam dos 8° e 9° postos, respectivamente.

E você, concorda com a decisão? Nos conte sua opinião nos comentários abaixo!

1 comentário