últimas notícias

Análise: Arsenal com caminho tranquilo e embate entre favoritos marcam o sorteio da Liga Europa 🧐


Europa League tem quartas de final já definidas — Foto: Ina Fassbender / Pool via Reuters

Análise: Arsenal com caminho tranquilo e embate entre favoritos marcam o sorteio da Liga Europa 🧐


Publicado em 19/03/2021, às 15h39

Por Gabriel Lins — Nyon (SUÍ)

 

Na manhã desta sexta (19), a Liga Europa definiu, em Nyom, na Suiça, seus confrontos para as quartas de final e o chaveamento para as semis.


Bayern, PSG e Manchester City, apontados por muitos como os principais favoritos ao título, se encontram do mesmo lado da chave e, juntamente com o Borussia Dortmund, disputam por uma vaga na final de Istambul. Já do outro lado, Real Madrid, Liverpool, Chelsea e a grande surpresa Porto disputam pela segunda vaga na decisão.


*Nota do editor: o título de cada confronto envolve as partidas de ida. Slavia Praga, Villarreal, Manchester United e Roma decidirão as vagas como mandantes.



Arsenal vs Slavia Praga

 

Pressionado e apostando todas as fichas na competição, o Arsenal encara o matador de leões dessa Europa League, o Slavia Praga, buscando se classificar as semifinais da competição. Nas oitavas, os Gunners jogaram com o regulamento e despacharam o seu carrasco da última Europa League, o Olympiacos. Enquanto isso, a equipe tcheca, que eliminou o campeão escocês Rangers, além de ter passado pelo Leicester na 2ª fase, fará de tudo para fazer do time londrino sua próxima vítima.


O Arsenal aposta em estrelas como Aubameyang, Lacazette, Partey e Odegaard e na ascensão de jovens com Tierney e Saka para brilhar e passar pela equipe da República Tcheca. Esta joga suas fichas no seu meia-atacante romeno Stanciu, autor do gol da classificação dos tchecos contra o Rangers, em Glasgow, e na boa fase da equipe.


O Arsenal é favorito para o confronto, mas terá que demonstrar isso em campo. Pegar o que funcionou contra o Olympiacos e corrigir o que não deu certo, pois terá pela frente um Slavia Praga muito cascudo e que quer escalar mais uma montanha na competição.



Dínamo Zagreb vs Villarreal

 

Depois de eliminar o Tottenham de forma surpreendente nas oitavas de final, o Dínamo Zagreb chega com muita moral para encarar o Villarreal, que passou com tranquilidade do Dínamo de Kiev. A equipe croata, apontada como zebra, permanece viva pelo sonho de conquistar a competição. Já o submarino amarelo, comandado pelo rei da Europa League, Unai Emery, faz bom Campeonato Espanhol e quer seguir fazendo uma boa temporada e conquistar também a competição europeia, visando a voltar à Champions depois de muito tempo.


O Dínamo Zagreb, comandado por Orsic, quer seguir sonhando e alçar voos maiores na competição. Para isso, além de contar com o apoio do seu melhor jogador e herói das oitavas, precisa também da mesma concentração e maturidade que demonstrou contra os Spurs, em Zagreb. O Villarreal aposta na sua dupla de ataque Gerard Moreno-Paco Alcácer, com o apoio de Parejo no meio de campo da equipe. Para Unai Emery, é importante manter a pegada dos confrontos contra a equipe ucraniana, se quiser passar pela embalada equipe croata.


Em geral, o Villarreal possui melhores peças, melhor elenco e estilo de futebol interessante, contudo, é preciso também tomar cuidado com a força do Dínamo Zagreb em casa e com as individualidades da equipe croata, se não quiser virar mais uma vítima.



Granada vs Manchester United

 

Em um confronto de duas equipes de tamanhos completamente diferentes, Granada e Manchester United prometem fazer um confronto bem interessante nas quartas de final. Enquanto a equipe inglesa é considerada como um dos maiores clubes do mundo, o modesto Granada está estreando em competições europeias e já chegando às quartas de final, despachando Napoli e Molde no mata-mata.


O time de Diego Martínez está na parte de cima da tabela do Espanhol e promete fazer jogo duro contra o United. A equipe tem como principal referência seus centroavantes bastante experientes, Soldado e Molina. Além disso, se destaca também o meio campo venezuelano Herrera, emprestado pelo Manchester City. A equipe apresenta um coletivo interessante para um plantel nem tão recheado assim e pode complicar a vida de Solskjaer, que aposta principalmente nas suas peças individuais para levar a competição, como Bruno Fernandes, Pogba e Rashford.


O Granada pode tranquilamente dificultar a vida dos Diabos Vermelhos e sonhar com a classificação, apesar de não ser esperado. Basta saber controlar os melhores jogadores do time inglês e saber aproveitar os espaços deixados pela equipe de Manchester.



Ajax vs Roma

 

A maior atração desta fase da Europa League, Roma e Ajax prometem fazer um duelo bastante equilibrado. Ambas as equipes despacharam rivais duros no mata-mata. A Roma eliminou Braga e Shakhtar, enquanto o Ajax despachou Lille e Young Boys, da Suiça, nas fases anteriores. A Roma está na briga pela vaga na Champions League da próxima temporada na tabela da Série A, estando apenas a dois pontos da Atalanta, 4ª colocada. Já o Ajax, é líder da Eredivisie com uma distância de 8 pontos para o PSV, 2º colocado.


O time italiano vem de bons jogos coletivamente e tem o artilheiro da Europa League jogando no time, Borja Mayoral. O espanhol tem sete gols na competição e é uma das grandes esperanças de gol da equipe. Já o Ajax apresenta por natureza uma filosofia de jogo coletivo forte e conta com a estrela do seu atacante e camisa 10 Tadic, além do apoio dos jovens brasileiros ex-São Paulo, David Neres e Antony.


As duas equipes prometem fazer um duelo sem favoritos e extremamente imprevisível. Fortes candidatas ao título, vão com certeza dar o melhor de si e fazer do jogo uma grande partida. Independente de quem passe, será uma grande equipe nas semifinais.



Quando serão as decisões?

 

As quartas de final da Europa League começam dia 8, com os jogos de ida, e 15 de abril com os jogos da volta. É onde a competição começa a ficar acirrada e com duelos bastante interessantes. Por isso, são bons jogos para assistir e ficar de olho. O Zona Mista seguirá com a cobertura das partidas.