top of page

VEJA TAMBÉM

Análise: 3️⃣ pontos que explicam o empate em 2 a 2 entre Atalanta e Manchester United



Cristiano Ronaldo comemora empate suado na Itália — Foto: Divulgação / UEFA Champions League

Por Hugo Araújo – 2 de novembro

Nesta terça feira (2), Atalanta e Manchester United ficaram no empate em 2 a 2 em Bérgamo, pela 4ª rodada da fase de grupos da Champions League. Ilicic e Zapata marcaram pela equipe italiana e Cristiano Ronaldo foi, outra vez, o herói do United, com dois gols anotados, sendo um aos 46 do segundo tempo.

Foi, no entanto, um jogo pobre taticamente dos Red Devils, que tiveram problemas coletivos defensivamente e ofensivamente. Já por parte da Atalanta, houve pontos positivos em um bom jogo dentro de suas ideias e propostas, mas, por falta de sorte, acabou tendo que se contentar com o empate.

Assim, vamos aos três principais pontos da partida!

😐 Um jogo pobre do United

Uma das principais críticas da imprensa e dos torcedores do United é a falta de repertório tático no geral – seja ofensivamente, com dinâmicas, ou defensivamente, com uma defesa sólida –, e nesse jogo não foi diferente.

Lá atrás, o Manchester começou bem, variando entre o 5-3-2 e 5-4-1, marcando de forma zonal. A equipe até conseguiu se manter estável e segura no setor, mas a saída de Varane, lesionado, fez o time voltar ao 4-2-3-1, com Bailly e Maguire fechando a dupla de zaga. Dessa forma, os problemas defensivos voltaram à tona, com direito a uma falha coletiva enorme no lance do segundo gol da Atalanta, de Zapata. Apesar disso, é de se destacar a atuação exemplar do marfinense Bailly, que reduziu um estrago maior e foi um dos maiores responsáveis pelo empate.

Ainda, foi um jogo apagado do ataque como um todo: poucas dinâmicas e muita dificuldade para infiltrar na forte marcação adversária. Mas quem tem Ronaldo em uma partida de Liga dos Campeões tem o maior da história da competição. No primeiro gol, o camisa 7 fez uma grande jogada em troca de passes com Bruno Fernandes, e, no segundo gol, após bola sobrada, foi oportunista e botou a bola na rede da Dea em chute certeiro - agora, são cinco gols em quatro jogos da Champions.

🤞 Atalanta vai bem, mas tem azar

Em todos os sentidos, foi uma partida exemplar do time de Bérgamo – quando em bloco alto, dificultou bastante a saída de bola do Manchester United com sua forte marcação individual; quando mais baixo, conseguiu segurar o ataque dos visitantes, que produziram pouco, com exceção do lance do primeiro gol. Pelo ataque, a Atalanta foi mais contundente e levou mais perigo que o time de Manchester no jogo.

👏 Excelente exibição de Zapata

O colombiano foi o melhor do jogo. Dentro de campo, correspondeu muito bem e estava muito proativo, explorando muito bem as falhas da defesa do United, seja fazendo os pivôs de frente aos companheiros, seja com os ataques à última linha do Manchester. O atacante participou ativamente dos dois gols do time italiano e, taticamente, foi essencial para a excelente atuação da equipe. Segundo o aplicativo SofaScore, teve a melhor nota dos caseiros no jogo (8,1).

Momento em que Zapata marcava o segundo gol da vitória sobre o Manchester United — Foto: Divulgação / UEFA Champions League

Um jogo muito disputado e que, no fim, gerou diferentes sensações pra cada lado. Ambos os times voltam a jogar pela Champions League no próximo dia 23, e prometem acirrar ainda mais a luta no Grupo F.


bottom of page