top of page

VEJA TAMBÉM

7️⃣ jogos que você não pode perder no Natal e Ano Novo


Reta final do ano tem destaques da Premier League e Série A — Arte: OneSports.com.br

Por Valentin Furlan — 25 de dezembro

2022 foi um ano histórico para o futebol, é verdade. Mas ele ainda não terminou. Esta última semana de dezembro e início de 2023 reservam grandes jogos do futebol europeu, que volta a todo vapor depois das seis semanas de Copa do Mundo no Catar nesta época natalina – Feliz Natal, aliás!

Sem muita enrolação, portanto, se liga no que o calendário tem reservado para você nos próximos dias...

1️⃣ Liverpool busca volta por cima na temporada

Salah lamenta gol sofrido para o Leeds, em derrota por 2 a 1 em casa — Foto: Divulgação / Premier League

O Liverpool teve um início de temporada abaixo do esperado, com Darwin Núñez tendo alguma dificuldade de adaptação e um duro golpe sofrido após a lesão de Luis Díaz, que ficará fora de ação pelos próximos meses. Não bastasse, os Reds ainda foram eliminados da Carabao Cup, neste meio de semana, justamente para os arquirrivais Manchester City.

A atenção se volta, portanto, à Premier League. Mas com um embate enroscado: fora de casa, contra o Aston Villa do recém-chegado Ünay Emery, que bateu nada menos do que o Manchester United logo na estreia no cargo.

O Villa, contudo, não terá o recém-consagrado melhor goleiro da Copa do Mundo no Catar, Emiliano Martínez, que só se reapresentará em 15 dias. Talvez a oportunidade que Jürgen Klopp precisava para, enfim, iniciar uma boa sequência?

  • Aston Villa v Liverpool (Premier League): segunda (26), 17h (todos os horários de Brasília)

2️⃣ Haaland consegue ser ainda melhor pelo City?

Camisa 9 do City celebra gol sobre o Newcastle — Foto: Reprodução / Twitter / Premier League

Leeds em campo normalmente é promessa de gols – foram 22 sofridos nos últimos quatro jogos antes do Mundial. Some a isso, agora, o 'fator Erling Haaland', e a carnificina é instaurada.

Só que os Whites, desde os tempos de Marcelo Bielsa, têm a mania de impressionar em situações pouco usuais. A boa notícia é que a zaga Citizen aparentou estar um pouco enferrujada na vitória por 3 a 2 sobre o Liverpool, pela Copa da Liga Inglesa, mas a tendência é que Kyle Walker e João Cancelo, o primeiro no banco de reservas e o segundo não relacionado para o clássico, estejam de volta.

Em geral, o City é o favorito no confronto, e a maior questão nas casas de apostas é quantos gols Haaland vai marcar. Mas, só por precaução, fique de olho no Leeds.

  • Leeds United v Manchester City (Premier League): quarta (28), 17h

3️⃣ 'Estreia' embaçada de Lopetegui no Molineux

Julen Lopetegui comanda sessão de treinamento no Wolverhampton — Foto: Divulgação / Wolves

O Molineux Stadium estará em clima bem hostil para receber o Manchester United no dia 31 de dezembro. Claro, isso vai depender de como Julen Lopetegui vai se sair contra o Everton no Boxing Day, mas será a primeira partida do recém-contratado em casa pelo nacional – tecnicamente, ele já fez sua estreia no estádio durante o triunfo sobre o Gillingham, pela Carabao Cup, mas a atmosfera certamente estará bem diferente, agora na Premier League.

O problema é que o adversário é um United que visa a embalar neste retorno do Inglês, enfrentando também outros dois times da parte de baixo da tabela – Nottingham Forest e Bournemouth. Sem mais as distrações de Cristiano Ronaldo, Erik Ten Hag quer menos especulações e mais resultados.

Promessa de ânimos quentes.

  • Wolves v Manchester United (Premier League): 31 de dezembro, 09h30

4️⃣ Mais um capítulo da 'novela Conte'

Antonio Conte não tem futuro definido nos Spurs — Foto: Divulgação / Premier League

Ünay Emery e Antonio Conte vivem situações opostas.

Como dito, Emery vive só o começo do trabalho no Villa e venceu seus dois primeiros compromissos pelo Inglês. Conte, por outro lado, parece estar sempre rodeado de pretensões e incertezas quando a fase dos Spurs não é boa. O problema desta vez, entretanto, é que o Tottenham ainda nem entrou em campo depois da parada para o Mundial e ainda está no G-4.

Este confronto, portanto, protagonizará dois comandantes em situações opostas e que, por motivos diferentes, entram pressionados na busca de reforços nesta janela de transferências de janeiro.

  • Tottenham v Aston Villa (Premier League): 1° de janeiro, 11h

5️⃣ Encontro de potências no Emirates

Arsenal e Newcastle se encontrarão no dia 3 de janeiro, em Londres — Foto: Reprodução / Twitter / Premier League

Os atuais líderes da Premier League – se ainda estarão na ponta da tabela no dia 3 de janeiro só o tempo dirá – terão um baita desafio à frente quando receberem o Newcastle, atual terceiro colocado, no Emirates Stadium.

Os Magpies são o time com melhor fase recente na liga, acumulando cinco triunfos nos últimos cinco jogos antes da Copa do Mundo, e contam com vários jogadores em atuação na Mundial, como o suíço Fabian Schär, o brasileiro Bruno Guimarães e os ingleses Kieran Trippier e Callum Wilson.

Os Gunners, por outro lado, não são favoritos – ainda – para o título, mesmo com a atual vantagem de cinco pontos para o vice-líder City, mas podem mudar esse status com bons resultados neste retorno. Uma vitória sobre o empolgado Newcastle seria um bom exemplo.

  • Arsenal v Newcastle (Premier League): 3 de janeiro, 16h45

6️⃣ Reiniciada a caça ao Napoli

Elenco napolitano celebrando em vitória por 3 a 2 sobre a Udinese — Foto: Divulgação / SC Napoli

Em terras italianas, foi o Napoli quem entrou na parada para a Copa do Mundo com mais motivos para comemorar. A equipe é a líder da Serie A, com oito pontos de vantagem para o vice-colocado, Milan, e 11 sobre a Inter, 5ª colocada.

Apesar disso, assim como o Arsenal, dois tropeços podem significar uma sobrevida à concorrência, que não é pequena – apenas seis pontos separam o 2° do 7°. Portanto, retornar já em alto nível e, de preferência, com um triunfo é o roteiro mais desejado.

A Inter, por sua vez, tem o primeiro de dois confrontos diretos contra o favorito ao título. Se a ideia é uma arrancada histórica pela taça, a Nerazzurri não pode desperdiçar esta chance.

  • Inter de Milão v Napoli (Serie A): 4 de janeiro, 16h45

7️⃣ Primeiro clássico do Big Six pós-Copa

Kepa Arrizabalaga realiza defesa em chute de Jack Grealish — Foto: Reprodução / Twitter / Premier League

O último confronto desta lista talvez seja o fechamento com chave de ouro. Duas equipes das mais campeãs da história recente, os dois azuis do Big Six medem forças já com alguns dias de janela de transferências aberta, abrindo possibilidade para eventuais estreias de recém-chegados.

Para o City, a situação é simples: vencer o maior número de jogos possível para alcançar – ou tentar, ao menos – o Arsenal no topo da tabela. O Chelsea, por outro lado, quer engrenar de vez na nova 'era Graham Potter' e não deixar o bolo que luta por vaga à Champions escapar.

Além do mais, é um clássico. Isso por si só já seria o bastante, mas a promessa é de uma partida bem mais temperada.


bottom of page