últimas notícias

6️⃣ pontos para a decisão: Tudo o que você precisa saber para a final da Liga dos Campeões

Atualizado: 1 de jun.


























Chegou a hora: Liverpool ou Real Madrid levantará a 'Orelhuda' neste fim de semana — Foto: Reprodução / Twitter / Champions League

Por Luciano Melo – 28 de maio

Restam poucas horas para o planeta parar de girar e assistir à final da Liga dos Campeões. Real Madrid e Liverpool se enfrentam, neste sábado (28), às 16h (horário de Brasília), no Stade de France, em Paris. E nós da OneSports selecionamos o que de mais importante está circulando a respeito deste imenso confronto.

Vale lembrar que o clássico reedita finalíssima de Kiev, de quatro anos atrás, vencida pelos madrilenhos.



Revanche para Jürgen Klopp e sua trupe? Mais uma Champions para Carlo Ancelotti? Vamos aos pontos!

1️⃣ O Liverpool ainda pensa em 2018?

De acordo com Klopp, desde a confirmação do reencontro com o Real Madrid numa final, o Liverpool não pensa em vingança. E o comandante alemão tem se esforçado para não deixar este pensamento 'contaminar' a concentração e a estratégia para o jogo de Paris.

No entanto, parece que este "mantra" não se aplica a Mohamed Salah, protagonista em 2018 ao deixar o campo aos 30 minutos do 1º tempo, com uma lesão no ombro provocada pela entrada do zagueiro Sergio Ramos. Ao canal BBC News, o egípcio disse ter "um placar a acertar" com o Madrid.

Salah realiza treino em Paris antes da finalíssima — Foto: Reprodução / Twitter / Champions League




2️⃣ Reds contam até com neurociência

Desde o início do ano, o Liverpool vem utilizando monitores cerebrais durante os treinos. Os Reds vêm utilizando a experiência de uma empresa de neurociência há algum tempo, cuja o nome o time inglês prefere manter em sigilo.

Em coletiva nesta semana, Klopp elogiou muito os benefícios do acompanhamento das respostas cerebrais dos jogadores com a tecnologia, inclusive atribuindo os impactos na conquista da FA Cup, nos pênaltis, contra o Chelsea, no início de maio.

3️⃣ Konaté de volta à cidade natal

Quando saiu de Paris aos 14 anos, Ibrahima Konaté prometeu aos pais que só retornaria como jogador profissional.

De certa forma, estar numa final de Liga dos Campeões no Stade de France representa o cumprimento da promessa.

Momento em que Konaté marca seu primeiro gol pelo Liverpool, contra o Benfica — Foto: Reprodução / Twitter / Champions League

O zagueiro disse à imprensa britânica que sábado será o dia mais importante de sua vida. E este só será superado quando realizar o sonho de ser ser pai.

4️⃣ Real chega melhor fisicamente

Se observamos os caminhos de Liverpool e Real Madrid na temporada, os ingleses foram bem mais exigidos nestes últimos 10 meses. Por exemplo, só a dupla Salah-Mané (69) fez 17 jogos a mais que Karim Benzema (52) e 10 a mais que Vinícius Jr. (59).

Isso sem contar que as estrelas africanas também se enfrentaram no âmbito internacional, com Senegal e Egito, na final da Copa da África e em um desgastante confronto pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, totalizando de 14 jogos com suas seleções. Em ambos os casos, foi Mané e a massa senegalesa que levaram a melhor.

5️⃣ Outro confronto além de 'Benzema vs Salah'

É óbvio que todos os holofotes estarão em Benzema e Salah nesta tarde, mas há outro embate tático muito interessante: Vinicius Jr. vs Trent Alexander-Arnold.

Enquanto o atacante brasileiro encantou o mundo nesta temporada pela ala esquerda do ataque de Madrid, o lateral-direito inglês é um dos grandes destaques não só do ano, mas também das últimas temporadas, seja defensiva, seja ofensivamente.

Brasileiro é um dos protagonistas da final em Paris — Foto: Reprodução / Twitter / Champions League

Por isso, é bem provável que Ancelotti e Klopp enxerguem neste confronto a chave de conquista territorial, explorando potenciais virtudes e deficiências dos dois jogadores.

As peças estão dispostas no tabuleiro.

6️⃣ Owen e Dudek, expoentes que já vestiram as camisas de Liverpool e Real Madrid

Michael Owen passou pelo Real Madrid na temporada 2004/05 e metade da sua vida nos Reds. E em entrevista, nesta quinta-feira (25), ao periódico Daily Mail, naturalmente o atacante inglês coloca o clube de coração como favorito.

"Acho que o Liverpool é melhor que o Real Madrid e eles podem surpreendê-los. 3 a 1 ou mesmo 3 a 0 é a minha previsão. Acho que eles podem vencê-los de modo convincente, porque são excepcionais e bons demais para Madrid", afirmou.

Já Jerzy Dudek, herói polonês da virada do Liverpool contra o Milan de Ancelotti em 2005, atuou pelo Real Madrid em 2007 e afirmou ao jornal Marca estar dividido para este sábado.

Goleiro celebra conquista da Champions League 2004/05 pelo Liverpool — Foto: Reprodução / Twitter / Champions League

"Estava em Kiev em 2018 e estarei em Paris". E conclui: "Para mim, é 50/50, e eu não acho que você pode dizer que um dos dois é o grande favorito. Há muita qualidade em ambos os lados. Foi incrível como chegaram à final, especialmente o Real Madrid".