top of page

VEJA TAMBÉM

Veja a análise grupo a grupo e o guia completo para a Eurocopa Feminina 💫



Eurocopa Feminina tem início marcado para esta quarta-feira (06) — Foto: Divulgação / UEFA

Por Luciano Melo – 06 de julho

Nesta quarta-feira (06), será dado o pontapé inicial para a Eurocopa Feminina. E o OneSports, claro, não te deixará na mão!

Fizemos uma análise de todas as 16 seleções disputantes e traçamos nossos palpites para o caminho até a final. Salve esta matéria para tirar suas dúvidas ao longo da competição. Se liga!


Grupo A

Inglaterra

A Inglaterra nunca venceu a Euro, embora já tenha participado de duas finais. A equipe perdeu o primeiro torneio, em 1984, por 4 a 3 nos pênaltis, contra a Suécia, e, em 2009, por 6 a 2, para a Alemanha. Em 2017, na Holanda, as leoas ficaram na semifinal, por 3 a 0, contra as donas da casa.

Expectativa: Título. A Inglaterra joga em casa e parece muito melhor sob o comando de Sarina Wiegman. Passando da 1ª fase, é provável um encontro com Alemanha ou a Espanha nas oitavas de final.

Previsão: Final.

Destaque: Lauren Hemp, 21, atacante do Manchester City.

Áustria

A última Eurocopa em 2017 foi a estreia da Áustria no torneio. Na Holanda, as expectativas eram baixas, mas venceram Suíça e Islândia em seu grupo e até empataram com a França. A Áustria eliminou a Espanha nas quartas de final (nos pênaltis), antes de perder da Dinamarca nas semifinais, também em penalidades. Foi, de fato, histórico para as austríacas.

Objetivo: Passar de fase é o objetivo principal. Estreiam contra a Inglaterra, depois encaram a a Irlanda do Norte e jogam toda a sorte contra a Noruega.

Previsão: Fica na fase de grupos.

Destaque: Sarah Zadrazil, 29, meia do Bayern de Munique.

Irlanda do Norte

Após uma pausa de 15 anos (1991-2006), a seleção feminina da Irlanda do Norte voltou às disputas continentais. E a vitória contra a Noruega, na fase de grupos da Euro 2013, é o principal resultado da história norte-irlandesa.

Objetivo: O menor e pior país classificado no torneio, a Irlanda do Norte perdeu para os três adversários do grupo, Áustria, Inglaterra e Noruega, nos últimos três anos. Passar de fase já seria algo épico.

Previsão: Fica na fase de grupos.

Destaque: Rachel Furness, 34, meia do Liverpool.

Noruega

A Noruega quer esquecer o fracasso na Euro 2017. A seleção esteve presente em 11 das 12 Euros já disputadas, desde 1984, chegando a nove semifinais e seis finais. Os dois títulos vieram em 1987 e 1993.

Objetivo: A equipe tem boas chances de avançar no Grupo A, mas provavelmente enfrentará uma das favoritas do torneio, Alemanha ou Espanha, nas quartas de final.

Previsão: Semifinal.

Destaque: Ada Hegerberg, 26, atacante do Lyon.

Grupo B

Dinamarca

A Dinamarca participou da primeira edição da Euro, em 1984, e esteve em todos desde 1991, tendo sido vice em 2017, quando perdeu por 4 a 2 para a Holanda. Ficou na 3ª posição em 1991, 1993, 2001 e 2013.

Objetivo: Derrotada na final em 2017, a Dinamarca tem a esperança de chegar até o fim desta vez, mas o Grupo B é difícil, com as favoritas Alemanha e Espanha.

Previsão: Fica na fase de grupos.

Destaque: Pernille Harder, 29, atacante do Chelsea.

Finlândia

A Finlândia estreou na Euro em 2005. Em 2009, sediou a competição e chegou às quartas de final, quando parou na Inglaterra por 3 a 2. Em 2013, as finlandesas precisavam vencer a Dinamarca no último jogo da fase de grupos para chegar à fase eliminatória, mas só conseguiram empatar.

Objetivo: A Finlândia está num grupo muito difícil, com Espanha e Alemanha consideradas potências mundiais. Se conseguir a classificação, será uma incrível surpresa.

Previsão: Fica na fase de grupos.

Destaque: Natalia Kuikka, 26, defensora do Portland Thorns (EUA).

Alemanha

Somente em 1982 a seleção feminina da Alemanha disputou sua primeira partida internacional. E sabe de uma coisa? Elas se mostraram muito boas nisso. Em outras palavras, uma potência. Ganharam oito dos nove títulos europeus entre 1989 e 2013. Nunca duvide das alemãs.

Objetivo: Semifinal.

Previsão: Disputa com a Espanha a liderança da chave.

Destaque: Sara Däbritz, 27, meia-atacante do Paris Sain-Germain.

Espanha

A Espanha disputou três Euros, sem nunca ter chegado à final. O melhor desempenho na história foi a semifinal em 1997. Eles nunca venceram ou chegaram à final. O seu melhor desempenho até à data veio no seu primeiro Euro em 1997, quando chegou às semifinais. Agora, porém, a Espanha é uma proposta muito diferente, e parece pronta para fazer uma boa campanha em um grande torneio, mesmo sem Alexia Putellas, melhor jogadora do mundo, Bola de Ouro em 2021, lesionada.

Objetivo: Precisa vencer a Dinamarca e jogar a sorte no torneio contra a Alemanha.

Previsão: Quartas de final.

Destaque: Aitana Bonmatí, 24, volante do Barcelona.

Grupo C

Holanda

Atual campeã europeia, a Holanda chegou às semifinais da Euro pela primeira vez em 2009 e chegou ao ápice com o título em 2017, jogando em casa. O torneio valeu a imagem icônica do elenco passeando pelo canal de Utrecht.

Objetivo: Nesta edição, luta para ser líder no grupo. Se ficar em segundo lugar, atrás da Suécia, provavelmente encara a França nas quartas de final.

Previsão: Semifinal

Destaque: Vivianne Miedema, 25, atacante do Arsenal.

Portugal

Esta é apenas a segunda vez que Portugal participa no Euro. Na estreia, em 2017, terminou em último lugar no Grupo D, mas causou boa impressão. As portuguesas conseguiram a primeira vitória por 2 a 1, contra a Escócia, e perderam pelo mesmo placar diante da Inglaterra.

Objetivo: Com as potências Suécia e Holanda no grupo, fica difícil aspirar muita coisa no torneio.

Previsão: Fica na fase de grupos.

Destaque: Jéssica Silva, 27, atacante do Benfica.

Suécia

A Suécia tem uma história de orgulho na Eurocopa, vencendo a primeira em 1984 e sempre alcançando pelo menos as quartas de final. Elas também perderam três finais (1987, 1995 e 2001). Na última Euro, as suecas sentiram que tinham uma grande chance de vencer o torneio, mas foram eliminadas nas quartas de final pela Holanda.

Objetivo: Considerando o fato de que a Suécia chegou à final das Olimpíadas de Tókio, em 2020, com praticamente o mesmo time, as esperanças são altas de que elas possam chegar pelo menos às semifinais.

Previsão: Final.

Destaque: Stina Blackstenius, 26, atacante do Arsenal.

Suíça

A Suíça se classificou para a Euro apenas uma vez, em 2017, quando esperava chegar às oitavas de final. As suíça perderam para a Áustria na estreia, venceram a Islândia e empataram contra a poderosa França, sendo eliminadas.

Objetivo: Em um grupo com Suécia e Holanda, vencer primeiro jogo contra Portugal é vital.

Previsão: Fica na fase de grupos.

Destaque: Lia Wäilti, 29, volante do Arsenal.

Grupo D

Bélgica

A Euro 2017 é a única vez que a Bélgica se classificou. Milhares de torcedores viajaram para a Holanda para apoiar a equipe nos jogos em Breda e Tilburg. E quase um milhão de espectadores assistiram aos jogos contra a Noruega e a Holanda pela TV. As belgas perderam para a Dinamarca (1 a 0) e Holanda (2 a 1), que depois fariam a final do torneio. Mas ficou na história a vitória por 2 a 0 contra a Noruega.

Objetivo: Com o grupo mais equilibrado e imprevisível desta Euro, tudo pode acontecer. A briga será contra a Itália.

Previsão: Fica na fase de grupos.

Destaque: Tessa Wullaert, 29, atacante do Anderlecht.

Islândia

A melhor posição da Islândia na história da Euro em 2013, quando venceu a França nas oitavas de final. Em 2017, as islandesas tinham grandes expectativas, mas perderam os três jogos na fase de grupo, contra França, Suíça e Áustria.

Objetivo: Nos confrontos contra Bélgica e Itália, precisa, no mínimo, vencer um jogo e empatar outro.

Previsão: Fica na fase de grupos.

Destaque: Sara Gunnarsdóttir, 31, meia da Juventus.

França

A primeira Euro das francesas foi em 1997. E desde 2009, a geração de ouro de Henry, Le Sommer e Renard atingiu outro patamar. Na atualiade, os resultados ainda não convenceram. E esta é uma geração que não provou ter maturidade em grandes competições.

Objetivo: Se passar da 1ª fase, encara provavelmente Suécia ou Holanda. Difícil trajetória.

Previsão: Quartas de final.

Destaque: Marie-Antoinette Katoto, 23, atacante do Paris Saint-Germain.

Itália

Na década de 90, a Itália chegou à final da Euro duas vezes (1993 e 1997), derrota por Noruega e Alemanha, respectivamente. E depois de chegar às semifinais em seis dos sete primeiros campeonatos europeus, as italianas não passaram das quartas de final, perdendo para a Alemanha em 2009 e 2013. Em 2017, elas ficaram em último lugar do grupo, atrás de Alemanha, Suécia e Rússia.

Objetivo: Num grupo imprevisível, tudo pode acontecer. A briga pela vaga pode ficar contra a Bélgica.

Previsão: Quartas de final.

Destaque: Cristiana Girelli, 32, atacante da Juventus.


bottom of page