Finlandês se envolveu em incidente com tetracampeão mundial na última volta do GP da Áustria deste domingo
Por Redação do ZonaMista.net — Spielberg, Áustria
04/07/2021 15h21
Kimi Raikkonen recebeu uma punição por causar acidente com Sebastian Vettel durante a última volta do Grande Prêmio da Áustria, que teve Max Verstappen como grande vencedor, liderando de ponta a ponta.
O que houve?
Raikkonen vinha buscando ultrapassar George Russel, que estava em 11° lugar, durante a última volta da prova. No entanto, a partir da curva 4, o finlandês passa a sofrer pressão de Vettel, que vinha mais rápido. Assim, na saída da curva 5, o tetracampeão mundial tenta a passagem por dentro sobre a Alfa Romeo de Kimi, que acabou batendo no ex-companheiro de Ferrari. Os dois pilotos foram para o cascalho.
Kimi passou pela linha de chegada em 16°, enquanto Vettel não voltou à pista.
O que a direção de prova disse?
Veja o que consta no documento oficial:
"Saindo da Curva 5, Raikkonen fechou a porta para Vettel, o que causou uma colisão, levando os dois carros para fora da pista", disse a direção de prova.
Qual a punição aplicada?
A direção de prova divulgou depois da prova que Kimi sofreria uma penalização de drive through – nela, o piloto é obrigado a se dirigir ao pit lane, mas não para nos boxes. Como a punição foi aplicada após a prova, é realizada a média de tempo perdido na atuação.
Ou seja, o finlandês recebe uma punição de 20 segundos, além de dois pontos na carteira.
Como fica o grid?
Não muda. Raikkonen continua em 16°, ao pé em que Vettel permanece em 17° lugar, já que as Haas de Mick Schumacher e Nikita Mazepin estavam uma volta atrás.
E Russel, será punido?
Pouco antes do acidente entre os dois campeões mundiais, uma suposta defesa desleal de George Russel contra Raikkonen também foi analisada pela direção de prova, que nada aplicará, entendendo como lance de corrida.
Comments