últimas notícias

Análise: Os pontos-chave para Liverpool x Everton 📊


Dérbi de Merseyside toma a cena no sábado de premier League — Foto: Getty Images

Análise: Os pontos-chave para Liverpool x Everton 📊


Por Gabriel Lins, em Liverpool

20/02/2021 — 12h14

 

O clássico de Liverpool é um dos jogos que movimentam a Inglaterra neste sábado (20). É um confronto entre dois times que não fazem, por enquanto, um bom ano de 2021 e que brigam para estar na zona de classificação à próxima Champions League. O Liverpool é o 6º colocado e está a dois pontos do 4º colocado Chelsea, que apenas empatou com o Southampton na rodada. Já o Everton está só uma posição atrás do seu maior rival e adversário de amanhã, mas está a cinco pontos do G4.


Para ambos os times, portanto, é fundamental uma vitória no clássico para continuar persistindo pelos seus atuais objetivos. Por isso, é importante saber tudo que está em volta deste grande jogo que será realizado em Anfield.



Liverpool

 

O Liverpool chega ao clássico visando a se recuperar no campeonato. Vem de três derrotas consecutivas no Campeonato Inglês e precisa voltar para o G4 da competição. Precisará provar que o triunfo contra o Leipzig, na última terça (16), pelas oitavas de final da Champions League, é sinal de recuperação e não apenas um ponto fora da curva do que vem sendo apresentado nos últimos jogos. Na partida, isso ficará mais claro principalmente com a postura do sistema defensivo da equipe, mas especificamente com o rendimento de dois jogadores: Alisson e o zagueiro recém-chegado Ozan Kabak.


O goleiro brasileiro não vem de boas atuações na Premier League. Tem cometido muitas falhas ultimamente e terá que duelar com Calvert-Lewin, artilheiro do Everton, e o compatriota Richarlison, que dá muito trabalho pelo lado esquerdo e pisa bastante na área. Já o jovem zagueiro turco foi muito elogiado na vitória dos Reds contra o Leipzig e, por ser o zagueiro mais pronto que o Liverpool tem à disposição, precisará mostrar que está pronto para continuar com atuações sólidas e comandar a defesa ao lado de Henderson.


Pelo lado ofensivo, é necessário destacar que um eventual crescimento do Liverpool nesse aspecto passa pela melhora de Alexander-Arnold. O lateral inglês não faz boa temporada e é muito importante para a construção de jogo dos Reds. O jogador ainda está muito longe do rendimento que apresentou nos anos passados, quando o Liverpool conquistou a Champions em 2018/19 e a Premier League, na temporada passada.


Apesar de time inconsistente, Firmino também é a esperança de gols de Jürgen Klopp — Foto: Getty Images

Everton

 

Após um belo início de temporada, o Everton vem oscilando bastante nos últimos jogos e vem em uma fase ruim. Apenas uma vitória nos últimos seis jogos pela Premier League e com derrotas sofridas para times na parte de baixo da tabela, como Newcastle (17º) e Fulham (18º), em pleno Goodison Park. O técnico Carlo Ancelotti precisará melhorar principalmente o sistema defensivo. O goleiro Pickford vem de temporadas muito fracas e a zaga tem concedido muitos gols. Nos últimos sete jogos, por todas as competições, a equipe sofreu 16 tentos e não consegue um clean sheet há oito rodadas.


Calvert-Lewin quer aumentar a contagem de gols contra rivais de cidade — Foto: Getty Images

Para a partida contra o Liverpool, a equipe precisará jogar de forma inteligente, contando com uma boa atuação do seu setor de meio-campo para impedir a criatividade do rival e jogar de forma compactada. O objetivo é, principalmente, cuidar da movimentação do trio de ataque Salah-Firmino-Mané, que alternam muito de posição e confundem a marcação. Além disso, vai precisar muito da capacidade criativa de James Rodríguez, que sai da direita e tem muita liberdade para circular pelo campo e receber a bola.


Outro ponto fundamental é a bola chegar no camisa 9 dos Toffees. Normalmente não brinca em serviço, principalmente dentro da área. Calvert-Lewin, se tiver espaço e contando a grande temporada que faz, pode causar muito estrago, direta ou indiretamente, ou seja, construindo jogadas ou fundamentalmente balançando as redes.


Este jogo é de extrema importância para os dois times e suas ambições na competição, além de ser um clássico de grande rivalidade e com muitos jogadores capazes de fazer a diferença pra qualquer um dos lados. Portanto, a partida em Anfield é imperdível e promete ser emocionante. O Zona Mista, claro, cobrirá a partida.