top of page

VEJA TAMBÉM

Na volta do futebol, Borussia atropela o Schalke e segue na caça ao Bayern

  • Guerreiro foi o artilheiro, com dois tentos

  • Acompanhe toda a análise e o pós-jogo ao vivo


Comemoração do quarto e último gol da partida — Foto: Borussia Dortmund

Neste sábado (16), Dortmund e Schalke trouxeram o futebol de volta à televisão do povo brasileiro. E foi um chocolate: 4 a 0, com dois gols de Raphael Guerreiro.



Resumão


Mesmo sem Reus e sem Sancho durante grande parte da partida, os auri-negros marcaram quatro vezes. E, claro: se tem gol do Borussia, tem gol dele. O “cometa Haaland” mostrou que 'tem estrela' e marcou o primeiro gol da partida. Ainda marcaram: Thorgan Hazard e Raphael Guerreiro, por duas vezes. O Schalke mostrou uma fragilidade grande e pouco fez durante a partida. Não conseguiu trocar passes e poucas foram as vezes em que passaram do segundo terço do campo. Passaram o trator!



Estatísticas




1º tempo


O Borussia iniciou o jogo querendo a bola em seu pé, buscando trocar passes com calma e progredir aos poucos ao campo de ataque. Enquanto isso, o Schalke marcava pressão e tentava contra-atacar os donos da casa.


Até os 10 minutos iniciais o jogo mostrou um equilíbrio muito grande, sem domínio ou chances claras para nenhum dos lados. No entanto, o Dortmund começou a se impor mais depois desses momentos iniciais, o que gerou algumas possibilidades de abrir o placar. Apesar disso, o jogo seguiu zerado.


Aos 27’, em jogada trabalhada pelo lado direito do campo e com toque genial de Brandt, Thorgan Hazard cruzou da entrada da grande área o atacante Haaland finalizou, de joelho, e marcu o primeiro gol depois da pausa do futebol. Os auri-negros tiveram ainda chances mais perigosas criadas pelo mesmo lado direito do campo, acionando Hakimi, Brandt e Hazard.


Jogadores do Dortmund celebrando a anertura do placar — Foto: Borussia Dortmund

Aos 44’, a insistência em marcar alto e seguir com filosofia ofensiva geraram resultado: em saída de bola errada do Schalke, Brandt encontrou Raphael Guerreiro que bateu seco, cruzado, e estufou as redes no Signal Iduna Park, fechando a conta em 2 a 0 na etapa inicial.


Haaland tentando finalização durante primeiro tempo — Foto: Borussia Dortmund


2° tempo


O treinador David Wagner iniciou o etapa complementar com duas alterações: sai Raman para a entrada de Matondo, além da saída de Todibo para a entrada de Burgstaller.


Mas as mudanças de pouco adiantaram: Hazard logo ampliava o placar, após roubada de bola em tentativa de chegada do Schalke: finalizou e contou com a infelicidade do goleirão. Não perca a conta, 3 a 0.


Os azuis reais até tentaram sair mais para o ataque, mas nada conseguiram fazer. Erraram muitos passes e não conseguiram passar para o último terço do campo. O Borussia, por outro lado, tinha a partida totalmente controlada e recuou para, agora, jogar no contra-golpe.


E golpearam! Aos 17’, em jogada trabalhada pela zona central do campo, Guerreiro fez tabela com Haaland, que deixou o companheiro na cara do gol. Com toque de três dedos, fez o quarto.


Haaland (à esquerda) e Guerreiro (à direita) celebrando gol — Foto: Borussia Dortmund

O jogo seguiu na mesma 'vibe': o Dortmund controlando bem o jogo, não se afobando e esperando o erro do adversário (e foram muitos!). O Schalke não conseguiu impor seu jogo, errou bastante a troca de passes e foi engolido em campo. Assim, sem maiores emoções, o apito final surtiu e a goleada se concretizou.



E agora?


Com a vitória, o Dortmund agora joga toda a pressão para o Bayern, que enfrenta o Union Berlin (com cobertura completa do ZonaMista.net). O Borussia chegou aos 54 pontos, na vice-liderança. O time bavário tem 55. A próxima partida da eqipe é contra o Wolfsburg, no próximo sábado (23), às 10h30.


O Schalke 04 perdeu uma posição e foi ultrapassado pelo Freiburg, que empatou com o Leipzig. Com 37 pontos, joga no domingo (24) às 08h30.


コメント


bottom of page