últimas notícias

Kobe Bryant: uma homenagem do Zona Mista

Acompanhe a trajetória de um dos maiores jogadores da história do basquete; jogador faleceu neste domingo (26)


Atleta foi vítima de um acidente aéreo — Foto: NBA

Na tarde deste domingo (26), chega a notícia de uma perda enorme não só para o basquete mundial mas para todos os esportes e afins: uma lenda, Kobe Bryant, com 41 anos, viajava com mais quatro pessoas em seu helicóptero quando sofreram um grave acidente. Nenhum deles foi capaz de resistir aos ferimentos. Sua filha de 13 anos, Gianna Bryant, também estava à bordo.


Kobe e sua filha 'Gigi' — Foto: CBS


Vida pessoal

Kobe Bean Bryant ou apenas "Kobe Bryant", como era conhecido, foi um dos maiores jogadores da história do basquetebol, passando sua carreira por completa no Los Angeles Lakers, onde foi multicampeão, construindo uma carreira brilhante.

Filho do lendário jogador do Philadelphia 76ers, Joe Bryant, Kobe já teve sua inspiração desde muito pequeno. Aos 6 anos se mudou para a Itália, quando seu pai terminou o contrato com a NBA, e foi jogar na Europa, voltando para seu país natal apenas em 1991, onde, em pouco tempo, mostrou para que veio, sendo um dos poucos jogadores a serem escolhidos no Draft direto do high school.


Kobe com a jersey da Lower Merion HS, durante o high school — Foto: USA Today

Carreira


Ao longo de seus 20 anos como jogador, Kobe somou 5 títulos da NBA, 18 convocações para o All Star Game, 15 vezes presente no time ideal da NBA, jogador mais valioso (MVP) da liga em 2008 e 12 vezes sendo do plantel de melhores defensores da competição. Além das inúmeras conquistas individuais e coletivas com o time Angelino, Kobe também conquistou 2 ouros olímpicos e um ouro na Copa América de Basquete com a seleção dos EUA.

Um dia antes de sua trágica morte, Kobe foi ultrapassado por seu grande amigo LeBron James no quesito pontuação na história da NBA. Até então, ele era o terceiro da história, com exatos 33.643 pontos anotados, marca que LeBron, no último jogo dos Lakers, acabou batendo e sendo parabenizado demais por "irmão não-sanguíneo", como brincavam.

Bryant, em atividade pelos Lakers — Foto: People.com

Como já abordado, Kobe não era influência apenas nos esportes, o lendário jogador dos Lakers em 2018 conquistou um Oscar com seu curta animado chamado Dear Basketball, baseado em um poema sobre as despedidas de quadra. O animador de seu curta, Glen Keane, também ganhou o prêmio pela produção do trabalho.


LeBron e Kobe conversando durante partida da NBA, quando James ainda atuava pelos Cavaliers — Foto: AP Photo/Mark J. Terrill


Kobe nos deixou cedo, mas, mesmo assim, ficou marcado na história como uma verdadeira lenda, servindo de inspiração para a geração presente e com certeza pra inúmeras gerações futuras que certamente nunca irão deixar seu legado morrer: pelo contrário, sempre lembrarão com fervor e máximo de respeito.


Kobe, ao finald e uma partida — Foto: David Crane/Southern California News Group