últimas notícias

Itália confirma 1° lugar; Suíça vence; País de Gales perde, mas avança: o domingo de Eurocopa


Shaqiri celebra vitória da Suíça — Foto: Getty Images

A 'domingueira' de Euro 2020 marcou o início da 3ª rodada da fase de grupos. Começando pelo grupo A, Itália, País de Gales, Suíça e a eliminada Turquia entraram em campo para definir a classificação final e definir quem será o classificado direto para as oitavas juntamente à Itália.

O ZonaMista.net cobre TODAS as partidas da Euro 2020. Sempre que o apito final soar, não se esqueça de retornar ao site para acompanhar toda a análise pós-jogo. Após o fim das ações, fique à vontade para ver o resumão do dia neste mesmo link.


 

Suíça 3 x 1 Turquia

Gols: Suíça - Seferovic 6'; Shaqiri 26', 68' | Turquia - Kahveci 62'

Momento em que Seferovic marcava um dos gols da vitória suíça sobre a Turquia — Foto: Getty Images

Suíça e Turquia abriram o domingo de Euro, no começo da tarde, em ótimo jogo que aconteceu no Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão, e definiu os classificados, bem como o terceiro lugar do grupo A. A vitória foi da Suíça, em apresentação muito segura.

O jogo iniciou bem movimentado. A Turquia, com menos de cinco minutos de jogo, havia finalizado quatro bolas e tentava marcar. Entretanto, no minuto seis, com um chute forte, cruzado e rasteiro da entrada da área, Seferovic colocou os suíços à frente do placar. Mesmo com um bom início adversário, a Suíça era quem ditava o ritmo da partida e quem mais ficava com a bola. Além disso, apesar de ter menos finalizações a gol, as chances criadas eram mais perigosas. Um dos motivos pelo controle da posse era a imposição do meio de campo suíço, que dominava o setor, trocava passes rápidos e alternava com bolas quebrando a linha defensiva adversária, o que permitia à equipe rondar a área de ataque mais vezes. E foi exatamente assim que a bola chegou a Shaqiri para ampliar a vantagem, com um belo chute colocado de fora da área. E, assim, com dois gols de vantagem a Suíça recuou um pouco suas linhas e entregou a bola aos adversários, mudando um pouco o paradigma da partida. Do outro lado, essa posse turca não incomodava.

Na volta do intervalo o jogo manteve o mesmo parâmetro do primeiro. Apesar do 2 a 0, a Turquia não se dava por vencida e ainda tentava jogar futebol para reverter o placar, porém, dava espaços para a Suíça contra-atacar. Foi com esse pensamento que o meia Kahveci finalizou de fora da área e marcou um golaço, com chute colocado, diminuindo o placar e dando uma sobrevida aos turcos na partida. Estes que não faziam um jogo ruim e eram aguerridos, mas apresentavam muitos erros na marcação. Dessa forma, os suíços recuaram as linhas e passaram a jogar no erro adversário. E foi assim que Shaqiri fez o terceiro gol, seu segundo na partida: em jogada de contra-ataque, o meia do Liverpool recebe boa bola de Xhaka e chapa de primeira, estufando a rede mais uma vez. Assim, de maneira geral, foi mais um jogo gostoso e legal de se assistir da Euro 2020: as equipes se propuseram a buscar o gol. A diferença é que a Turquia continha muitos problemas defensivos e até mesmo de criação, se tornando uma seleção previsível, algo que os suíços não perdoaram e exploraram o tempo inteiro.

Com a vitória, a Suíça chegou aos quatro pontos e se manteve na 3ª colocação do grupo A. Sendo assim, ainda mantém chances de classificação via repescagem para a próxima fase. Já os turcos se despedem da competição e devem focar nas Eliminatórias da Copa, que voltam a acontecer a partir do dia 1° de setembro. / Felipe Wolp Lunardelli

Classificação do grupo A da Euro 2020 — Foto: Zona Mista



 

Itália 1 x 0 País de Gales

Gol: Pessina 39'

Pessina, durante comemoração de gol em Itália 1 x 0 País de Gales — Foto: Getty Images

Seguindo a rodada decisiva, a equipe reserva da Itália dominou e bateu País de Gales por 1 a 0 e manteve os 100% de aproveitamento na Euro.

Como esperado, a Itália tinha mais a posse de bola e ficava mais tempo no campo de ataque, durante o primeiro tempo. Sempre buscando bem mais o gol e trocando passes de forma objetiva, apesar de estarem sem os titulares, a seleção italiana conseguia ser muito superior em relação a País de Gales, que tinha dificuldades de chegar ao gol. Contudo, apesar do bom início italiano, a primeira finalização da partida veio apenas aos 14 minutos, com um chute de fora da área de Emerson, defendido por Ward. Ainda que lentamente, o jogo foi evoluindo em termos de qualidade e de emoção. A primeira e única finalização perigosa do País de Gales veio aos 26, numa cobrança de escanteio, com Gunter subindo de cabeça. Assim, como pouco incomodava a Itália, Gales acabou não oferecendo maior perigo ao adversário. E, a partir dos 27, a Itália dominava completamente a partida e começava a ensaiar o gol, especialmente chegando pelo lado esquerdo, com Emerson e Verrati. E o tento italiano saiu. Numa cobrança de falta pelo lado direito, Pessina desviou o cruzamento, aos 38 minutos, e mandou no canto rasteiro de Ward.

A etapa final começa do mesmo jeito, com a Itália superior e sendo mais perigosa que País de Gales. Aos 7, Bernardeschi cobrou falta e acertou a trave direita de Ward. Aos 19, chegou novamente. Chiesa disparou pela direita, entrou na área e rolou para Belotti, que bateu para o goleiro galês defender de coxa. Pouco depois, em cobrança de escanteio, Tolói subiu de cabeça e mandou muito perto da trave esquerda. Assim, com muitas dificuldades, País de Gales só incomodava na bola parada. E foi justamente assim que gerou sua melhor chance no segundo tempo. Aos 30, Robson desvia a cobrança de falta de cabeça para o meio da área, e Bale, sozinho, pegou de primeira e mandou por cima do gol de Donnarumma. A Itália até seguiu em cima, mas não conseguiu marcar o segundo gol. Mas que não fez falta. Sem alterar o placar, a Itália venceu a terceira em três jogos e se sagrou nas oitavas com 100% de aproveitamento.

Agora as equipes esperam a conclusão da rodada para saberem quem serão seus adversários nas oitavas de final. A Itália pega o segundo colocado do grupo C em Wembley, no sábado (26). No mesmo dia, País de Gales encara o segundo colocado do grupo B em Amsterdã (veja a classificação do grupo em Suíça 3 x 1 Turquia). / Gabriel Lins


 

Amanhã

  • Ucrânia x Áustria, às 13h - Grupo C

  • Macedônia do Norte x Holanda - Grupo C

  • Finlândia x Bélgica, às 16h - Grupo B

  • Rússia x Dinamarca, às 16h - Grupo B

Todos os jogos terão cobertura do ZonaMista.net.

(Horários de Brasília).