últimas notícias

GP dos 70 Anos: Do terceiro treino livre ao Qualifying, veja toda a história do sábado de Fórmula 1

  • Em outra dobradinha da Mercedes, Bottas largará na pole

  • Vettel e Leclerc decepcionam


Por Valentin Furlan e Saulo Bastos


Bottas conquistou sua 13ª pole position na carreira — Foto: Mercedes-AMG F1

Neste sábado (08), ocorreu o Practice 3 e o treino classificatório em Silverstone, para o Grande Prêmio dos 70 Anos, como foi nomeado o segundo round da rodada dupla na Inglaterra. Abaixo, o ZonaMista.net te conta tudo que rolou nas sessões!



3° TREINO LIVRE


Somente com 15 minutos de atividades, os primeiros pilotos foram à pista e iniciaram uma pequena sequência de voltas, sem, no entanto, se aproximarem dos tempos obtidos nesta sexta-feira (07), durante os treinos livres 1 e 2.


A dupla da Mercedes novamente seguiam se alternando na liderança. Primeiro com Bottas, que marcou 1m27s462 e depois com Hamilton, que superou o tempo do companheiro de equipe marcando 1m27s280.


Entretanto, com 40 minutos de atividade, Lando Norris (McLaren) encaixou uma boa volta, com 1m27s202, assumindo a liderança. Charles Leclerc (Ferrari) marcou 1m27s328 e subiu ao terceiro lugar.


Bottas recuperou a liderança, com o tempo de 1m26s784. Entretanto, Hamilton baixou a marca do finlandês em 0s163, assumindo novamente a liderança. Até aquele momento, restando apenas 10 minutos para o final do treino, as Mercedes eram os únicos carros a andarem na casa de 1m26s e assim permaneceram até o final.


RESULTADOS DO PRACTICE 3


Tempos do terceiro treino livre em Silverstone — Foto: FOM / Reprodução


+ Veja a classificação completa e atualizada do Campeonato Mundial dos pilotos e dos construtores


+ Confira como foram os treinos livres em Silverstone



QUALIFYING



Q1


Não foi de grandes surpresas. Em sua grande maioria, os pilotos foram ao asfalto com os compostos macios, de faixa vermelha, já que a grande pressão aerodinâmica e temperaturas demasiadamente altas projetadas para o domingo (09) de corrida trazem preocupações às equipes quanto ao uso desses pneus, que tem a menor vida útil, quando comparado aos de faixa amarela e branca.


A grande lamentação da sessão foi de Daniil Kvyat. O russo ainda reclamou pelo rádio de algo "solto" em seu cockpit. Dando socos em seu capacete e certamente irado pela 16ª colocação, se dirigiu ao paddock com sua AlphaTauri. Contudo, se por um lado a indignação reinava no lado da Alpha, o oposto se passava com a Williams, que teve George Russel como o último classificado para o Q2, à medida em que confirmou o 15° lugar. Na ponta, o destaque foi Verstappen (RBR), se postando à frente das Mercedes.



Q2


Pro amante de estratégia e tática, foi fantástico. De forma bem resumida: as Mercedes foram dominantes mesmo de pneus médios e, já no fim da sessão, até tiraram o pé para poderem largar com os compostos de faixa amarela; Verstappen talvez tenha sido o grande destaque - o holandês conseguiu uma ótima vantagem e sabendo da enorme dificuldade em fazer frente às Silver Arrows, fez a melhor volta com os pneus de faixa branca, duros; e Vettel foi a decepção, já que mesmo com os compostos macios, não fez frente à praticamente nenhum carro do grid e foi eliminado.


Completaram os 5 últimos: Russel (Williams), Grosjean (Haas) e Sainz (McLaren). À frente do tetracampeão, Sebastian Ocon, que largará em 11°. Hulkenberg, que ficou pelo caminho ao Q3 na semana passada, foi muito bem e foi o segundo mais veloz.



Q3


Salvo Daniel Ricciardo (Renault) e as Red Bull de Verstappen e Albon, que saíram do pit lane de pneus médios, todos foram à pista de compostos de faixa vermelha.


Hamilton liderou a sessão por sua totalidade. Contudo, ao zerar do cronômetro, Bottas conseguiu ótimo primeiro setor e largará na primeira colocação. Outro destaque fica para Nico Hulkenberg, que terá tudo para conseguir um lugar no pódio no Grande Prêmio, já que largará na segunda fileira, no terceiro lugar. A Ferrari de Leclerc não rendeu e o monegasco largará apenas na sétima posição do grid.



+ Veja a classificação completa e atualizada do Campeonato Mundial dos pilotos e dos construtores


+ Confira como foram os treinos livres em Silverstone



Com as atividades desta sexta e sábado encerradas, os pilotos voltam à pista apenas para a corrida, neste domingo, às 10h10 (horário de Brasília). Com a cobertura do ZonaMista.net, você fica por dentro de tudo o que rola no paddock, na Inglaterra, e tem a análise completa do GP dos 70 Anos.