últimas notícias

🏁 GP do Bahrein: McLaren incomoda, mas Verstappen lidera novamente no 2º Treino Livre


Assim como na sessão anterior, holandês liderou TL2 — Foto: Red Bull Racing

🏁 GP do Bahrein: McLaren incomoda, mas Verstappen lidera novamente no 2º Treino Livre

Publicado em 26/03/2021, às 13h01

Por Zona Mista — Manama (BAH)

 

A Red Bull veio forte na sexta-feira de treinos livres. Verstappen, após ser o mais veloz na primeira sessão, mais uma vez terminou com o melhor tempo de volta em 1m30s847. Atrás dele, com apenas 95 milésimos de diferença, veio Lando Norris, seguido de Hamilton, um décimo atrás.



 

Mais F1:




 

Trânsito em cena


Era óbvio que uma hora a menos - 30 minutos no TL1 e 30 minutos no TL2 - de treinos livres na sexta-feira gerariam alguma consequência e esta foi testemunhada logo na segunda sessão da temporada: uma vez que as luzes verdes se mostraram, todos os 20 pilotos foram ao asfalto, causando pista cheia. Não tivemos acidentes por isso - sequer chegamos perto -, mas...



 

'Saidinha' de Mazepin


...em seus primeiros minutos na pista, o novo piloto da Haas, Nikita Mazepin, causou a primeira bandeira amarela da sessão, quando escapou na curva 7, com os compostos duros - talvez pouco aquecidos. Não houve danos maiores. Faça-se justiça: Bottas, Norris e Verstappen também saíram da pista.



 

'Saidona' de Raikkonen


Tempo após o russo, foi a vez de Kimi Raikkonen perder aderência. A diferença foi que o finlandês bateu relativamente forte no muro do circuito e perdeu a asa dianteira. Houve o agito de bandeiras amarelas, mas que logo foram cessadas com o retorno do carro ao asfalto e, posteriormente, aos boxes. Primeiro lance mais perigoso na temporada 2021.



 

Tempos mais baixos


Durante o treino, foi visto uma troca intensa de carros dentro das primeiras posições: Hamilton, Bottas, Verstappen, Norris, Sainz foram alguns. Contudo, a surpresa ficou para Yuki Tsunoda (mais informações abaixo). O japonês, que faz sua estreia na Fórmula 1, nesta sexta, conseguiu fazer volta em 1m21s294, que seria um tempo ainda mais veloz que o de Verstappen, na primeira sessão. Isso aconteceu por conta dos programas de treino para a classificação. Com menos combustível e configurações mais agressivas, os pilotos puderam abaixar seus tempos com relativa facilidade.


Carro da Aston Martin, durante TL2 — Foto: Aston Martin F1

 

Boa sessão para AlphaTauri


Yuki Tsunoda e Pierre Gasly não deixaram a desejar. Os dois deram a volta por cima, após TL1 pouco convincente, e trataram de melhorar seus tempos. Conforme dito, o japonês chegou a assumir a vice-colocação. O francês, por outro lado, parece ter tido problemas com o equilíbrio do carro e perdeu a traseira em alguns momentos, conforme reclamou pelo rádio:


"Temos que fazer algo, porque não consigo pisar fundo, por algum motivo", avisou ao mecânico.

Apesar disso, as coisas parecem ter ido bem para a equipe e seus pilotos.


AlphaTauri testemunhou bons tempos no 2° Treino Livre, em Sakhir — Foto: Scuderia AlphaTauri

 

McLaren presente


O 3° melhor tempo no 1° Treino Livre, aparentemente, não foi o bastante para Lando Norris e a McLaren: o piloto britânico conseguiu a segunda melhor volta, terminando a menos de um décimo de diferença para Max Verstappen. Ricciardo foi o 6°. A suspeita de uma McLaren veloz nesta temporada vai se concretizando.


Ainda muito por vir no fim de semana, contudo.



 

Resultados


Veja os melhores tempos de volta:


Piloto da RBR foi líder, mais uma vez — Foto: Reprodução / FOM