últimas notícias

GP de Sochi: Hamilton larga na pole e Bottas larga apenas em terceiro após liderar treinos

  • Hamilton faz a pole e quebra o recorde de volta na pista

  • Veja o resumão do fim de semana, até agora


Por Saulo Bastos — Sochi, Rússia


Hamilton comemorando mais uma pole na temporada — Foto: Mercedes-AMG F1

Após uma trinca com três GPs seguidos na Bélgica, em Monza e Mugelo - estes últimos realizados na Itália -, a Fórmula 1 fez um intervalo de duas semanas e retornou às atividades do excêntrico calendário do Mundial de 2020 em Sochi, na Rússia.


Agora, o ZonaMista.net faz um resumo completo de tudo o que rolou até agora no fim de semana antes da corrida deste domingo (27).



Treinos livres marcados por surpresas


Na sexta-feira (25), primeiro dia de atividades, ocorreram os treinos livres 1 e 2, sendo o primeiro marcado pelo melhor tempo da Mercedes de Valteri Bottas, seguido de um surpreendente Daniel Ricciardo, que levou sua Renault ao segundo tempo. Max Verstappen foi o terceiro com a Red Bull, seguido das Racing Point de Sergio Pérez e Lance Stroll. A surpresa ficou por conta de Lewis Hamilton, que levou sua Mercedes apenas ao penúltimo tempo, ficando 2,793 segundos abaixo do tempo de seu companheiro de equipe.


Esteban Ocon, durante TL2, em Sochi — Foto: Renault F1 Team

No TL2 as coisas se normalizaram, com a Mercedes fazendo a dobradinha Bottas-Hamilton, nesta ordem. Daniel Ricciardo seguiu monstrando que a sua Renault veio muito bem acertada para o desafiador traçado de Sochi e anotou o terceiro melhor tempo, seguido das McLaren de Sainz e Norris. Sergio Pérez marcou a sexta volta mais veloz, seguido de Max Verstappen, Leclerc, Ocon e Vettel, que foi apenas o décimo. Destaque para a Williams de Latifi e Russel, agora sob nova direção, com as 15ª e 16ª voltas, respectivamente.


Já no sábado (26), Lewis Hamilton superou Bottas, que foi o segundo colocado com relativa folga, impondo uma diferença de quase oito décimos. Carlos Sainz (McLaren) foi o terceiro. Ocon (Renault) foi o quarto, Sergio Perez (Racing Point) foi o quinto e Verstappen (Red Bull), o sexto. Vettel surpreendeu e levou sua Ferrari à sétima posição. Stroll (Racing Point), Kvyat (AlphaTauri) e Ricciardo (Renault) completaram os dez melhores colocados. Destaque negativo para Lando Norris, que teve problemas e ficou na última colocação com a sua McLaren.



Treino Classificatório


Q1


No Q1, foram eliminadas as Haas, as Alfa Romeo e a Williams de Latifi. Vale lembrar que Kimi Haikkonen pode quebrar o recorde de Rubens Barrichello de maior número de participação em Grande Prêmios. Mesmo assim, largará no fim da fila.



Q2


O Q2 foi o momento mais emocionante do final de semana. Ricciardo (Renault) marcou o melhor tempo logo no início da sessão e permaneceu assim até o final da mesma. Valtteri Bottas (Mercedes) anotou a segunda volta e Sainz (McLaren), a terceira. Até aquele momento, restando pouco mais de quatro minutos para o retorno às garagens, Hamilton não possuía tempo marcado e se assim permanecesse largaria apenas em 15º.


Tentando um bom tempo, o inglês foi atrapalhado por Vettel, que perdeu o controle da sua Ferrari e bateu, causando assim uma bandeira vermelha e arruinando momentaneamente o desempenho do hexacampeão.


Tão logo a pista foi limpa e o recomeço da sessão autorizado, quase todos os pilotos foram à pista. Leclerc tentou, mas não conseguiu avançar e ficou apenas em 11º, retornando aos boxes trazendo uma enorme bagagem de frustração.


Enquanto isso, exatamente no último segundo para encerrar o cronômetro, Lewis Hamilton (Mercedes) abria a volta que lhe garantia o quarto melhor tempo e o avanço ao Q3.



Q3


Na última sessão, a combinação mais letal de homem e máquina justificou o sucesso que Hamilton e a Mercedes vêm tendo. O britânico marcou o melhor tempo, seguido de Valtteri Bottas com folga de 7 décimos.


Entretanto, os pilotos ainda possuíam um último jogo de pneus para uma última tentativa. Lewis melhorou seu tempo, assinalando 1m31s304 e estabelecendo, assim, o novo recorde da pista. Max Verstappen mais uma vez fez um excelente trabalho, melhorou seu tempo e garantiu lugar na primeira fila, desbancando Bottas, na terceira posição. Segio Pérez, de saída da Racing Point, seguiu demonstrando o bom piloto que é para conseguir um carro na próxima temporada, melhorou seu tempo e largará em quarto. Ricciardo foi o quinto, seguido de Sainz, Ocon e Norris. Gasly marcou o nono tempo e Albon o décimo.



Veja abaixo COMO SERÁ A LARGADA NESTE DOMINGO


Tempos do Treino Oficial, em Sochi — Foto: FOM / Reprodução

E agora?


Os pilotos voltam ao asfalto neste domingo (27), às 08h10 (horário de Brasília), para a largada do GP e Sochi. Lembrando que Lewis Hamilton deu um importante passo para tentar igualar o recorde de 91 vitórias na Fórmula 1 de Michael Schumacher.


Com a cobertura do ZonaMista.net, você fica por dentro de tudo o que rola no paddock da Rússia. Fique ligado nas nossas matérias, ao longo do fim de semana!