últimas notícias

GP de Portugal: Bottas despacha Hamilton e Verstappen e largará na pole position em Portimão


Valtteri Bottas largará na primeira posição do grid no Grande Prêmio de Portugal — Foto: Motorsport Images

Por Saulo Bastos, redator

Portimão, Portugal

 

Aconteceu neste sábado (01) o Treino Oficial que definiu o grid de largada para o Grande Premio de Portugal, a 3ª etapa do badaladíssimo Mundial de Fórmula 1 2021. Com o tempo limpo na região do Algrave, os pilotos foram à pista buscando o melhor lugar para disputarem as 66 voltas da prova de domingo (02). E Valtteri Bottas largará na pole, com volta apenas 7 milésimos menor que de Hamilton.

Era enorme a expectativa para esse treino em face ao elevado nível da disputa entre Mercedes e Red Bull, destacando o heptacampeão Lewis Hamilton e Max Verstappen, que luta pelo seu primeiro título. Coadjuvantes, os companheiros de equipe dos dois pilotos buscavam se firmar. Tanto Bottas, da Mercedes, e Pérez, da RBR, não foram bem no GP anterior e precisavam mostrar serviço.

Cronômetro em andamento e lá foram as 10 equipes e seus 20 pilotos para definir, em 18 minutos, quais os 15 pilotos que avançariam ao Q2. Na realidade, a expectativa era em definir quem mais seria eliminado, junto com as duas Haas, que não almejam nada além das últimas posições do grid, na temporada.

E o Q1 terminou com o melhor tempo de Bottas, com 1m18s722, seguido de Lando Norris e Hamilton. Ocon levou sua Alpine ao quarto tempo, seguido de Sainz, Pérez, Leclerc, Vettel (surpreendendo) Giovinazzi, Gasly, Verstappen, Tsunoda, Alonso, Raikkonen e Russell.

Uma enorme surpresa foi a eliminação precoce de Daniel Riccardo, que só conseguiu levar sua McLaren ao 16º tempo. Acompanharam o australiano: Lance Stroll, Nicholas Latifi, Mick Schumacher e Nikita Mazepin.

O Q2 foi marcado por uma intensa disputa entre os pilotos que, desde o início, se alternavam na liderança, marcando voltas mais rápidas em sequência e alternadamente. Hamilton marcou 1m17s968, quase meio segundo mais rápido que Bottas. Norris, mostrando uma excelente forma, marcava até ali o terceiro tempo, seguido de Ocon, Verstappen e Pérez. Vettel seguia surpreendendo e tinha o sétimo tempo, antes de Leclerc, Gasly e Alonso, completando o top 10.

Restando três minutos para o final, todos os pilotos foram aos boxes para calçarem um jogo de pneus novos e realizarem suas últimas tentativas de avançar ao Q3. Ainda, os pilotos deverão largar no GP de amanhã com o jogo de pneus em que obtiverem sua melhor volta nesta mini-sessão.

Os 10 melhores colocados foram: Hamilton, Bottas, Norris, Ocon, Verstappen, Leclerc, Sainz, Pérez, Vettel e Gasly. E, assim, foram eliminados: Russel, Giovinazzi, Alonso, Tsunoda e Raikkonen.

O Q3 iniciou com a expectativa sobre Lewis Hamilton alcançar sua 100ª pole position. Os 12 minutos finais reservaram fortes emoções aos expectadores e fãs de Fórmula 1.

Os pilotos iniciaram o Q3 marcando tempos altos, provenientes de voltas de instalação, mas quando passaram a correr pra valer, vimos Bottas anotando 1m18s348, apenas 7 milésimos acima de Hamilton. Pérez marcava até ali o terceiro tempo, seguido de Sainz, Norris, Leclerc, Gasly, Ocon, Vettel e Verstappen, que teve sua melhor volta anulada por ter excedido os limites da pista.

Restando 2 minutos para o final da sessão, os pilotos partiram para uma última tentativa em marcar a pole, todos com pneus novos. A disputa estava emocionante e naquele momento não havia como apontar quem seria o pole position.

Devido à mudança na velocidade do vento, os favoritos não conseguiram melhorar seus tempos e, desse modo, Bottas conquista a pole positon, adiando para o próximo GP a chance de Lewis Hamilton marcar a pole de número 100. Max Verstappen ficou com o teceiro melhor tempo, seguido de Pérez, Sainz, Ocon, Norris, Leclerc, Gasly e Vettel.

 

O grid de largada

Os tempos do Treino Classificatório deste sábado — Foto: Fórmula 1

 

O que vem por aí?

O Zona Mista segue fazendo a cobertura completa do fim de semana, com tudo o que rolar no asfalto no sábado e domingo. Nos siga no Facebook, Twitter e Instagram para não perder absolutamente nada do mundo da Fórmula 1!