Retomando as atividades do fim de semana em Mônaco, as equipes colocaram à prova as alterações e ajustes realizados durante a sexta-feira livre, enquanto os pilotos tiveram as últimas chances para dominar o, discutivelmente, circuito mais difícil do calendário da Fórmula 1. E a bola da vez foi o holandês Max Verstappen. O piloto da RBR conseguiu o menor tempo de volta do fim de semana, 1m11s294. Seguido dele, as Ferraris de Carlos Sainz e Charles Leclerc.
Resultados
O treino
Na mesma toada que Carlos Sainz, Charles Leclerc seguiu com o bom ritmo de quinta-feira (da segunda sessão, ao menos - o monegasco teve problemas na caixa de câmbio e passou a maior parte do TL1 na garagem) e aumentou a tensão no grid, postando a Ferrari como um real perigo para Red Bull e Mercedes na luta pela pole position.
Falando na Mercedes, uma sessão pouco produtiva para a equipe alemã. As temperaturas na pista estavam muito amenas, o que testou ao máximo a qualidade dos pilotos em atingir uma temperatura ideal de pneus e, consequentemente, mantê-la. E Hamilton deixou claro em conversa com os engenheiros pelo rádio, quando avisou estar sem aderência e saindo de trás a todo momento, que os problemas no quesito seguem para a equipe. Além disso, Bottas já havia feito previsões parecidas a respeito após as sessões de quinta.
Agora, um destaque a ser feito foi a McLaren, mais uma vez sob direção de Lando Norris, que conseguiu um belo 4° lugar na tabela de tempos e fez todos ponderarem qual o real objetivo da equipe na corrida, tendo em vista os problemas de adaptação da Mercedes ao asfalto frio. A depender do Classificatório de logo mais, almejar um lugar no pódio pode não ser absurdo. Por um outro lado, Daniel Ricciardo segue com problemas de adaptação ao novo carro e foi apenas o 13°, a 1,6 segundo do ritmo de Sainz.
Ainda falando de surpresas, Sebastian Vettel segue mostrando evolução e foi, novamente, mais rápido que Lance Stroll pela terceira vez em três sessões. Golpes de confiança para o alemão, que precisa de uma boa corrida e nada melhor que um circuito tão tradicional para fazê-lo.
Quanto aos acidentes, tivemos. E dois deles. Primeiro, Latifi veio em alta velocidade na curva 16, vindo da reta da piscina, e perdeu o controle da Williams, indo direto ao muro. Bandeira vermelha foi acionada, assim como em batida de Mick Schumacher na curva do cassino, quando foi à trilha suja e colocou a engenharia da Haas em situação complicada, já que teria que trabalhar rapidamente para devolver o carro inteiro antes do Treino Classificatório, às 10h. Pouco depois da sessão, no entanto, a Haas confirmou que Mick não participará do Qualifying e largará da última posição neste domingo (23). O acidente acabou encerrando a sessão mais cedo.
O Zona Mista segue fazendo a cobertura completa do fim de semana, com tudo o que rolar no asfalto no sábado e domingo. Nos siga no Facebook, Twitter e Instagram para não perder absolutamente nada do mundo da Fórmula 1!
留言