últimas notícias

GP da Estíria: Verstappen confirma favoritismo, vence Hamilton e consegue a pole position

Holandês fez a melhor volta do fim de semana em 1m03s841; Bottas ficou em 2°, mas largará em 5° por conta de penaldade, dando lugar na primeira fila a Hamilton

Por Redação do ZonaMista.net — Spielberg, Áustria

26/06/2021 11h12

 

Após três sessões de treinos-livres, chegou a hora de utilizar os dados ganhos durante a sexta-feira e a manhã de sábado para a definição do grid de largada para o Grande Prêmio da Estíria. E foi Max Verstappen quem garantiu a pole position para a corrida de domingo. Com 1m03s841, o holandês cravou o melhor lugar na pista e gerou comemoração dos torcedores nas arquibancadas. Hamilton e Bottas, que recebeu punição de três posições e, portanto, larga em 5°, vieram atrás.

LEIA: Hamilton desbanca Verstappen, e Mercedes volta a liderar no 3° Treino Livre

Max celebra bom resultado no Qualifying — Foto: Reprodução / Twitter

LEIA: Verstappen apresenta ótimo ritmo, e foi o novamente o mais veloz, no 2° Treino Livre


LEIA: Iniciando a rodada dupla na Áustria, Verstappen lidera o 1° Treino Livre

 

O grid de lagarda

As posições iniciais para o Grande Prêmio da Estíria — Foto: Fórmula 1

 

Q1

Não houve qualquer incidente. Tudo correu dentro dos conformes – algo raro, tendo em vista os diversos acidentes testemunhados nas últimas provas. Verstappen acabou realizando o melhor tempo, com 1m04s489, mas ainda sem bater a melhor marca do fim de semana, atingida por Hamilton no 3° Treino Livre – 1m04s369. Bottas, Norris, Lewis e Leclerc vieram atrás.

No fundo do grid, a briga era acirrada. Apesar de realizar ótima volta, Latifi não pôde evitar eliminação na mini-sessão por 33 milésimos de segundo, atrás de Daniel Ricciado, que surpreendeu negativamente na 15ª posição.

Outro ponto falho do treino foi Esteban Ocon, que havia conseguido terminar em um impressionante 3º lugar no 2° Treino Livre de sexta-feira. O francês, no entanto, vai largar apenas na 17ª colocação. Seu companheiro, Fernando Alonso, avançou ao Q2 com certa facilidade, dois décimos acima do necessário.

Completaram os cinco eliminados: Kimi Raikkonen – que passeou pelo cascalho na curva 4 –, Mick Shchumacher e Nikita Mazepin.

Resultados do Q1 no GP da Estíria — Foto: Fórmula 1

 

Q2

Como imaginado, houve muita emoção. Além disso, a estratégia começava a ser priorizada, uma vez que os pneus utilizados na largada seriam os mesmos a realizarem a volta mais rápida desta mini-sessão.

Pérez acabou sendo o mais veloz, marcando 1m04s197 – finalmente o melhor tempo do fim de semana até ali. Lando Norris e Pierre Gasly vieram atrás. Valtteri Bottas, Lewis Hamilton e Max Verstappen tiveram dificuldades em um primeiro momento, como previsto, com os pneus médios, mas, após mais uma tentativa, conseguiram avançar ao Q3 sem maiores problemas. A grande questão ficou para Sergio Pérez, que largará com os pneus macios, utilizando uma estratégia diferente da de Max, seu companheiro de equipe.

Mas nem tudo são flores, e vimos algumas surpresas entre os cinco eliminados. Primeiro, por incrível que pareça, a Williams de George Russel ficou a apenas 8 milésimos de segundo de Lance Stroll, o 10° colocado. Uma lástima para ele e para a equipe que, por outro lado, também comemorarão bastante a boa performance do carro.

Negativamente surpreendendo, agora, vinha Sebastian Vettel, que largará apenas em 14°. A esperança é de um ritmo de corrida mais poderoso no domingo.

Além do tetracampeão, Carlos Sainz foi outro a terminar eliminado. O espanhol teve volta deletada por sair dos limites da pista e acabou em 12°. Charles Leclerc, por outro lado, conseguiu ritmo um pouco melhor e avançou.

Ricciardo, que terminou na 2ª posição no TL2, também decepcionou, em 13°.

Resultados do Q2 no GP da Estíria — Foto: Fórmula 1

 

Q3

Começou elétrico. Verstappen, logo na primeira rodada de voltas, já marcava um tempo muito bom de 1m03s841, mais de dois décimos acima de Lewis Hamilton. Outro que fazia uma boa volta era Bottas, mas que acabou atrapalhado por Yuki Tsunoda em sua AlphaTauri – o incidente seria investigado após a sessão, informou a direção de prova; o Zona Mista trará informações – arruinando sua volta, que foi quase cinco décimos mais lenta que a do líder até ali.

Os pilotos, então, foram para os boxes, trocaram os pneus e os ataques cardíacos começaram. Só que não. Lewis acabou fazendo um primeiro setor muito ruim, enquanto Bottas também não melhorou seu tempo a ponto de conquistar o primeiro lugar e ficou em 2° – contudo, com a penalidade recebida por direção perigosa ao rodar nos boxes durante o TL2, laragará em 5°. Pérez também não foi bem. Assim, Max apenas completou sua volta e confirmou o primeiro lugar.

 

Fala, Max!

"Tem sido um bom fim de semana. A primeira volta do Q3 foi boa o bastante no fim. Muito feliz de fazer a pole aqui na casa da Red Bull."

 

Fala, Hamilton!

"Não foi a melhor das sessões, mas eu estou na segunda fila. Não acho que temos ritmo para ultrapassar a Red Bull, mas vou dar o meu melhor. E talvez sejamos surpreendidos amanhã com chuva."

 

E agora?

A largada para o Grande Prêmio da Estíria acontece às 10h de domingo (27). O Zona Mista, como sempre, fará a cobertura de toda a corrida. Siga nossas páginas no Facebook e no Twitter para não perder absolutamente nada!