últimas notícias

GP da Áustria: Bottas vence Hamilton por 0,012s e larga na Pole; Ferrari decepciona

  • Hamilton fica com a segunda posição no grid

  • Enquanto Leclerc é o 7°, Vettel sequer chegou ao Q2


Por Saulo Bastos — Spielberg, Áustria


Bottas celebrando primeira posição na largada — Foto: Dan Istitene / Formula 1

O treino oficial que definiu o grid de largada foi um aperitivo interessante para os fãs da Fórmula 1, disputado segundo a segundo desde o Qualifying 1. Acompanhe todos os detalhes.



INÍCIO DOS TRABALHOS NO Q1


Um arrojado Max Verstappen encaixou uma volta excelente marcando 1m04s024, apenas 0,087 s do segundo colocado, Valtteri Bottas, que marcou 1m04s111. Lewis Hamilton anotou o terceiro tempo em 1m04s198. Na sequência tivemos Stroll, Leclerc, Sainz, Pérez, Vettel, Ricciardo, Gasly, Norris, Albon, Ocon, Kvyat e Grosjean, todos esses classificados para a segunda parte do Treino Classificatório.


Briga intensa: do primeiro e décimo terceiro colocado, a diferença de tempo de volta foi menor que um segundo.


Foram eliminados: Magnussen (Hass), Russel (Williams), Giovinazzi e Räikkönen (Alfa Romeo) e Latifi (Williams). Destaque para a Williams de Russel que por apenas 73 milésimos não avançou para o Q2. Ainda, destaque negativo para a Alfa Romeo, que confirmou o péssimo momento vivido com dois pilotos eliminados, um enorme retrocesso comparado ao desempenho do time no ano passado.


Räikkönen foi apenas o penúltimo colocado no Q1 — Foto: Alfa Romeo Racing


Q2 EQUILIBRADO


Conforme já esperado, foi marcado pelos melhores tempos do final de semana. Se Verstappen havia sido o mais rápido no Q1, o que se viu a seguir foi um show à parte de Bottas, que fez uma volta excelente e marcou 1m03s015, o melhor tempo do fim de semana até ali. Vale lembrar que o tempo de pole de 2019, de Charles Leclerc foi 1m03s003.


Hamilton marcou o segundo tempo em 1m03s096, apenas 81 milésimos abaixo de Bottas. Mais uma vez, a RBR foi bem e marcou o terceiro tempo, mas desta vez com Albon.


Bottas, durante Treino Classificatório deste sábado (04) — Foto: Mercedes-AMG F1

Lando Norris e uma empolgante McLaren anotaram o quarto tempo, seguido pelas Racing Points de Sergio Pérez e Lance Stroll. Sainz, Verstappen, Riccardo e Leclerc fecharam a sequência dos dez melhores e classificados para o Qualifying 3.


Foram eliminados Vettel, que errou no final de sua volta, a dupla da AlphaTauri Gasly e Kvyat, Ocon e Grosjean.


Vettel não terminou o Qualifying — Foto: Scuderia Ferrari

BRIGA PELA POLE NO Q3


Cronômetro em andamento e seguiram para a pista as duas Mercedes, seguidas das duas máquinas da McLaren. Bottas voou baixo e marcou o tempo de 1m02s939, pulverizando, assim, o tempo da pole do ano passado. Hamilton cometeu um pequeno erro no final da sua volta e anotou 1m03s061. Verstappen e Albon marcaram os tempos três e quatro, respectivamente, seguidos de Sainz, Stroll e Pérez. A seguir, as equipes foram aos boxes para troca de pneus e retorno ao asfalto para uma última tentativa.


Bottas vinha em volta lançada quando perdeu o controle de sua Mercedes e passeou pela caixa de brita. Lewis Hamilton teve em suas mãos a chance de tomar a pole, porém, cometeu novamente um erro e não fez mais do que apenas melhorar seu próprio tempo, ficando ainda, contudo, a 12 milésimos de seu companheiro.


Hamilton (à esquerda) e Bottas (à direita) se cumprimentando após fim do Q3; os dois pilotos marcaram tempo na casa de 1m02s — Foto: Leonhard Foeger / AFP

Max Verstappen, marcou o terceiro tempo, mas vale lembrar que irá largar de pneus médios, apostando em uma estratégia diferente. Lando Norris levou a McLaren a um excelente quarto lugar. Alexander Albon (RBR), Sergio Pérez (Racing Point), Charles Leclerc (Ferrari), Carlos Sainz (McLaren), Lance Stroll (Racing Point) e Daniel Ricciardo (Renault) completaram os dez primeiros.


Ao final do treino o grid ficou definido assim:


Resultado do Q3 no treino classificatório do GP da Áustria — Foto: Reprodução/FOM


A largada do primeiro GP da Temporada 2020, em Spielberg, acontecerá amanhã às 10h10. O ZonaMista.net fara a cobertura completa da corrida. Para ver o resumo e análise de todos os treinos do fim de semana, clique aqui!