últimas notícias

Federer salva 7 match points, vence e enfrenta Djoko nas semis do Australian Open

Tenista suíço conseguiu a vitória mesmo depois de passar sufoco em jogo extremamente complicado


Roger Federer, ao final da partida — Foto: Australian Open

Na madrugada desta terça-feira (28), Roger Federer enfrentou, pelas quartas de final do Australia, Open, o americano Tennys Sandgren, em um jogo repleto de emoções e reviravoltas.


Não pense que o americano não joga um bom tênis. Mesmo se encontrando somente na posição de numero 100 do ranking da ATP, Sandgren conseguiu eliminar dois jogadores muito bem nivelados, eles Matteo Berrettini e Fabio Fognini, , respectivamente, 8° e 12° no ranking. Como se não bastasse, o norte-americano fez Roger Federer suar e jogar o seu melhor tênis.


Torcedores de Federer marcaram presença na partida — Foto: Australian Open


1° set


Federer abriu o jogo preferindo pontos curtos e dinâmicos, sem muita troca. Desta maneira, Roger garantiu o primeiro set por 6-3 de maneira bem segura. Ainda que os golpes de backhand de Tennys fossem bons, o americano pecava muito no saque e no forehand. Assim, Federer chegou a ter 6 break points só no 1º set. Mas, destes 6, garantiu a quebra em sua última chance.



2° set


Tennys parecia ter entrado mais no jogo e começou a se defender muito bem no fundo da quadra. Desta forma, obrigou com que Federer jogasse pontos mais longos, forçando alguns erros do europeu. Perante isso e ao fato de o suíço ter começado muito mal, Sandgren garantiu o set num 6-2, após ter quebrado o saque de Federer em duas oportunidades.


Vista aérea de Federer em ação — Foto: Australian Open


3° set


Tennys continuou se defendendo muito bem e sacando com competência. A verdade é que, somado a isso, Federer se irritou consigo mesmo após ter perdido três quebras de saque seguidas e após ter proferido algum xingamento em alemão (em alto e bom tom). Ele acabou recebendo um warning da arbitragem. Ao fim desse game, Federer sente algo em sua perna direita e pede pelo atendimento medico. Posteriormente, voltou menos móvel para o set o que acarretou em sua derrota parcial.


Tennys, durante jogo contra Federer — Foto: Australian Open


4° set


O americano seguiu com o bom saque, quase não dando chances à defesa do suíço e, quando dava, Roger, menos móvel, arriscou bastante e tentou compensar na mão, se defendendo com pontos curtos novamente. Por grande parte desse set, Roger errou lances em que tinha que se apoiar na perna direita. Foi só no fim do set em que ele começou a resolver esse problema: salvou 7 match points e levou o set para o Tie-break, onde ganhou por 10-8.



5º set


Com os dois atletas visivelmente cansados, apostaram nos saques para levar o partida. Entretanto, Federer ajustou sua direita e algumas bolas que não entraram no decorrer da partida, começaram a entrar, dando vantagem ao suíço. Roger conseguiu uma quebra de saque e acabou vencendo a partida.


Placar final: 6-3; 2-6; 2-6; 7(10)-6(8); 6-3.


Jogadores focaram nos saques, no último set — Foto: Australian Open


Assim, Federer enfrenta Djokovic na semifinal do Australian Open, depois de o sérvio vencer Milos Raonic, nesta manhã de terça-feira (28). Você acompanha tudo desta partida, aqui no Zona Mista.


Federer comemorando, contra Sandgren — Foto: Australian Open