últimas notícias

De comprador para revelador: como o Palmeiras mudou de filosofia e começou a investir na base

Jóias da Academia têm sido presença constante sob o comando de Luxemburgo


Promessas provindas da base são a novidade palmeirense na temporada — Foto: SE Palmeiras

Se nos últimos anos a torcida do Palmeiras acostumou-se a ver o time fazendo contratações e mais contratações em todas as janelas, agora parece que a filosofia do clube mudou e os palmeirenses verão novas caras, mas das categorias de base.


O Palmeiras gastou cerca de R$ 250 mi em contratações só na gestão de Mauricio Galliote, número esse que comprova o que foi dito acima. Todo esse esforço financeiro com um objetivo maior em mente, a conquista Libertadores.


Entretanto, falamos de futebol e nem sempre as coisas saem como planejado. No caso do Palmeiras, não foi diferente. Com esse montante gasto e sem o principal título, a pressão só aumentou e a diretoria do clube da Barra Funda mudou de treinador e de filosofia.


Para 2020, o clube contratou menos, somente em pontos específicos, e trabalhou com as categorias de base que vinham tendo sucesso nos campeonatos de formação.

Até agora, isso parece ter dado certo. Além de conseguirem rodagem no time titular e sempre entrarem nos jogos, os meninos da base também tiveram seus contratos renovados. No sábado, o clube anunciou a renovação com Patrick de Paula. Além dele, anteriormente já haviam também renovado os meias Gabriel Menino e Alan Guimarães, o lateral esquerdo Lucas Esteves e o atacante Wesley. Fora desta lista, Gabriel Veron teve seu vínculo estendido ainda no final do ano passado.


Se essa mescla de juventude com experiência no elenco irá dar certo só o tempo dirá, entretanto, vejo com bons olhos a coragem que se teve para mudar de filosofia. Afinal, o Palmeiras esteve sempre brigando por títulos e ganhando alguns deles nos últimos anos, ainda que não viesse a Libertadores. A obsessão pela taça continental falou mais alto e a diretoria resolveu mudar. E aí, torcedor palmeirense, vai dar certo?