top of page

VEJA TAMBÉM

De Bruyne lidera vitória belga; Holanda também segue 100%: o resumão da quinta-feira de Eurocopa


Memphis Depay marcou na vitória da Holanda — Foto: Getty Images

A quinta-feira de Euro 2020 marcou o início da segunda rodada para o grupo C e uma boa resolução da classificação do B.

O ZonaMista.net cobre TODAS as partidas da Euro 2020. Sempre que o apito final soar, não se esqueça de retornar ao site para acompanhar toda a análise pós-jogo. Após o fim das ações, fique à vontade para ver o resumão do dia neste mesmo link.

Sem mais, vamos aos jogos...


 

Holanda 2 x 0 Áustria

Gols: Depay (PÊN) 11', Dumfries 67'

Neerlandeses, após Depay abrir o placar, de pênalti — Foto: Getty Images

Como último jogo do dia, a Holanda recebeu a Áustria em Amsterdã e venceu pelo placar de 2 a 0 e automaticamente se pôs nas oitavas de final da Euro 2020. Por outro lado, eliminou a Macedônia do Norte, que fica sem chances matemáticas de avançar.

O jogo começa com a Holanda trabalhando mais a bola, mas tendo dificuldade no último passe, enquanto a Áustria tentava atacar pelo lado esquerdo do campo com apoio do Umer. Aos nove minutos, o VAR viu um pisão de Alaba em Dumfries dentro da área e chamou ao monitor o árbitro, que assinalou pênalti. No minuto seguinte, Depay bateu no canto direito e guardou. Mesmo atrás no placar, a Áustria mantinha dificuldades de colocar a bola no chão e abusava muito da ligação direta, com a bola passando pouco pelo Sabitzer, o jogador com melhor capacidade criativa do time. Já a Holanda, depois do gol, caiu bastante de produção, deixando os austríacos gostarem do jogo. Também tinham dificuldade de ligar o meio-campo com ataque, apenas quando De Jong e Wijnaldum aceleravam é que tinham sucesso, especialmente com o apoio do Van Aanholt pela esquerda. No apagar das luzes, a Holanda perdeu uma chance claríssima. Aos 34, Weghorst recebeu um belíssimo lançamento do Van Aanholt e rolou para Memphis Depay que, livre de marcação e dentro da área, mandou por cima do gol Em um primeiro tempo de pouca inspiração, o pênalti fez toda a diferença e a Holanda foi para o intervalo em vantagem.

A etapa final começou na mesma pegada que a primeira, com a Holanda com dificuldades no último passe e a Áustria sem conseguir penetrar e incomodar a defesa adversária. No entanto, as chances começaram a acontecer pelo lado holandês. Aos 15, após uma cobrança de escanteio, De Vrij desvia de cabeça, De Ligt chuta em cima da marcação e a bola por pouco não entra no gol do Bachmann. Acabou que nem fez tanta falta assim, porque não muito tempo depois a Holanda ampliou. Aos 22, após uma bola brigada no meio de campo, Depay lançou Malen em velocidade, que, na cara do gol, só rolou para Dumfries, seu companheiro de PSV, chegar como elemento surpresa e estufar a rede austríaca. Logo depois, a Áustria tentou a reação, mas ficou apenas no susto. Seguindo uma cobrança de escanteio, aos 25, Kalajdzic cabeceou muito perto da trave esquerda do Stekelenburg. E ficou nisso. A Áustria foi pro abafa no final, mas sem dar perigo suficiente ao gol holandês para reverter o placar.

Na 3ª e última rodada da fase de grupos, a Holanda joga contra a eliminada Macedônia do Norte, enquanto a Áustria joga contra a Ucrânia pela classificação direta às oitavas - o vencedor fica com a vaga. As duas partidas serão disputadas às 13h da próxima segunda (21). / Gabriel Lins

Classificação do grupo C da Euro 2020 — Foto: Zona Mista


 

Dinamarca 1 x 2 Bélgica

Gols: Dinamarca - Poulsen 2' | Bélgica - T. Hazard 54'; De Bruyne 70'

Seleção belga, durante vitória por 2 a 1 na 2ª rodada da fase de grupos da Euro — Foto: Getty Images

Com dois tempos distintos, o jogo válido pela segunda rodada do grupo B teve a Bélgica visitando a Dinamarca em Copenhague e vencndo de virada por 2 a 1. A partida ficou marcada por uma homenagem feita a Eriksen aos 10 minutos de partida, quando a bola foi colocada à linha lateral e todos no estádio aplaudiram em nome do meia, que sofreu um ataque cardíaco no último sábado (12).

A partida mal havia começado e, para surpresa de muita gente, a Dinamarca abriu o placar. Aos dois minutos, Hojbjerg roubou a bola lá na frente e rolou para Poulsen, dentro da área. O camisa 20 bateu cruzado, sem chances para Courtois. E não parou por aí. Aos quatro, Maehle faz bela jogada individual pela esquerda e entra na área, mas Courtois salva a Bélgica na hora da finalização. E, mesmo após o gol, a Dinamarca continuou pressionando e sendo muito mais perigosa que o adversário. Tinha mais a bola, pressionava a e saía com muito mais velocidade nos contragolpes. Enquanto isso, a seleção belga não conseguia passar da marcação dinamarquesa e forçava muito o jogo no Lukaku. Mais uma vez, os dinamarqueses vieram a chegar com muito perigo, aos 34. Damsgaard faz bela jogada individual e finaliza com a bola passando muito próximo à trave. Sem mais gols, o jogo foi para o intervalo com a Dinamarca na frente.

Na volta do intervalo, Roberto Martínez colocou Kevin De Bruyne, voltando de lesão, para jogar. E deu resultado. Aos nove, Lukaku recebe do meia do Manchester City na direita, arranca e toca para trás. De Bruyne domina, tira dois marcadores com apenas um drible e só rola para Thorgan Hazard empatar o jogo em Copenhaga. Com as alterações e o gol marcado, a Bélgica se soltou mais e passou a ter a posse e mais volume de jogo, além de já possuir um time mais qualificado. A Dinamarca até chegou com perigo com uma jogada individual de Maehle, mas parou em defesa segura do Courtois. Melhor no tempo, a Bélgica buscou a virada. Aos 25, Lukaku evita a saída de bola na linha de fundo, limpa dois marcadores, e toca para Thorgan Hazard, que, de primeira, rola para o irmão, Eden Hazard. O camisa 10 belga abriu na esquerda para De Bruyne bater rasteiro no canto direito de Schmeichel para virar o jogo. Atrás no placar, a Dinamarca tentar buscar o empate. Aos 29, Braithwaite recebeu um toque de peito dentro da área e bateu rasteiro para boa defesa do Courtois. Aos 41, novamente Braithwaite recebeu cruzamento da direita e cabeceia no travessão. Assim, mesmo tentando demais, a Dinamarca não conseguiu alterar o placar.

De Bruyne, melhor em campo, festeja gol da vitória sobre a Dinamarca — Foto: Getty Images

Bélgica e Dinamarca voltam aos gramados na próxima segunda-feira (21). Ambas jogam às 16h, enfrentando, na ordem, Finlândia e Rússia. / Gabriel Lins

Classificação do grupo B da Euro 2020 — Foto: Zona Mista


 

Ucrânia 2 x 1 Macedônia do Norte

Gols: Ucrânia - Yarmolenko 29'; Yaremchuk 34' | Macedônia do Norte - Alioski 56'

Yaremchuk coloca a Ucrânia ainda mais à frente no placar — Foto: Getty Images

Abrindo o dia, Ucrânia e Macedônia do Norte protagonizaram um jogaço de bola. Os ucranianos desperdiçaram chances, incluindo um pênalti no fim, e quase tiveram os três pontos da vitória por 2 a 1 tomados pelos eslavos. Tudo isso em clima de mata-mata, já que uma derrota para qualquer um dos lados praticaria eliminaria a seleção da competição, após ambas também estrearem perdendo.

A etapa inicial foi de amplo domínio da Ucrânia, que encontrava uma Macedônia do Norte extremamente degradada na marcação, permitindo passes mais longos em direção à área defensiva e não se postando contra chutes e bolas em profundidade. O resultado disso é uma óbvia vitória por 2 a 0. Primeiro, aos 29 minutos, Karavaev desviou cruzamento proveniente de escanteio para a segunda trave. Lá estava Yarmolenko, que teve apenas o trabalho de mandar para a meta poucos metos à frente, no contra-pé do goleiro. Cinco minutos depois, o próprio Yarmolenko recebe passe de Zinchenko e lança Yaremchuk. O meia ampliou, deslocando Dimitrievsk. Este, inclusive, que trabalhou muito e foi, com certeza, o melhor jogador eslavo-macedônio da partida, apesar de dois gols concedidos. Poderia ser - muito - mais.

Ucranianos celebram gol em vitória sobre a Macedônia do Norte — Foto: Getty Images

O jogo recomeça com muita tensão. Se a Macedônia do Norte seguisse sem pontuar, chegaria na 3ª rodada potencialmente eliminada, sequer podendo ir à repescagem; para a Ucrânia, um empate só a jogaria no bolo lutando pela segunda vaga, sem qualquer garantia e chegando na rodada final lutando pela vida. Por conseguinte, foi uma postura muito mais agressiva da Macedônia do que a vista na etapa inicial, enquanto a Ucrânia apostava em jogadas em velocidade, tentando matar o jogo e manter uma boa consistência defensiva. E surtiu efeito para os eslavos. Aos 10, Pandev foi derrubado dentro da área e a arbitragem apontou a marca da cal. Na cobrança, Alioski bateu mal e viu o goleiro defender, mas, na sobra, mandou para o gol vazio, apimentando ainda mais o jogo. E a seleção ainda teve a chance do empate, quando roubou a bola e armou boa jogada na entrada da área. Contudo, passe para Elmas foi forte e, ao invés de deixar o camisa 21 de cara para Buschchan, a jogada resultou em tiro de meta. A Ucrânia respondeu e quase jogou um balde de água fria na reação, quando Malinovskyi encontrou Tsygankov livre dentro da área e o meia termina pegando mal e mandando para fora. Mais, a Ucrânia ainda teve um pênalti aos 36 minutos, quando o árbitro se dirigiu ao monitor para flagrar toque de mão polêmico de Avramovski. Malinovskyi bateu mal, à meia-altura, e Dmitrievski seguiu mostrando performance de ouro nesta quinta-feira. Mesmo assim, as chances perdidas não tiveram influência capital, e a vitória veio.



A próxima partida da Ucrânia será contra a Áustria, enquanto a Macedônia do Norte enfrenta a poderosa Holanda. Como de praxe, todos os jogos de mesmo grupo da última rodada serão disputados ao mesmo tempo, às 13h da próxima segunda-feira (21). / Valentin Furlan



 

Amanhã

  • Suécia x Eslováquia, às 10h - Grupo E

  • Croácia x República Tcheca, às 13h - Grupo D

  • Inglaterra x Escócia, às 16h - Grupo D

Todos os jogos terão cobertura do ZonaMista.net.

(Horários de Brasília).

留言


bottom of page