últimas notícias

CONMEBOL confirma programa de ajuda milionário para clubes da Libertadores e Sul-Americana

  • Medidas foram anunciadas via ofício na manhã desta quarta (05)

  • Clubes brasileiros serão beneficiados


Por Felipe Wolp Lunardelli e Valentin Furlan — Assunção, Paraguai


CONMEBOL ajudará clubes, em função da pandemia do novo coronavírus — Foto: Henry Romero / Reuters

Em nota oficial, a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) anunciou nesta quarta-feira que honrará todos os voos fretados de equipes visitantes durante a disputa das copas continentais, Libertadores e Sul-Americana. O programa será válido apenas para a temporada 2020.



"A CONMEBOL põe à disposição um auxílio financeiro financiado a clubes participantes da Libertadores e Sul-Americana", disse a entidade.



Alguns meses atrás, a organização também já havia distribuído mais de 14 milhões de dólares (algo próximo de R$ 74 milhões, na cotação atual) para seus membros associados, referentes a um adiantamento de até 60% das premiações e direitos de participação.


Como a América do Sul é um dos continentes mais afetados pelo Covid-19, a CONMEBOL entendeu que deveria ir além de somente custear os voos e também disponibilizará cerca de 6 milhões de dólares (R$ 31 milhões, aproximadamente) para os clubes cobrirem os valores para exercício dos testes de diagnóstico do novo coronavírus.


Consequentemente, clubes brasileiros receberão uma ajuda financeira para o enfrentamento da pandemia. São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, Santos e Athletico Paranaense serão os beneficiados. A Libertadores está com seu retorno marcado para 15 de setembro. Já a Sul-Americana, para o dia 27 de outubro.


Tricolor paulista chegou a atrasar salários para não fechar meses no vermelho; clube se recupera de crise financeira — Foto: Bruno Ulivieri / AGIF