últimas notícias

Com gol de Jô e falha de Julio César, Corinthians vence, joga bem e crava vaga às semis do Paulista

  • Éderson e Jô construíram a vitória por 2 a 0

  • Timão se junta ao Palmeiras e é o segundo grande a carimbar vaga para a próxima fase


Por Valentin Furlan — São Paulo, Brasil


 

RESUMÃO


Na noite desta quinta-feira (30), o Corinthians bateu o RB Bragantino em partida válida pelas quartas de final do Paulistão 2020. Com direito a gol do reestreante Jô, que não marcava desde o ano passado, o Timão venceu por 2 a 0 e enfrenta o Mirassol na Arena Corinthians, no próximo domingo (02).



OS 90 MINUTOS


Foi uma partida muito segura do Corinthians. Apesar de sofrer com lances agudos do Braga na etapa inicial, se fechou muito bem e soube usar da posse de bola para cadenciar a partida, a partir de gol-relâmpago de Éderson no primeiro lance da partida. O time de Bragança Paulista se retraiu nos últimos 45 minutos depois de conceder segundo gol, de Jô, e não teve maior ímpeto para furar a parede defensiva corintiana (veja mais informações abaixo).



REESTREIA DE JÔ


Apesar de estar em péssimas condições físicas e fazendo apenas sua primeira partida pelo Corinthians após acertar volta do Japão, Jô marcou seu primeiro tento nesta terceira passagem pela equipe de São Paulo. Em escanteio, subiu mais alto que a zaga e marcou de cabeça, vencendo o guarda-redes Julio César. O centroavante não atuava desde dezembro do ano passado e foi artilheiro pela primeira vez em mais de 10 meses.


Jô reestreou marcando tento contra o RB Bragantino — Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians


FALHA DE JULIO CÉSAR


Ex-goleiro corintiano, Julio César falhou no gol-relâmpago marcado por Éderson, aos 27 segundos de partida. Logo na primeira jogada de ataque, o meia arrematou rasteiro e quíper aceitou, deixando a bola passar por baixo de seu tronco e morrer no fundo do gol.



EXPULSÃO OU NÃO?


Fagner, lateral-direito do Corinthians, foi ponto central no lance mais polêmico da noite. Perto da linha de lateral, acabou dividindo a posse da bola com Morato, que foi para o chão reclamando de um suposto pisão em "países mais baixos". O VAR iniciou uma análise do lance, mas acabou não seguindo com o processo e sequer chamou o juiz Raphael Claus para se dirigir ao monitor. A arbitragem de vídeo também protagonizou em suposto toque de mão da defesa do Bragantino, dentro da grande área. Contudo, mesmo depois de rever o lance, Claus mandou a partida seguir.


Momento em que defensor corintiano dividia com jogador do RB Bragantino — Foto: Grupo Globo / Reprodução


PRIMEIRO TEMPO


Apesar de uma bola na trave e gol logo no primeiro minuto, foi um tempo de poucas emoções. O RB Bragantino criou mais chances sobretudo com Arthur, que vem fazendo ótimos jogos pós-pandemia, acertando o travessão de Cássio e oferecendo perigo em outra batida de fora da área. Apesar disso, foi o Corinthians que acabou se saindo melhor dentro das propostas de jogo, retendo mais a bola do que normalmente o fazia na primeira fase, mesmo sem oferecer maiores perigos à meta da equipe do ABC. Ao fim dos 45 minutos, contou o lance de sorte corintiano, onde Éderson marcou de fora da área, em momento de infelicidade de Julio César, que falhou (veja mais informações nesta página).


Éderson celebrando o primeiro gol do jogo — Foto: ge.globo


SEGUNDO TEMPO


Foi muito diferente da primeira etapa. Muito por conta da vantagem no placar, o Corinthians teve tranquilidade e inteligência quando com a bola no pé. Cadenciando o jogo, esfriou o time do ABC e consolidou a dominância defensiva que já apresentava durante a etapa inicial. Este quadro só piorou para os mandantes quando Jô acertou cabeçada após cruzamento proveniente de córner e ampliou a vantagem Alvinegra no Morumbi, a qual confirmou vaga para as semifinais do Paulistão.



E AGORA?


Com a segunda melhor campanha dentre os classificados, o Corinthians jogará em Itaquera contra o Mirassol, time que eliminou o São Paulo na última quarta (29) no mesmo Morumbi, no domingo. O jogo pode ser às 16h ou às 19h e a definição será divulgada nesta sexta (31).