últimas notícias

Com direito a golaço de letra, Espanha atropela a Eslováquia e avança às oitavas da Eurocopa

Ferrán Torres foi o autor de finalização categórica no segundo tempo; espanhóis pegam a Croácia na primeira partida do mata-mata

Por Felipe Wolp Lunardelli, Sevilha

23/06/2021 15h11

 

Na tarde desta quarta-feira (23), Eslováquia e Espanha fizeram partida valida pela 3ª rodada do grupo E. O jogo aconteceu no Estádio Olímpico de La Cartuja, na cidade de Sevilha. Os espanhóis precisavam da vitória para se classificar e seguir vivos na Euro a conquistaram através de um placar extenso de 5 a 0.



 

1° tempo

A seleção espanhola dominou. Ficou mais tempo com a bola, foi quem criou as principais jogadas da partida e até teve um pênalti defendido pelo goleiro Dúbravka. Os eslovacos se defendiam e tentavam tirar o espaço de produção do meio-campo adversário com suas linhas defensivas baixas, esperando uma chance para contra-atacar, mas pouco faziam no jogo – foram poucas as vezes em que conseguiram sair jogando e passar da intermediária por conta da pressão espanhola. Próximo ao minuto 30, essa pressão surtiu efeito. Após erro na saída de bola, Sarabia finalizou forte e acertou o travessão. A bola subiu e voltou perpendicular ao solo, o goleiro Dúbravka se enrolou e mandou a bola para o fundo das redes, marcando o terceiro gol contra de um goleiro nesta Euro 2020. Mas, apesar de ser uma partida melhor do que as duas anteriores, ainda era muito pouco para os espanhóis, que não eram objetivos com a bola no pé. A Eslováquia, por outro lado, fez 45 minutos iniciais ruins e precisava de mais ímpeto para, ao menos, empatar a partida. Mas a situação piorou para os eslovacos. Nos acréscimosm o zagueiro do Manchester City, Aymeric Laporte, subiu no terceiro andar para cabecear a bola no contrapé do goleiro adversário, após belo cruzamento de Pedri.

Koke (à esquerda) e Koke (à esquerda), após gol na vitória por 5 a 0 sobre a Eslováquia — Foto: Getty Images


 

2° tempo

Na volta do intervalo, precisando ao menos de um empate para avançar às oitavas, a Eslováquia saiu um pouco mais para jogo e tentava criar oportunidades. Com isso, espaços foram cedidos e, logo aos 11, Pablo Sarabia ampliou, batendo rasteiro no cantinho, da entrada da área. Aos 21 minutos, em jogada ensaiada de escanteio, o mesmo Sarabia recebeu livre dentro da área e cruzou rasteiro, Ferrán Torres, que havia acabado de entrar, fez o quarto gol espanhol, em finalização categórica de letra. E, se no primeiro tempo a impressão foi de que faltou algo mais à Espanha, no segundo a impressão era de domínio total, isso porque a Eslováquia tentou sair para jogo, mas não conseguia fazer nada enquanto cedia espaços à seleção espanhola, que não perdoava. Assim, após bate e rebate na área, Pau Torres cabeceou em direção ao gol e, na tentativa de cortar, o volante Kucka marcou contra, fechando o placar.

Torres, do Manchester City, no momento em que marcava golaço de letra — Foto: Getty Images


 

E agora?

Com a vitória, a Espanha assumiu finalmente a vice-liderança do grupo E, com 5 pontos, e avança para a próxima fase da Eurocopa. Já a Eslováquia pode seguir viva, mas dependerá de goleadas para cima de Portugal e Alemanha, que jogam às 16h desta quarta contra França e Hungria, respectivamente.