últimas notícias

Com ajuda da Bélgica, Dinamarca goleia a Rússia e se classifica para as oitavas da Euro 2020

Dinamarqueses venceram por 4 a 1 e contaram com vitória da Bélgica sobre a Finlândia para selarem a classificação ao mata-mata

Por Gabriel Lins, Copenhague

21/06/2021 17h58

 

A Dinamarca recebeu a Rússia em Copenhague, precisando vencer e não fez feio. Venceu os russos por 4x1 e se classificou às oitavas da Euro após 16 anos. Damsgaard, Poulsen, Christensen e Maehle fizeram os gols da Dinamarca. Dzyuba descontou para a Rússia

Dinamarqueses celebram em classificação para as oitavas de final da Eurocopa — Foto: Getty Images


 

1° tempo

A Dinamarca, que precisava da vitória, começou o jogo em cima e aproveitando bem o lado esquerdo com Maehle, ainda que sem finalizações. Aos poucos, a Rússia foi igualando o confronto e acabou criando a primeira finalização mais perigosa. Aos 17 minutos, Golovin fez belíssima jogada individual, passando por três marcadores, e bateu para o gol de Schmeichel, que defendeu com o pé. Do outro lado, a Dinamarca veio finalizar pela primeira vez aos 28, com um belo arremate de fora da área de Hojbjerg, mandando muito perto do gol do Safonov. Isso mostra que a Dinamarca, que tinha mais a bola, não tinha objetividade. Além disso, que também falhavam muito na marcação, deixando espaço para uma Rússia bem montada agredir. Mas, no único momento em que a Dinamarca conseguiu incomodar de verdade os russos, a equipe conseguiu abrir o placar. Aos 38, Damsgaard recebeu no meio, limpou a marcação e bateu de fora da área, com uma linda curva, não dando chance para o Safonov reagir.



 

2° tempo

O jogo voltou mais equilibrado, ainda que sem muitas chances reais de mudar o placar nos primeiros minutos. A Rússia tentava ficar um pouco mais com a bola, e a Dinamarca saia muito bem em velocidade para incomodar. O jogo não havia finalizações até que um presente russo mudou tudo. Aos 13 minutos, Kudryashov tenta recuar para o goleiro, e Poulsen, muito atento, rouba a bola e só tem o trabalho de escorar para o gol e ampliar o placar para os dinamarqueses. Após o tento, a Dinamarca foi gostando cada vez mais do jogo. Aos 17, Maehle bate cruzado, e Safonov faz boa defesa. No entanto, aos 22, tudo mudou. Sobolev foi tocado por Vestergaard, e o juiz marcou pênalti. Dzyuba foi pra bola e diminuiu para os russos. Neste momento, no outro jogo do grupo, a Bélgica abriu o placar contra a Finlândia e fazia a única combinação de resultados capaz de classificar a Dinamarca vir à tona, e a seleção dinamarquesa se sentiu mais confiante e foi cada vez pra cima. Aos 33, Christensen cabeceou no cantinho, e Safonov foi buscar. Logo depois, Stryger chutou, e o goleiro russo defendeu de novo, mas, na volta, Christensen chutou forte e fez 3 a 1 (foto). E a Dinamarca não demorou pra fazer o quarto. Aos 36, Maehle arrancou, cortou pra dentro e bateu no cantinho, sem chances para o goleiro, consagrando a classificação da Dinamarca.

Christensen celebra um dos gols da goleada sobre a Rússia — Foto: Getty Images


 

E agora?

Classificada, a Dinamarca enfrenta País de Gales no sábado (26), em Amsterdã, pelas oitavas de final. Já a Rússia, se despede da Eurocopa e só volta a jogar pelas eliminatórias da Copa do Mundo, que se iniciam no dia 1° de setembro.