últimas notícias

City x PSG: Tudo o que você precisa saber para a decisão da semifinal da Champions


É hoje: Manchester City e PSG definem quem fica com a vaga na final da Liga dos Campeões — Foto: Getty Images

Por Gabriel Lins, redator

Manchester, Inglaterra

 

Fortes emoções são aguardadas para o jogo dest a terça-feira (04) entre Manchester City e Paris Saint-Germain, no Etihad Stadium. Dois dos grandes favoritos à conquista da Champions League decidem quem fica com a vaga na final e mais próximo de ganhar, pela primeira vez, a competição de elite entre clubes da Europa. O jogo de ida, no Parque dos Príncipes, terminou melhor para os Citizens, com o triunfo, de virada, por 2 a 1 sobre a equipe parisiense. Assim, antes de acompanhar a decisão, é importante saber o que esperar dela.

 

Cenário do confronto

No jogo de ida, o Manchester City bateu o PSG por 2 a 1, o que dá ao time inglês a vantagem do empate para se classificar à final da Champions League, a ser disputada em Istambul. Agora, caso os parisienses vençam por um gol de diferença, a classificação dependerá do placar, em função da regra do gol fora. 1 a 0 para os visitantes ainda classifica o City e a repetição do 2 a 1 da ida - a favor do PSG, claro - leva o confronto para a prorrogação. Qualquer outro placar de vitória do PSG o classifica à final.

 

Como chega o Manchester City?

Após vencer o jogo em Paris, o Manchester City enfrentou o Crystal Palace no Selhurst Park, venceu por 2 a 0, jogando com um time misto, e praticamente selou o título da Premier League - restam apenas 3 pontos a serem ganhos nos últimos quatro jogos. Dessa forma, embalado pela ótima campanha nas competições que disputou, vem com a ambição de chegar pela primeira vez a uma final de competição europeia. E, quem sabe, levantar a taça.

Tendo poupado jogadores no jogo de sábado, Pep Guardiola deve manter a base do time que venceu o jogo de ida, com dúvidas na lateral esquerda entre Cancelo e Zinchenko. Deve persistir com De Bruyne atuando de falso 9, que é de fato o esquema que funcionou para a equipe na temporada, permitindo muita movimentação entre Foden, Mahrez, o próprio De Bruyne e Bernardo Silva, os homens da frente.

De Bruyne e elenco do City celebram um dos gols da vitória na França — Foto: Getty Images

Com o resultado a seu favor e estarmos falando do estilo de Pep Guardiola, teremos provavelmente os Citizens controlando o jogo a partir da posse de bola e criando muitas oportunidades de gol com os espaços deixados pelo PSG, que precisará ser mais ofensivo para poder buscar o resultado.

 

Como vem o PSG?

Vem de vitória por 2 a 1 sobre o Lens pelo Campeonato Francês. E, diferentemente dos últimos anos em que nos acostumamos a ver o Paris Saint-Germain muito à frente dos rivais na disputa pelo título, nesta temporada o que se vê é uma Ligue 1 de muito equilíbrio, com o Lille estando na liderança, a um ponto dos parisienses.

Assim, sem garantir o título da liga nacional, o técnico Maurício Pochettino não teve a oportunidade de poupar jogadores para o jogo contra o Manchester City, mas vem com - quase - o que tem de melhor para a decisão desta terça. Gueye não estará à disposição, já que foi expulso na partida de ida - o português Danilo Pereira deve assumir a vaga no time titular. Além disso, há a possibilidade de Pochettino não contar com Mbappé para a partida por conta de lesão. Apesar disso, viajou com o grupo para Manchester e o departamento médico está fazendo o possível para deixá-lo a disposição.

Obrigatoriamente, precisando marcar pelo menos dois gols para se classificar, o Paris deve vir com uma postura mais ofensiva para o jogo. Pressionando a saída de bola do City e aproveitando a individualidade de jogadores como Neymar, Di María, Verratti, além de Marquinhos, grande arma na bola aérea. O capitão do Paris precisará também comandar bem o sistema defensivo quando o City tiver a bola e evitar o avanço do sistema ofensivo dos anfitriões, visto que, por precisar de um bom resultado, dará espaço para o adversário atacar, tornando a partida mais aberta. E, caso Mbappé não atue, a responsabilidade do resultado cairá muito nas costas de Neymar, o responsável pela criação e comando das jogadas ofensivas dos parisienses.

Neymar se aquece antes da bola rolar no jogo de ida, em Paris — Foto: Getty Images

 

Onde terei a cobertura completa do jogo?

Diante de um confronto tão esperado e tão aberto como esse, de duas equipes em alta nos últimos anos, é apenas esperar por uma exibição emocionante e de encher os olhos, visto que vale a chance de ganhar um título inédito de Champions League.

A bola rola às 16h (de Brasília). Como sempre, Zona Mista fará a cobertura completa da partida em ZonaMista.net. Nos siga no Facebook, Twitter e Instagram para não perder absolutamente nada do mundo do futebol europeu!