últimas notícias

👏 City vira, vence o Dortmund fora de casa e avança às semifinais da Liga dos Campeões


Citizens celebram gol da classificação, de Foden, contra o Borussia Dortmund, no Signal Iduna Park — Foto: Getty Images

Por Rafael Miera — Dortmund (ALE)

 

Pela segunda vez em sua história, o Manchester City se classificou para as semifinais da UEFA Champions League. Com a vitória por 2 a 1, o time repetiu o placar do primeiro jogo e terminou o confronto com um placar agregado de 4 a 2, fazendo valer o seu favoritismo claro no duelo, mesmo contra o bom time do Borussia.

Agora, o time inglês terá pela frente o Paris Saint-Germain, no que promete ser um duelo épico entre dois times que buscam o seu primeiro título continental.

Em um primeiro tempo muito movimentado, o Dortmund conseguiu sair na frente, com o placar de 1 a 0, que até então estava classificando o time alemão. Desde o minuto inicial, as duas equipes apresentaram uma proposta ofensiva, aplicando os conceitos de perde-pressiona, que deu um ritmo alucinante ao jogo.

E, logo aos 15 minutos, o garoto Jude Bellingham, de 17 anos, abriu o placar, em um chute colocado dentro da grande área, no ângulo, para vencer o goleiro Ederson. O autor do gol é apenas o segundo jogador na história a jogar 10 partidas de Champions League com menos de 18 anos. Esse foi o seu primeiro gol na competição.

Mesmo com 10 chutes contra seis para o City, o time inglês não foi contundente o suficiente para reverter a desvantagem no placar. Já o Dortmund, recuou demais e começou a sofrer uma pressão maior do que o necessário, considerando que nos primeiros 25 minutos conseguiu bater de frente e até ser melhor do que o adversário.

O City precisava voltar do vestiário diferente para manter o sonho da classificação vivo e foi isso que fez. Cedo, aos 10, Emre Can tentou afastar uma bola na área, de cabeça, e acabou encostando a mão, o que resultou em um pênalti para o time de Manchester. Mahrez foi para a bola e não desperdiçou, chutando no canto esquerdo de Witz, que até escolheu o canto certo, mas não chegou na bola.

E, com o gol de empate, o City se classificava, não precisando mais manter a pressão alta, recuando, assim, as suas linhas, porém, sem deixar de atacar e levar perigo ao Dortmund. O time alemão, por outro lado, mesmo em desvantagem, continuou sofrendo bastante e não conseguia fazer boas trocas de passes para chegar ao gol do visitante, em uma atuação fraca do meio-campo na segunda metade da partida.

Merecidamente, o City ampliou a vantagem e carimbou a sua classificação para as semifinais, com Phil Foden. Em um forte chute rasteiro no cantinho do goleiro do Borussia, o jovem acertou um foguete para virar a decisão e, consequentemente, fechar a conta. City nas semis.