últimas notícias

Christian Horner comenta troca de Albon por Pérez: "Decisão madura" 🔁


Horner elogiou a mudança de pilotos — Foto: XPB Images

Christian Horner comenta troca de Albon por Sergio Pérez: "Decisão madura" 🔁


Por ZonaMista.net, em Milton Keynes (ING)

20/02/2021 — 14h25

 

Christian Horner disse que a Red Bull Racing tomou uma “decisão madura” ao olhar além de seus pilotos juniores quando escolheu a sua equipe titular para a temporada 2021 da Fórmula 1, onde Sérgio Perez substituirá Alex Albon.


Pérez é o primeiro piloto a não fazer parte da academia de juniores da Red Bull a ser titular pela equipe desde que Mark Webber foi escolhido para correr ao lado de David Coulthard, em 2007.


Após Sebastian Vettel substituir Coulthard, depois do escocês ter se aposentado da categoria no fim de 2008, a Red Bull escolheu apenas pilotos promovidos da equipe-irmã, a Toro Rosso - hoje, AlphaTauri.


Mas desde que Daniel Ricciardo deixou a equipe no fim de 2018, a RBR rapidamente repôs dois jovens pilotos trazidos para correr ao lado de Max Verstappen – Pierre Gasly e Albon –, que lutaram para diminuir a significativa diferença de ritmo para o holandês.


Christian Horner e Alexander Albon durante Grande Prêmio em 2020 — Foto: Getty Images

Assim, as especulações sobre o futuro de Albon na Red Bull foram altas ao longo de 2020, com a equipe anunciando depois da temporada que ele tinha sido 'rebaixado' a piloto reserva e que o mexicano Sergio Pérez havia sido contratado para o assento, ele que estava prestes a sair da F1 após não renovar contrato com a Racing Point, atual Aston Martín, no ano passado. Hoje, Sebastian Vettel ocupa seu antigo lugar.



O que Horner disse?

 

“Foi uma tremenda decisão difícil. E fomos sortudos de ter tempo para considerá-la completamente,” disse o chefe de equipe à revista Autosport.


“E é muito incomum para um piloto com a habilidade e qualidade de Sergio Pérez estar no mercado”, continuou. "Então, nós achamos que seria melhor colocar um piloto mais experiente ao lado de Max à medida em que avançávamos em 2021.”


“Eu acho que foi uma decisão madura a que escolhemos para resolver a situação. E para dar a Sergio uma chance", concluiu. “Obviamente ele dirigiu muito bem ano passado – particularmente no último terço da temporada.”


Mexiano foi vencedor da segunda etapa no Bahrein, no GP de Sakhir, na temporada passada — Foto: Getty Images

A respeito do futuro de Albon, Horner disse que a Red Bull “continuará a trabalhar para desenvolver o futuro de Albon" mesmo fora das pistas, com o piloto de 24 anos embarcando em uma campanha da Deutsche Tourenwagen Master, em parte de 2021.


“Ele ainda remanesce como parte da equipe – ele está dirigindo o simulador hoje, como combinamos,” acrescentou Horner.


Quando perguntado sobre o que a nomeação de Pérez dá à Red Bull, Horner respondeu: “Ele tem 10 anos cheios de experiência na Fórmula 1. Eu acho que ele demonstrou sua habilidade de maximizar a duração do pneu da Pirelli. E, claro, ele traz toda a experiência – dos pódios que ele alcançou – e dos resultados que ele conquistou em carros que, até a temporada passada, passavam longe de serem competitivos", disparou em elogios.