últimas notícias

Campeonato Espanhol tem data de retorno oficializada!

  • Campeonato retornará já em junho

  • Governo espanhol deu sinal verde para a volta do futebol no país


Campeonato Espanhol estará de volta no mês que vem — Foto: Reuters/Albert Gea

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, deu a liberação para a volta do futebol na semana do dia 8 de junho, permitindo, assim, com que a La Liga retomasse o campeonato já com o dérbi de Sevilha. Segundo o The Guardian, o anúncio oficial da volta deve ocorrer nos próximos dias, através do presidente da liga, Javier Tebas.


O premiê justificou a medida dizendo que 'o pior já passou' e que o país estaria na reta final da quarentena, possibilitando assim um maior relaxamento das medidas de alarme adotadas em 14 de março.

"Chegou a hora de recuperar algumas das atividades suspensas", disse Sánchez. "Quero informar que, em acordo com o CSD (Conselho Superior de Esportes) e o Ministério da Saúde, o governo deu à liga profissional espanhola a luz verde para voltar a jogar. A partir da semana de 8 de junho, a La Liga retornará.”

Sánchez ainda disse que apesar do futebol espanhol ter muitos seguidores dentro e fora de suas fronteiras, não será a única atividade a retornar. Museus, teatros, cinemas e outros serviços terão lento retorno.


É importante ressaltar que a medida foi tomada em acordo com o protocolo do governo para a retirada das medidas de proteção contra o novo coronavírus.


Com o número de recuperações maior que o número de novos casos, o Ministro da Saúde se mostra otimista quanto à possibilidade de a maioria do país chegar à fase três do protocolo de descalcificação até 8 de junho.


O planejamento do Espanhol parece estar dando certo até o momento e tudo vem acontecendo dentro dos conformes. As equipes já treinam em grupos dez pessoas e espera-se que até segunda (25) os treinos sejam com toda a equipe. Existe a possibilidade de algum adiantamento, mas à princípio, a ideia seria de jogar as partidas diariamente até 31 de julho, estando prontos para as partidas europeias em agosto.