últimas notícias

Bundesliga em maio: tudo sobre a volta do campeonato alemão

Liga nacional recebeu sinal verde da primeira-ministra Angela Merkel e retorna entre os dias 15 e 22 de maio; até então, 10 jogadores tiveram resultados positivos para Covid-19


Campeonato alemão retorna ainda neste mês — Foto: ESPN

Primeira grande liga nacional a anunciar retorno de suas atividades, a Bundesliga recebeu aval da premiê Angela Merkel e anuncia volta dos times a campo com portões fechados.


Em uma reunião entre Merkel e a organização do campeonato, ficou definido que o retorno deveria ser marcado para depois do dia 16. Além desse, outro encontro, agora envolvendo os 36 clubes, que já treinam há cerca de um mês, componentes das duas primeiras divisões será realizado nesta quinta (07) para confirmar a data de retorno aos gramados.


O diretor-geral da organização da liga Christian Seifert disse que são "boas notícias".


"A decisão de hoje é boa para as duas divisões da Budesliga. Isso vem associado à uma grande responsabilidade dos clubes e de seus empregados de implementar medidas médicas e de organização de forma disciplinada". Ele ainda completa: "Partidas com portões fechados não são a solução ideal para ninguém. Em uma crise que ameaça a existência de alguns clubes, no entanto, é a única maneira de manter as ligas em sua estrutura atual. No dia de hoje, eu gostaria de agradecer aos governadores federais e estaduais que tomaram essa decisão política pela confiança."

Seifert agradeceu o apoio do governo quanto à retomada do campeonato — Foto: Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images

O CEO do Borussia Dortmund, Hans-Joachim Watzke, também se pronunciou:


"Muitas indústrias estão agora lentamente voltando às atividades junto a medidas rígidas e isto se aplica ao futebol profissional também", afirmou.

A Liga Alemã de Futebol (DFL, em alemão) prevê a finalização do campeonato já em junho. Como medidas, os jogadores continuarão sendo testados e os clubes serão obrigados a passar um período de quarentena antes do reinício dos jogos.